Modos Islâmicos

 

 

Modos Islâmicos: A Maneira Correta de Comer


Respondido por Shaykh Abd al-Fattah Abu Ghudda (Que Deus se compraza por ele)   


6.1 A IMPORTÂNCIA DOS MODOS DE COMER

 
Os modos ao se comer são muito importantes, já que ele é repetido várias vezes durante o dia. Deve ser feito corretamente caso se esteja sozinho, com família, ou com amigos. Para evitar erros, deve-se treinar os modos comendo só ou com a família e isto se tornará uma parte natural de seu comportamento, fazendo com que você se sinta à vontade à mesa.  


6.2 OS MODOS DE COMER  


Há certos comportamentos na mesa que são indispensáveis.

Diga ' Bismillah' ao começar, agradecer a Allah (SWT) e dizer ' Alhamdulilah' quando terminar. Coma o que está na frente de você, utilizando sua mão direita.

Um hipócrita estava comendo com a mão esquerda, quando o Profeta o viu e lhe aconselhou que comesse com a direita. O homem disse falsamente ' Mas eu não posso'. O Profeta disse ' Talvez não possa mesmo.' e o hipócrita não pôde erguer a mão direita dele novamente.  

Os companheiros do Profeta seguiram o exemplo dele acentuando o uso da mão direita enquanto comiam. Omar era Khalifa quando ele viu um homem comendo com a mão esquerda e semelhantemente lhe aconselhou que comesse com a direita. O homem respondeu ' Minha mão direita está ocupada' Omar repetiu o pedido e o homem repetiu a mesma resposta. Omar lhe perguntou ' Ocupado com o que? ' O homem respondeu que tinha sido cortada em uma das batalhas. Omar se culpou por negligenciar tal impedimento e ordenou que o tesoureiro proporcionasse para o homem um criado que lhe ajudasse.


Caso esteja-se comendo com a mão, deve-se utilizar três dedos, com mordidas pequenas, enquanto ergue-os suavemente com facilidade para sua boca. Feche sua boca enquanto come para evitar barulhos desnecessários. Comer no chão está mais próximo ao que o Profeta fazia. Porém, não há nenhum problema em comer em uma mesa. Imam Ghazali disse, ' Comer estando em uma mesa, é mais fácil e não existe nada contra isso.' . Não comece a comer antes dos anciãos ou dos nobres. Se você for o ancião, não comece a comer antes de todos estarem na mesa.  


É preferível que a alimentação não seja feita em silêncio. É educado falar durante a refeição. Os tópicos devem ser histórias agradáveis. Ao término da comida, as mãos devem ser lavadas, o ancião ou o nobre deve precedê-lo primeiro.   

Ao término de uma refeição, agradeça Allah como no Hadith informou por Abo Dawood e Nasa'i dentro 'as ações de dia e noite’. Agradeça Alá que nos alimentou e nos proporcionou bebida. É muito apropriado fazer uma oração para seus anfitriões como é informado por Muslim que Al-Migdad ibn Al-Aswad relatou que o Profeta disse, ' Que Allah provenha sustento a esses que nos alimentaram e provenha bebidas àqueles que nos proporcionaram.'  


Não expresse sua desaprovação ou antipatia por certas comidas. Coma ou ignore quietamente. Abu Huraira informou que ' o Profeta nunca expressou a antipatia dele a uma comida. Caso ele gostasse, comia, caso contrário, ele deixava aparte.'  
Não ponha em seu prato mais do que pode comer. Sobras geralmente são jogadas fora. Ponha porções menores duas vezes em lugar de uma porção grande que você não comerá. O Profeta não aprovava que se deixasse qualquer resto de comida em um prato, conforme ele disse: ' Você não sabe qual porção é abençoada'. Toda comida é uma bênção de Allah (SWT), abusar isto está ao contrário de Islã. Não esqueça o pobre e o necessitado que não têm a porção que você está jogando fora  


6.3 OS MODOS DE BEBER  


Os modos de beber não são menos importantes. Começar dizendo o nome de Deus é um imperativo. Utilize a mão direita ao beber. Abo Dawood e Tirmizi relataram que Hafsa (RA) disse ' o Profeta usou a mão direita dele para comer e beber. A outra, ele deixou para outras coisas [como higiene pessoal]. ' Não verta sua bebida em sua garganta em um trago. Beba em três goles. Ibn Abbas informou que o Profeta disse ' Não beba como um camelo. Beba duas vezes ou mais. Diga o nome de Allah (SWT) antes de beber. Agradeça a Deus depois de terminar.  


Não respire ou exale ar em seu copo. Isto irritará outros e manchará o copo ou a xícara. Ibn Abbas informou que o Profeta proibiu respirar em um copo ou soprar o mesmo.  
Não beba diretamente do jarro ou o recipiente. Além de ser um comportamento anti-higiênico, outros podem querer beber depois de você e pode causar irritação. Abo Huraira narrou que o Profeta proibiu beber diretamente da boca do pergaminho ou do frasco.  


6.4 EVITAR GLUTONARIA  


Modéstia é a coroa (carimbo oficial) das pessoas comuns. Mantenha esta coroa em sua cabeça se for convidado a um banquete ou se você é apresentado com comida ou bebida. Não coma vorazmente como se você não tivesse comido há muito tempo, ou como se você não tivesse visto tal comida excelente antes. Não prove todos os pratos da mesa. Pessoas, até mesmo os anfitriões generosos, desaprovam este tipo de comedor ganancioso. Seja razoável e moderado, desfrutando a generosidade de seus anfitriões.  


6.5 TALHERES DE OURO E PRATA  


Não coma usando pratos dourados ou prateados ou talheres do mesmo estilo. Isto vai contra o espírito de modéstia islâmica. Pomposidade não é uma característica islâmica. Bukhari narrou que Huzaifa relatou que o Profeta disse ' não beba em xícaras douradas ou prateadas nem coma em tal recipiente. ' Se você for um convidado, simplesmente peça para seu anfitrião que substitua isto por outro tipo’.

 

Texto original: "Islamic Manners: The Proper Manners of Eating" do site Sunni Path

Tradução livre de Matheus de Carvalho.

 

                                                                                          Home                  Artigos