A Luz do Profeta



 Os números que aparecem nos colchetes [] são referências e estão incluídos abaixo.

 

"Allah é a luz dos céus e da terra... "[1]

A Luz é um dos noventa e nove belos nomes de Allah. A luz é aquela pela qual as coisas se tornam conhecidas. As coisas podem existir no escuro, mas não podem ser vistas. A luz pode ser física, como a luz do sol ou da lua, ou inteligível, como a luz do intelecto. Este último é o que ilumina as trevas da ignorância com a luz do conhecimento. A escuridão total é a inexistência, portanto, a luz é o que traz os seres criados da inexistência à existência. É o ato criativo de Allah e este é um dos significados de "Allah é a luz dos céus e da terra ... "

O outro significado é que toda luz no universo é apenas um reflexo de Sua misericórdia, todo conhecimento um reflexo de Seu conhecimento e assim por diante. "Allah criou a Sua criação na escuridão", disse o Profeta, que as bênçãos e a paz de Deus estejam sobre ele, "então Ele a pulverizou com Sua luz. Aqueles a quem esta luz alcançou se guiaram corretamente, enquanto aqueles que não foram alcançados por esta luz, se extraviaram."[2]E ele também disse, como registrado por Muslim: "Allah, Augusto e Majestoso é Ele, escreveu os destinos da criação cinquenta mil anos antes de criar os céus e a terra. Seu trono estava sobre a água. Entre o que Ele escreveu na Recordação, que é a Mãe do Livro, estava: Muhammad é o Selo dos Profetas."

A Mãe do Livro é a fonte de todo o conhecimento, incluindo as Escrituras Divinas. É o conhecimento essencial de Allah antes de Ele criar a criação. É por isso que se diz ter sido escrito cinquenta mil anos antes da criação do cosmos, um número simbólico, já que sem estrelas e planetas não pode haver dias e anos como os entendemos. Deus concebeu Sua criação na escuridão da inexistência e, com a luz de Seu ato criativo, os trouxe à existência. Assim foi criada a Primeira Luz, um ser que aparece contra o fundo escuro da inexistência. "A primeira coisa que Deus criou foi o intelecto", [3] disse o Profeta, que as bênçãos e a paz de Deus estejam sobre ele. Ele também disse: "A primeira coisa que Allah criou foi a Pena", o que equivale à mesma coisa, uma vez que o primeiro intelecto é a luz primordial em seu aspecto passivo como destinatário do conhecimento do que deve ser, enquanto a Pena é a luz primordial em seu aspecto ativo de escrever esse conhecimento na Tábua Preservada sob o comando de Allah. "A primeira coisa que Allah criou foi a Pena e Ele lhe disse: Escreva! Então ela escreveu o que deverá ser para sempre."[4]A partir desta Primeira Luz toda a criação se manifesta, com todas as suas variadas formas e significados até o fim dos tempos.

Esta luz primordial é o que é chamado de Luz do Profeta, que as bênçãos e paz de Deus estejam sobre ele, uma vez que ele é o ser criado que recebeu a maior parte dela.

Essa luz também foi a origem das luzes de todos os outros Mensageiros Divinos, dos anjos, e depois de todos os outros seres. Foi por isso que o Profeta, que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele, disse: "Eu era um Profeta quando Adão ainda estava entre o espírito e o corpo."[5]O poder desta luz fez a radiação do Profeta tão poderosa, quando ele apareceu na terra, que Allah o chama no Alcorão de "uma lâmpada iluminadora".Allah descreve o sol e a lua no Alcorão da mesma forma, explicando o que Ele quer dizer quando diz que fez o Profeta "uma lâmpada iluminadora". Ele diz, Exaltado seja:

"Porventura, não reparas em como Deus criou sete céus, uns sobre os outros, e neles pôs a lua como luz, e o sol como lâmpada?" [6] Aqui ele chama o sol de lâmpada, já que sua luz é auto geradora, mas chama a lua de uma luz, já que reflete a luz do sol. Ele também diz: " . . . e Nós designamos uma lâmpada ardente. . . "[7] A luz do sol sendo extremamente quente, e,"Bem-aventurado é Aquele que colocou no céu constelações e colocou entre eles uma lâmpada e uma lua iluminadora,"[8] enfatizando que a luz da lua é luz com pouco calor. Quando Ele diz ao Seu Profeta: "Ó Profeta! Nós o enviamos como testemunha, portador de boas novas e de advertência, como um chamador a Deus por Sua permissão e como uma lâmpada iluminadora,"[9] devemos entender que Allah fez a luz do Profeta poderosa como a do sol, mas fria e gentil como a da lua.

