A Natureza e a Essência da Alma Humana

 

Estudiosos de várias escolas de pensamento (1) diferem muito com relação à natureza e essência da alma (nafs). É parte do corpo físico ou uma característica (2) não-essencial dele? É uma entidade destinada a habitar dentro do corpo físico?, ou é uma essência independente em si? É nafs o mesmo que rûh (espírito)? Finalmente, o que acontece à alma com relação à morte? É confinada a seu corpo e túmulo? Se não, é livre para se mover no mundo invisível e sobre a terra? (3).

Com relação à este assunto, proeminentes teólogos de várias seitas tem apresentado uma quantidade de opiniões conflitantes. Seria além da proposta do presente trabalho examinar cada uma das opiniões apresentadas por vários estudiosos. A visão correta (4)  no Islã é dada aqui, suportada pela razão e por declarações do Alcorão e da Sunnah autêntica.

 

 A Visão Correta  

A que é considerada como a opinião mais acertada com relação à nafs e rûh é a de Ibn al-Qayyim (5) que é afirmada por Ibn Abul-Izz al-Hanafi em seu comentário sobre al-Aqeedat at-Tahawiyyah (6). Eles baseiam suas opiniões em vários versículos do Alcorão e tradições do Profeta, assim como em lógica e pensamento racional. De acordo com eles, o homem consiste de um espírito e um corpo simultaneamente. O espírito é uma entidade que difere do corpo físico, tangível. É um alto tipo de ser luminoso (ou semelhante à uma luz), vivo e que se move, e penetra os membros, circulando através deles como água circula através das pétalas de rosa, como o óleo circula através da oliva e como o fogo circula através das brasas em chamas do carvão. Pode-se razoavelmente perceber a alma enchendo e ocupando o corpo; sua forma, embora não-física, é moldada à forma do corpo (7).

A alma manterá sua penetração dos membros do corpo físico e continuará a afetar seus sentidos, movimentos e vontade enquanto estes membros permanecerem sãos. Entretanto, se eles são vencidos (8) e não mais aceitam as forças da alma atuantes sobre eles, a alma deixa o corpo e entra no mundo espiritual.

 

Evidência Corânica  

Certas circunstâncias da alma humana são mencionadas em várias partes do Alcorão (9). Dois exemplos são:

‘É Allah que toma as almas (dos homens) na morte; e daqueles que não morrem (Ele toma) durante seus sonos. Aqueles para quem Ele decretou a morte, Ele impede suas almas (de retornar à vida), mas o restante Ele envia (para seus corpos)  por um termo pré-fixado.’ (10)

Neste versículo é afirmado que existem dois momentos no qual Allah toma as almas: na morte e durante o sono (11). Quando alguém dorme, Allah separa a alma do corpo. Se Ele decretou a morte para uma pessoa neste momento, a separação se torna permanente e o corpo não mais funciona. No caso de alguém cuja morte não foi decretada naquele momento, a alma tomada durante o sono é retornada ao seu respectivo corpo ao acordar. Entretanto, a alma para a qual Allah decretou a morte não precisa necessariamente ser tomada durante o sono, mas pode ser tomada a qualquer outro momento.

 

Evidência da Sunnah

 

A Sunnah está repleta com descrições do estado e natureza da alma humana. Estes hadiths substanciam a opinião mantida por estudiosos confiáveis de ahl as-sunnah.

É relatado em uma tradição autêntica:

Umm Salamah relatou: ‘O Mensageiro de Allah se aproximou de Abu Salamah (isto é, de seu corpo), cujos olhos estavam bem abertos. O Profeta fechou as pálpebras e disse, ‘Quando o rûh (espírito) é tomado, a visão o segue (isto é, observa sua ascensão).’ (12)

Este hadith indica que a alma é de fato uma forma, já que os olhos só podem visualizar algo que tenha forma. (13)

Em outra narração o Profeta descreve como a alma do crente sai do corpo:

‘O Anjo da Morte vem para o crente (morto), senta à sua cabeceira e diz, ‘Ó você boa alma, saia e receba o perdão e a satisfação de seu Senhor.’ Então a alma flui sem esforço como a água flui do jarro de água.’ (14)

É relatado no mesmo hadith que enquanto a alma é levada através dos céus, os anjos perguntam, ‘Quem é este?’. Esta questão reafirma a existência da alma separada do corpo. Os anjos não fariam tal pergunta a menos que tivessem visto uma forma distinta.

