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Muito
tempo atrás eu li em Sânscrito, " Yatha Raja, Thatha Praja
", que significa que o rei é como seus súditos. Eu acho que esta
sabedoria antiga capturou completamente a condição muçulmana.
Os companheiros do profeta (saws) eram grandes porque seu líder era
grande. Nós somos patéticos e assim são nossos líderes. Saddam, Fahd, Musharraf, Mahathir, a lista parece sem
fim!
Nosso
mundo está cheio de ditadores autoritários, intolerantes, e a maioria
de nós se tornou réplicas minúsculas deles. Há assim muito
autoritarismo e pouca tolerância e apreciação pela liberdade entre nós,
que desconcerta a mente.
Por agora, os muçulmanos se acostumaram aos líderes cruéis, brutais e
sem inspiração e não esperam ter nenhum líder inspirado e motivado
do qual possam se orgulhar.
Nós
estamos tão acostumados aos ditadores que o melhor que esperamos, até
em nome do Islã, são
ditadores benevolentes. E embora todos nós reconheçamos as virtudes da
Shura (consulta mútua) nós não a integramos em nossas visões de
governo islâmico.
Entretanto,
não é tudo tão mau.
Somos afortunados em ter em nosso meio um líder muçulmano do qual
podemos ficar orgulhosos. Governa pelo consentimento popular e sua
sabedoria está lá para que todos vejam. Escreveu muitos livros e suas ideias estão abrindo novas avenidas no pensamento com herança
intelectual islâmica.
É um clérigo assim como um filósofo, na tradição dos grandes
estudiosos muçulmanos como Ibn Khaldun e Ibn Rushd, que eram também
pensadores, juízes e filósofos.
É Muhammad Khatemi, presidente do Irã. Um Mulá que é um presidente
democraticamente eleito de uma república islâmica moderna. Eu gostaria
que tivéssemos mais líderes como ele. O fato de que temos ao
menos um líder iluminado é, eu oro, indicativo do começo de bons
tempos.
Os pensamentos de Khatemi estão em seu último livro, ‘Islã,
Liberdade e Desenvolvimento’,
publicado pelo Instituto de Estudos Culturais Globais em Binghamton, NY. Suas idéias não necessitam de nenhum comentário, elas são
profundas, penetrantes e poderosas. Apenas confrontá-las pode ser uma
experiência transformante.
Todas as citações reproduzidas aqui são do primeiro capítulo
intitulado, "Liberdade e Desenvolvimento " :
- Primeiramente, nenhuma transformação (Islah) será humana e
produtiva a menos que o povo participe espontaneamente no processo
dessa transformação. Segundo, a presença ativa e disposta dos seres
humanos no processo de desenvolvimento requer que pensamento sério e
estabelecido esteja presente em porções amplas da sociedade.
Em terceiro lugar, pensamento sustentável e produtivo na sociedade tem
que ser baseado primeiramente em liberdade.
Portanto, não podemos esperar nenhuma transformação positiva a
menos que o anseio de liberdade seja atendido. Esta é a liberdade de
pensar e a segurança para expressar este pensamento novo.
- A liberdade de pensamento, que é o emblema mais elevado do ser e
condição chave de nossa presença no estágio do destino, assim como o
ímpeto principal para o crescimento e o dinamismo na vida, não tem
sido respeitada (em sociedades muçulmanas).
- Especialmente no começo da civilização islâmica, a legitimidade
dos conceitos tais como a decisão coletiva, reconciliação, e a
supremacia do interesse público foram preservados pelo profeta e os
primeiros Califas.
1 - A lei religiosa em si é dependente do pensamento racional e não dá
forma e função ao pensamento. Ao contrário, a lei religiosa que era
supostamente baseada no pensamento racional transformou-se na base de
sua forma e função.
2 - Onde há pensamento racional na sociedade, a lei religiosa será
vibrante, instrumental e adaptável.
3 - Enfrentamos um paradoxo. Por um lado o crescimento e o
progresso não são possíveis sem liberdade, e por outro a liberdade não
se materializará e não durará a menos que a sociedade seja madura e
progressista.
O que deve
ser feito? Acredito que se nós formos justos e profundos em nosso
pensamento, chegaremos à conclusão de que a liberdade tem prioridade
sobre o crescimento.
Estas
ideias de Khatemi têm implicações profundas para o futuro dos muçulmanos e espero que os muçulmanos americanos reflitam sobre elas.
Texto
de Muqtedar Khan. O Dr. Muqtedar Khan é Professor Assistente de Ciências
Políticas na Faculdade Liberal de Artes em Michigan. Escreve sobre
Relações Internacionais, globalização, Política Exterior e
Islam.
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