Alguns dos Companheiros do Profeta puderam ver esta luz como ainda mais brilhante do que o sol e a lua, pois quando andavam com ele, notaram que ele não lançava nenhuma sombra no chão.[10] Aqueles que o viram na lua cheia notaram que seu rosto abençoado era mais brilhante do que a lua,[11] e uma de suas Companheiras[1], a Senhora Rubayyi ‘, quando pediram que o descrevesse, disse: "Meu filho, se você o tivesse visto, você teria visto o sol brilhando."[12]

A luz do Profeta brilhou em todos os níveis, encheu os mundos material, intermediário e espiritual, dissipou a escuridão da ignorância e descrença, e está destinada a brilhar através dos tempos até o fim dos tempos.

Que esta luz era física, assim como espiritual, foi testemunhado de forma mais ampla por aqueles que o viram. A Senhora ‘Aisha relatou como ela viu todo o quarto se encher de luz uma noite, depois desapareceu, enquanto o Profeta continuava a invocar seu Senhor. Então a sala foi preenchida com uma luz mais poderosa que desapareceu depois de um tempo. Ela perguntou: "Que luz é essa que eu vi?" Ele disse: "Você viu? Ó ‘Aisha?" "Sim!" respondeu ela. Ele (o Profeta) disse: Pedi ao meu Senhor que me concedesse a minha nação, e ele me concedeu um terço deles. Então, louvei-O e agradeci-Lhe. Então eu lhe pedi o resto, então Ele me deu o segundo terço, então eu O louvei e agradeci. Então eu pedi a Ele o terceiro terço, Ele me deu e eu O louvei e agradeci." Ela disse que se quisesse pegar sementes de mostarda do chão por essa luz, ela poderia ter feito.[13]

Na famosa descrição de Hind ibn Abi Hala, enteado do Profeta da Senhora Khadija, "Ele era digno e inspirador, radiante como o brilho da lua na noite em que está cheia…"[14] Ibn ‘Abbas descreveu como viu a luz brilhando entre os dentes da frente.[15]Abu Qursafa, quando menino, foi jurar lealdade ao Profeta, juntamente com sua mãe e sua irmã. Quando voltaram para casa, disseram-lhe: "Meu filho, nunca vimos nada semelhante a este homem, nem alguém mais bonito, mais limpo ou mais gentil em sua fala; e vimos como se a luz saísse de sua boca." [16]

O Companheiro Anas ibn Malik, que Allah esteja satisfeito com ele, relatou que quando o Profeta, que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele, entrou em Medina pela primeira vez tudo em Medina tornou-se iluminado, e como, quando ele morreu e foi enterrado na casa de ‘Aisha, a luz desapareceu. O fenômeno foi tão repentino que os Companheiros ficaram surpresos e começaram a duvidar se realmente o tinham visto.[17]Esta era apenas a luz que irradiava de seu corpo abençoado, pois Medina permaneceu a cidade da Luz.