O hadith seguinte também afirma que a alma se separa do corpo:

Abu Hureira narrou que o Mensageiro de Allah disse: ‘Quando a alma de um crente sai (de seu corpo), dois anjos a recebem e a elevam aos céus, onde os habitantes dos céus dizem, ‘Uma boa alma chegou da terra. Allah a abençoou e ao corpo que costumava ocupar.’ (15)

A expressão árabe “kunti ta‘mureenah” (‘costumava ocupar’) sugere que a alma habitava o corpo, preenchendo-o e possuindo o seu todo. A morada da alma dentro do corpo e sua partida dele, claramente confirmam a identidade própria da alma.

 

Notas: 

(1)   Não os das quatro famosas escolas de fiqh (jurisprudência), mas alguns proeminentes estudiosos e pensadores que representam várias seitas não-ortodoxas.

(2)  Em árabe ‘aradh. De acordo com a terminologia dos filósofos, se refere a coisas que não podem existir independentemente como cor, cheiro, etc.

(3)  Veja Kitab ar-Rûh, p. 272.

(4)  É a ‘correta’ no sentido de que não é contrária às crenças de ahl as-sunnah, literalmente, ‘as pessoas do caminho ou senda estabelecida’ (aqueles que sinceramente aderem ao Alcorão e à sunnah autêntica com seu modo de vida completo). De fato, existe pouca informação autêntica sobre o rûh. Se referindo ao rûh Allah diz no Alcorão: ‘Eles perguntam a ti com referência ao rûh. Diz: ‘O rûh vem pelo comando de meu Senhor e de seu conhecimento apenas um pouco é comunicado aos homens’ (Surata al-Isrá, 17:85).

(5)  Veja seu famoso tratado lidando com as circunstâncias das almas dos vivos e dos mortos, Kitab ar-Rûh, pp. 249-250.

(6)  Veja pp. 443 – 444.

(7)  Descrições do espírito como ‘luz’, seu modo de penetração do corpo, assim como sua forma, não podem ser provadas através do Alcorão ou da Sunnah. Portanto, estas descrições podem apenas ser consideradas conclusões baseadas nos entendimentos dos teólogos das ‘provas’.

(8)  Acidentes, doenças ou desordens podem destruir o equilíbrio delicado e a harmonia física das funções do corpo, causando a morte da pessoa  (o ponto em que a alma deixa o corpo). Em qualquer caso, não há sempre necessidade de haver uma disfunção física para que as forças divinas causem a morte.

(9)  Ibn al-Qayyim identifica mais de noventa afirmações do Alcorão, da Sunnah e dos ditos dos companheiros, que juntos dão uma idéia completa da natureza da alma humana e as condições que a cercam. Veja Kitab ar-Rûh, pp. 249 – 261 para detalhes.

(10) Surata az-Zumar 39:42.

(11) A separação que ocorre durante o sono é temporária, enquanto que na morte, é permanente. Para detalhes veja ar-Razis at-Tafseer al-Kabeer, vol. 26, p. 284.

(12) Relatado autenticamente por Ahmad e Muslim.

(13) Em seu tafseer (interpretação do Alcorão), al-Qurtubi afirma que a alma tem forma. Veja vol. 15, p. 262.

(14) O texto completo é relatado na seção intitulada ‘A Tomada da Alma e o Estado do Túmulo’.

(15) Relatado autenticamente por Muslim.

 

Texto : 'The Nature and Essence of the Human Soul' de Abu Bilal Mustafa al-Kanadi, extraído com algumas modificações do livro  'Mistérios da Alma Expostos', publicado pela Abul-Qasim Publishing House, 1994. Esta é uma versão editada do texto original, apresentada no site 'Islamic Psychology On-Line'.

 

 

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