Conclusão

 



 

Lição 17: Conclusão



"Quando o filho de Adão morre, todas as suas ações cessam exceto três. Elas são: caridade contínua, conhecimento útil que beneficia outros, e crianças virtuosas que rezam por ele ou ela." 

(Sahih Muslim)

Parece certo que um futuro desafiador está surgindo à frente para pais muçulmanos no ocidente. Ser pais está se tornando uma tarefa de exigência constante e assustadora. Um muçulmano não pode permitir-se fechar os olhos para a realidade, nem pode ignorar a profundidade e extensão dos desafios. Adiamento e presunção são os inimigos gêmeos do homem. Por outro lado, um ‘muçulmano’ não pode nunca ser um ‘Profeta da Ruína’, sempre assustando e frustrando outras pessoas. Para alguém que se entregou a Allah, perder a esperança é equivalente a cometer um pecado maior (al-Qur’an 12:87). É um fato da vida que o homem nasce com desafios e os desafios que os muçulmanos estão enfrentando hoje não são insuperáveis.

É verdade que os muçulmanos hoje estão enfrentando uma situação comparável àquela da Jahiliya pré-islâmica. Devido às realizações tecnológicas, a Jahiliya agora se expandiu e se tornou globalizada. A situação política e sócio-econômica do mundo foi objetivamente descrita por um demonstrador durante a reunião da WTO (World Trade Organisation) em Seattle, quando ele mencionou que a Terra foi ‘privatizada por poucos’! A crise, que está se tornando pior, da condição moral, ética e espiritual, como descrita em outra parte, está levando o homem para a sua auto-arruinação.

Contra isso, muitos muçulmanos estão cegamente seguindo o caminho estabelecido pelas pessoas materialistas. Enquanto uma pequena parte de muçulmanos dedicados estão agüentando firme para manter suas identidades como muçulmanos, muitos estão cedendo às tentações e exigências do estilo de vida permissivo moderno. Alguns estão acabando no mundo do crime e vícios. Como resultado, a comunidade muçulmana no ocidente está experimentando uma erosão de valores e desmoronamento da disciplina entre a geração mais jovem. A situação já é preocupante em muitas cidades de interior com grande concentração muçulmana. Parece que os muçulmanos estão seguindo as pegadas das pessoas desviadas do passado, como profetizado em um hadith;

mesmo que eles consigam entrar no buraco de um lagarto, os muçulmanos irão seguir irracionalmente (Sahih Muslim).

Se esta tendência continuar constante, ela irá criar não só uma comoção dentro das comunidades muçulmanas, mas também uma ruína social. Quando um jovem muçulmano perde sua auto-estima e falha em aproveitar seu potencial, por qualquer razão, isso traz frustração a ele, levando a um comportamento anti-social. A família sofre e a comunidade sofre mais tarde. Isso contribui para o desastre civilizacional, como nós temos experimentado pelos últimos séculos. Exclusão social e alienação da comunidade já colocaram os muçulmanos na extremidade de receptação em muitos países ocidentais.

É nesse contexto que uma nova geração de jovens muçulmanos, com atitude islâmica confiante e vida social equilibrada, precisa emergir no ocidente. É uma tarefa civilizacional monumental. Os muçulmanos serão reduzidos a uma comunidade segregada e prejudicada na periferia da sociedade principal se eles falharem em compreender o desafio e aproveitar o potencial da sua juventude.
Sem um esforço conjunto muitos na geração mais jovem se perderão no mar da cultura materialista.

A humanidade precisa de paz e está implorando por justiça, igualdade e irmandade. O mundo pós-colonial fez alguns esforços para trazer igualdade e justiça para o mundo, pelo menos no ocidente. Mas isso ainda é um sonho para a maioria na humanidade. A justiça é muito seletiva no mundo hoje e não se estende às pessoas pobres e fracas na Terra. Nem todos os homens são iguais, ‘alguns são mais iguais do que outros’. Como resultado, a maioria das pessoas no mundo está vivendo em condições tristes. Apesar dos progressos tecnológicos aparentes e conhecimento material avançado, o homem está sofrendo e gritando nos quatro cantos do mundo. Ele também está confuso e seu coração, a residência da tranqüilidade e do prazer, tornou-se inquieto.