Abū Hurayra relatou como eles estavam uma vez orando a oração noturna de ‘isha com o Profeta, que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele, e como os dois netos do Profeta, Hasan e Husayn, subiram nas costas dele quando ele fez sua prostração. Quando terminou, ele colocou um deles à sua direita e o outro à sua esquerda. Abu Hurayra perguntou a ele: "Devo levá-los para a mãe?" ele respondeu: "Não". Então uma luz piscando apareceu do céu, no que ele disse: "vá para sua mãe." A luz permaneceu até que eles chegaram a sua casa.[18]

Em outra ocasião, Anas disse que ele acompanhou o Profeta, que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele, na mesquita onde viram um grupo de pessoas com as mãos levantadas, invocando Allah. "Você vê nas mãos deles o que eu vejo?" o Profeta perguntou. "O que está nas mãos deles?" Anas respondeu. "Há luz em suas mãos", respondeu o Profeta. "Peça a Allah, o Exaltado, para me mostrar", disse Anas. A pedido do Profeta, Allah mostrou a ele.[19]

Outro Companheiro, ‘Amr al-Aslami, disse que uma vez eles estavam com o Mensageiro de Allah, que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele, em uma noite muito escura e perdidos de vista um do outro. De repente, os dedos de Amr brilharam com a luz para que pudessem reunir suas montarias e se reunir novamente. A luz não diminuiu até que eles tivessem terminado de se reunir.[20]Quanto a Abu ‘Abs, ele costumava orar todas as orações rituais com o Profeta, em seguida, caminhar de volta para sua habitação, em Bani Haritha, a poucos quilômetros da mesquita. Uma noite escura e chuvosa, quando ele saiu da mesquita, seu cajado começou a brilhar com luz, para que ele pudesse voltar para casa em segurança.[21]

Em outra ocasião, dois dos companheiros bem conhecidos do Profeta, Usayd ibn Hudayr e ‘Abbad ibn Bishr, deixaram a casa do Profeta em uma noite escura. A ponta do cajado de um deles acendeu-se como uma lâmpada e eles foram capazes de caminhar. Quando chegaram ao lugar onde geralmente se separavam, a ponta do outro cajado também se iluminou.[22]Outro Companheiro, al-Tufayl ibn ‘Amr al-Dawsi, relatou como pediu ao Profeta um sinal para mostrar aos seus membros da tribo, após sua primeira visita ao Profeta, quando ele aceitou o Islã e estava prestes a retornar à sua tribo. Então, uma luz resplandeceu de sua testa. Ele exclamou: "Não aqui, ó Mensageiro de Deus, porque vão pensar que é uma maldição!" Então, o Profeta moveu a luz para a ponta do chicote de al-Tufayl. Ele voltou para sua tribo com este sinal e a maioria deles aceitou o Islã.[23]

Ka'b ibn Zuhayr era um homem de Muzayna, um poeta altamente talentoso que usou seu talento contra o Profeta e seus companheiros. Quando Meca foi conquistada, Ka'b tornou-se um fugitivo, ciente de que o Profeta tinha ordenado que ele fosse executado. Seu irmão, Bujayr, era muçulmano. Ele enviou a Ka'b uma mensagem de que ele só poderia salvar sua vida se ele viesse para o Profeta arrependido. Eventualmente Ka'b concordou com isso e veio para Medina. O Profeta perdoou-lhe, aceitou sua lealdade, e deu-lhe permissão para recitar o poema que Ka'b tinha composto em seu louvor. Quando ele chegou à passagem:

O Mensageiro é uma luz que ilumina

Uma lâmina indiana, uma espada de Allah, desembainhada

o Profeta tirou seu manto, seu burda, de seus ombros e colocou-o no de Ka'b, sinalizando sua aprovação. As melhores espadas da época eram indianas e a conexão entre a espada e a luz é que os árabes sinalizavam o caminho ficando de pé em uma elevação e brandindo suas espadas ao sol para que brilhassem como espelhos.[24]

A luz do Profeta, que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele, manifestou-se em seus pais antes e durante seu nascimento. Seus biógrafos registraram que a testa de seu pai resplandecia com uma luz que uma mulher dos Coraixitas notou. Ela sabia que o aparecimento do Profeta do Fim dos Tempos era iminente e sentiu que a testa de Abdallah sinalizava que ele era o pai. Ela se ofereceu a ele, mas ele recusou. Logo depois `Abdallah se casou com Amina e, uma vez que ela ficou grávida do Profeta, a luz desapareceu de sua testa. Ele encontrou a mesma mulher novamente e, notando que ela não o queria mais, perguntou a ela o por quê. Ela respondeu que ele não carregava mais aquela luz na testa.[25]Quanto à Senhora Amina, quando ela ficou grávida, teve uma visão em forma de sonho em que uma luz saía dela e iluminava a terra até o norte da Síria.[26] Ela também foi informada em seu sonho de que estava grávida do mestre desta nação e o sinal disso seria que quando ela desse à luz a ele, ela veria uma luz saindo com ele que brilharia sobre Bosra, na Síria. "Quando isso acontecer", foi dito a ela, "dê a ele o nome de Muhammad!"[27]"Eu o concebi", disse ela, "e não sofri nenhuma dor até o parto. Quando ele saiu de mim, uma luz saiu com ele que iluminou tudo de leste a oeste..."[28]Ela também disse: "Vi na noite em que lhe dei à luz uma luz que iluminou os palácios da Síria de modo que os vi."[29]O Profeta mais tarde confirmou isso, dizendo: "Minha mãe viu, quando ela deu à luz a mim, uma luz que iluminou os palácios de Bosra."[30]Este evento é também uma indicação muito clara da posição espiritual da Senhora Amina, pois ver os palácios de Bosra na Síria de Meca exige a visão espiritual de santidade.

Mais tarde, o tio do Profeta, ‘Abbas, elogiou-o com um poema, em seu retorno da expedição Tabuk, dizendo:

Você, quando nasceu, a terra estava iluminada

E com a sua luz, o céu também se iluminou

Quando sua ama de leite, Halima al-Sa'ia, o viu pela primeira vez, ela colocou a mão sobre ele e ele sorriu. "Quando ele sorriu", disse ela, "uma luz apareceu de sua boca que subiu ao céu."[32]

Alguns dos hadiths que citamos aqui têm fortes cadeias de transmissão, outros têm cadeias mais fracas. No entanto, devemos lembrar que mesmo a cadeia considerada mais fraca pelos tradicionalistas muçulmanos é bastante aceitável como prova histórica para qualquer historiador profissional neste planeta, sendo muito mais forte e melhor autenticada do que outras fontes antigas com as quais ele trabalha. Também é bem sabido que as tradições fracas se fortalecem mutuamente e se tornam aceitáveis. É por isso que o que citamos aqui foi aceito por estudiosos importantes, como Ibn Kathir, Suyutiī, Qadi ‘Iyad, Bayhaqi e outros.

Comentando sobre o versículo do Alcorão, "Chegou a você uma luz de Deus e um Livro claro", [33] o conhecido estudioso al-Alusi diz que a luz em questão não é outra senão o Profeta, que as bênçãos e a paz de Deus estejam sobre ele. Ele cita o Seguidor (dos Companheiros)[2], Qatada, como uma fonte autorizada para esta opinião, bem como outros estudiosos bem conhecidos, apontando que esta é a interpretação mais lógica da construção do versículo. Ele também cita aqueles cuja opinião difere da sua e que acreditam que tanto a luz quanto o Livro se referem ao Alcorão. Ele faz isso porque os verdadeiros estudiosos muçulmanos, ao contrário de enganadores e impostores, sempre citam, juntamente com suas próprias opiniões, as opiniões contrárias de outros estudiosos respeitáveis, pesando ambas da maneira mais objetiva. Qadi ‘Iyad, o famoso autor de deal-Shifa, é da mesma opinião que al-Alusi, uma opinião compartilhada por outros comentaristas famosos, como Tabari e Qurtubi.