O desafio de mudar a Jahiliya estabelecida está na Sunnah (modo de vida) profética na Terra. Todos os Profetas foram enviados para restabelecer o lugar legítimo do homem na Terra. A medida que a cadeia de Profetas é quebrada com o último, isto é, Muhammad (saaws), a humanidade está esperando pelos novos líderes da Verdade que irão declarar, em palavras Corânicas, ‘nós somos os auxiliadores de Allah’ (al-Qur’an 61:14) e dar suas vidas pela Verdade se necessário. Isso precisa de pessoas com qualidades interiores e características externas encontradas nos companheiros do Profeta.

Todo ser humano é criado com um tempo prescrito para viver na Terra, o qual ele não conhece. Isto torna ainda mais importante que ele aja com um senso de urgência para que possa realizar, pelo menos, as exigências essenciais da vida. O Islã ensinou aos muçulmanos a priorizar entre atos compulsórios, preferíveis e recomendados. É essencial que um muçulmano priorize seus trabalhos pessoais, familiares e sociais. Não deve haver nenhuma dúvida de que o ser pais deve vir no topo da lista de prioridades, principalmente no ocidente. Por isso, os pais muçulmanos hoje precisam submeter-se a uma mudança psicológica interna para que eles sintam a urgência de treinar, educar e orientar seus filhos para um papel civilizacional maior.

Pais são líderes, administradores e professores. Ser pais é um esforço positivo e peremptório. Precisa de planejamento consistente e ação resoluta. Aqueles que forem bem-sucedidos, têm o melhor dos mundos. Aqueles que falharem, perdem. Se o fracasso é devido à sua própria fraqueza ou indiferença eles perderão na próxima vida. O homem foi criado com defeitos (al-Qur’an 4:28). Enquanto a rejeição do ‘Islam’ torna o homem arrogante, um muçulmano possui a humildade para viver com suas debilidades naturais. Seu principal esforço é conduzir a vida de acordo com o espírito do Islã. Uma ‘personalidade muçulmana’ tem a ver com viver uma vida real no mundo e lutar firmemente até o seu último suspiro.

A vida só tem uma chance. Nenhum pai sensato pode permitir-se arriscar essa chance. O ser pais deficiente é uma desgraça para os pais, para as crianças e para a sociedade. Na família ele traz destruição e na nação atrai calamidade. No ambiente materialista e permissivo irresistível do ocidente, o ser pais deficiente na comunidade muçulmana é a receita para a desorientação total da Ummah e sua assimilação dentro de poucas gerações. É verdade que a jornada morro acima ou nado contra a corrente é sempre difícil, mas não impossível. Para aqueles que desistem sem nenhuma luta, o fracasso é o seu destino. Para aqueles que enfrentam os desafios, o sucesso é seu amigo.

 

Exame Final do Curso:


Q1.
(a) Defina o que significa “crise de identidade”.

(b) Quais são as consequências que a juventude muçulmana enfrenta quando sofre de uma “Crise de Identidade”?


Q2.
(a) Quais aspectos da cultura ocidental estão afetando os muçulmanos que vivem no ocidente?

(b) Que papel os pais muçulmanos podem desempenhar na educação dos filhos na escola para que a tornem eficiente?


Q3. Por que é importante para os muçulmanos estarem atentos ao que está acontecendo ao seu redor e no mundo afora?

Q4
(a) De que modo a instituição do casamento no Islã difere dos casamentos que ocorrem em outras crenças e culturas?

(b) Quais fatores estão afetando a instituição muçulmana do casamento no ocidente?

(c) Quais passos podem ser dados no sentido de erradicar esses fatores que você mencionou no item (b) acima?

Q5
(a) Quais são os meios pelos quais você pode se preparar para ser pai/mãe após a concepção e antes do nascimento?

(b) Quais são os meios pelos quais um marido pode dar apoio à sua esposa durante a gravidez e o nascimento para que possam fortalecer os laços entre eles?

(c) O que significa “a família é o princípio básico, o berço da civilização humana”?

Q6. Discuta de que modos a comunidade muçulmana pode envolver a comunidade em geral para discutir as doenças sociais que os afeta para que possam encontrar soluções que beneficiarão toda a comunidade.

 

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