Embora a luz do Profeta seja a mais poderosa do universo, uma vez que ele é o ser criado mais próximo de Deus, ela não é a única. Os anjos são feitos de luz, o Alcorão é luz, os espíritos dos seres humanos são luz, a fé é luz, o conhecimento é luz, o sol, a lua, e as estrelas também são luzes. A luz de cada ser humano depende de sua fé, conhecimento e virtude. Assim, as luzes mais poderosas são as dos Mensageiros Divinos, depois as dos Profetas, awliyah[3], crentes virtuosos e, finalmente, as dos crentes pecadores. Esta é a hierarquia dos seres humanos. Tanto o primeiro quanto o último são humanos, todos têm luzes e todos são servos de Allah, mas a distância entre o topo da pirâmide e a parte inferior é tão grande que aqueles na parte inferior, no Paraíso, verão aqueles no topo tão distantes quanto, neste mundo, vemos as estrelas à noite.[34]

 


Fonte: "The Light of the Prophet" - http://www.masud.co.uk/ISLAM/misc/nuremuhammadi.htm - do  Dr. Mostafa al-Badawi. Tradução de Maria Moreira.

O Dr. Mostafa al-Badawi é um estudioso das ciências islâmicas, bem como um psiquiatra consultor e membro do Royal College of Psychiatrists. O Dr. Badawi é um dos principais tradutores contemporâneos de livros islâmicos, do árabe ao inglês, e também é autor de várias obras. Traduziu os 10 tratados que constituem as obras completas em prosa do Imām al-Ḥaddād, Key to the Garden de Habib Ahmad Mashhur al-Haddad, The Degrees of the Soul de Shaykh al-Shabrāwī, e uma coleção de tratados Bā-Alawī recentemente publicados sob o título Spiritual Insights, entre outros.

 

Descrição: _______________________________

NOTAS

1. Alcorão (24:35).

2. Tirmidhi.

3. Tirmidhi.

4. Tabarani e Abu Nu 'aim.

5. Tirmidhi, Ahmad, Hakim e Bukhari em Tarikh.

6. Alcorão (71:16)

7. Alcorão (78:13)

8. Alcorão (25:61)

9. Alcorão (33:45 - 46)

10. al-Hakim al-Tirmidhi

11. Tirmidhi

12. Tirmidhi

13. Abu Nu 'aim em Hilia.

14. Tirmidhi em Shama'il, Bayhaqi, Tabarani e ibn Sa'd.

15. Tirmidhi em Shama'il, Darimi, Bayhaqi, Tabarani e ibn Asakir.

16. Tabarani.

17. Ahmad e ibn Majah.

18. Amad, Hakim e Bazar.

19. Bukhari em Tarikh, Bayhaqi e Abu Nu 'aim.

20. Bukhari em Tarikh, Bayhaqi e Tabarani.

21. Bayhaqi.

22. Bukhari

23. Ibn Hisham.

24. Ibn Ishaq.

25. Ibn Hisham.

26. Hakim, Ahmad, Bazzar, Tabarani, Bayhaqi e Abu Nu 'aim.

27. Ibn Ishaq.

28. Ibn Sa 'd, Tabarani, Bayhaqi, Abu Nu' aim, Abu Ya'la, Ibn Ishaq.

29. Abu Nu 'aim.

30. Ibn Sa 'd, Ahmad, Bazzar, Tabarani, Abu Nu' aim e ibn Asakir.

31. Hakim e Tabarani.

32. Bayhaqi, Abu Nu 'aim, ibn Ishaq e Abu Ya' la.

33. Alcorão (5:15)

34. Tirmidhi.

 


 

[1] O termo “Companheiro ou Companheira” aqui se refere a pessoas que foram contemporâneas do Profeta Muhammad (saws) e conviveram com ele diretamente. (Nota da tradução para o português).

 

[2] "Seguidor" ou "Sucessor" é o termo usado para indicar alguém da geração seguinte à geração do Profeta Muhammad (saws); alguém que venho depois dos Companheiros e encontrou ou conversou com um ou mais Companheiros do Profeta Muhammad (saws), recebendo os ensinamentos do Profeta (saws) por meio dele(s). (Nota da tradução para o português).

 

[3] Awliyah, plural de wali. É aquele ou aquela a quem Allah escolheu para ser Seu íntimo ou “amigo”. O conhecimento deles não se deriva de reflexão, porque Allah os purificou desse tipo de conhecimento. Possuem a abertura do desvelamento diretamente de Allah e estão continuamente conscientes de Deus. (Nota da tradução para o português).

 

 

 

                       HOME                                  ARTIGOS