Personalidade Muçulmana

 


 
Lição 4: Personalidade Muçulmana

Monges à Noite e Cavaleiros de Dia


Nas batalhas decisivas contra os romanos durante o tempo do Califa Umar (RA), os soldados muçulmanos, embora sempre excedidos em número pelo inimigo, provaram-se misteriosamente oponentes indomáveis e com força de vontade. Os comandantes romanos ficaram confusos sobre como poderia o exército do deserto antes bárbaro e irregular mostrar tanto vigor e nobreza contra um exército romano acostumado à batalhas. Eles enviaram alguns informantes para ver como os soldados muçulmanos passavam seu tempo, principalmente à noite. Como beber e namorar eram as práticas comuns do exército vencedor, os generais estavam perplexos e assustados de ouvir que os muçulmanos eram como ‘monges à noite e cavaleiros de dia’.

Tais eram as características da primeira geração de muçulmanos que, dentro de poucas décadas, conquistaram a terra além da Arábia e produziram uma revolução social extraordinária na história da humanidade. Eles fizeram montanhas moverem-se, rios abrirem caminho na sua procura pela liberação humana e, acima de tudo, corações humanos renderem-se ao Allah único. Eles foram a primeira ‘geração Corânica’, como Syed Qutub do Egito, colocou. Eles eram o povo desprezado pelas então duas super potências, os Persas no Oriente, e os Romanos no Ocidente, a tal ponto que nenhum dos dois sequer quis dominá-los.



Um Mundo Único



Eles criaram um mundo onde uma jovem poderia viajar sozinha entre os dois pontos mais distantes da Arábia sem temer por sua castidade. Eles eram o povo que oferecia sua última gota de água para seus companheiros irmãos muçulmanos que eles achavam que estavam mais necessitados. Eles criaram uma sociedade onde pecadores, o menor número que uma sociedade podia imaginar, apressavam-se para o Profeta para serem punidos no mundo ao invés de sofreram no fogo na próxima vida. Eles são o orgulho para a humanidade e os modelos para os muçulmanos até o Dia do Julgamento. Allah, o Louvado, amorosamente mencionou sobre eles, “Allah se comprazerá com eles, e eles se comprazerão n’Ele.” (al-Qur’an 9:100)


Sacrifício pela Humanidade


Eles eram o povo que mereceu ouvir essas boas notícias de Allah, não porque eles fossem o povo ‘escolhido’, mas eles mereceram isso através de seu suor e sangue, crença e ação sólidas, lealdade a Allah e ao Seu Mensageiro (saaws), paixão pela Akhirah e maximização dos instrumentos mundanos. Eles tomaram uma decisão consciente de servir a humanidade em suas necessidades físicas e espirituais. Eles preferiram morrer por outros do que viver para eles próprios. Eles foram o povo que desafiou a ordem existente da aristocracia Coraixita, a arrogância Árabe e o orgulho super-potente dos Persas e dos Romanos. Quando o sucesso beijava seus pés em suas missões, eles costumavam prostrar-se ante seu Senhor, pois seu sucesso não era para seus limitados interesses próprios, mas para a humanidade, e, acima de tudo, para a satisfação de Allah.


Amor e Compaixão


Seus traços e características são mencionados em muitos versículos do Qur’an (al-Qur’an 48:29) como médicos compassivos que amorosamente curaram as doenças da alma humana, demonstrando nenhuma compaixão pela doença propriamente dita. A natureza contrastante de seu caráter criou neles uma personalidade consumada que atraiu todos para eles exceto aqueles que eram propensos ao mal. Suas faces e aparência brilhantes mostravam seus corações tranqüilos e plenitude espiritual.


Conhecimento e Convicção


A personalidade muçulmana é enraizada em conhecimento e convicção – o conhecimento que elevou o ser humano a uma posição mais alta do que outras criaturas, incluindo os anjos, conhecimento sobre o mundo, a criação, sobre si mesmo, sobre o que o cerca. O Profeta Muhammad (saaws) salientou tanto o conhecimento que pergunta-se como um muçulmano pode estar tão rebaixado a ignorância como nós estamos hoje. O conhecimento amplia os horizontes, dá convicção e cria tranqüilidade na mente. A convicção impulsiona o homem para a ação, dá firmeza, paciência, perseverança, dedicação e compromisso constante na vida.



Qualidade Abrangente



A personalidade muçulmana tem portanto um reservatório interno de força proveniente do tesouro de Allah e ele tem suas manifestações exteriores. É como uma árvore grande e forte que tem uma forte raiz no solo e extensos galhos espalhados no céu. Muçulmanos são as pessoas que observam cada momento de sua vida e perguntam a si mesmos se eles estão usando seu tempo significativamente. Eles utilizam seu tempo de maneira auto-confiante e segura para ordenar o bem e proibir o mal. Eles usam seus olhos, ouvidos e outros sentidos para observar, aprender e educar a eles mesmos a cada momento do dia. Eles usam seu conhecimento e desenvolvem suas habilidades para fazer julgamentos confiáveis (sãos), honrar a verdade e fazer justiça a todos, incluindo a eles mesmos. Eles aproveitam os benefícios materiais e espirituais de cada existência de momento através da consciência e sentimento de gratidão para com o Criador Bondoso e Misericordioso.

Os muçulmanos estão sempre atentos ao que está acontecendo em torno deles e no mundo em geral. Eles lêem os sinais de Allah na natureza e aprendem olhando mais de perto o desenvolvimento tecnológico do mundo e seu impacto na vida humana. Os muçulmanos estão não apenas inteiramente cientes dos últimos dispositivos do homem moderno, tal como a Internet, telefones móveis e outros instrumentos de alta tecnologia, mas podem utilizá-los eficazmente para o benefício da humanidade. A marca da personalidade muçulmana hoje é moldar suas vidas à imagem dos companheiros do Profeta (saaws), ao invés de ser indulgente com os caprichos e fantasias das pessoas absortas na Jahiliyah.



Uma Atitude Distinta


Um muçulmano portanto tem uma atitude distinta em relação a vida. Isso dita o seu caráter moral e modos externos. Sua personalidade brilha pela sua aparência e comportamento. Na verdade, eles tornam-se embutidos em sua natureza. Tudo o que ele faz tem traços característicos de um emissário de Allah na Terra. Como ele está consciente de sua tarefa no mundo ele ilumina-se com a luz da virtude e das boas maneiras. O chamado enfático do Profeta para os muçulmanos alcançarem e exercitarem boas maneiras é um chamado muito importante. Aqui estão alguns dos exemplos do que ele disse sobre isso;


Usama bin Shareek narra : Nós estávamos sentados na presença do Mensageiro de Allah tão quietamente como se pássaros estivessem pousados em nossas cabeças. Ninguém tinha coragem de abrir a boca. Então uma pessoa veio e perguntou ao Profeta, “dentre os servos de Allah quem é o mais querido para Ele?” O Profeta respondeu; “O que tem o melhor caráter moral.” (Ibn Habban)

Foi perguntado ao Profeta, “que muçulmano tem a fé perfeita?” Ele respondeu, “aquele que tem o melhor caráter moral”. (Tirmidhi)

Abdullah ibn Amr narra: Eu ouvi o Profeta dizendo, “eu não deveria dizer quem dentre vós é a pessoa mais querida para mim e que será o mais próximo de mim no Dia do Julgamento?” Ele repetiu sua pergunta três ou quatro vezes. As pessoas pediram que ele dissesse quem é essa pessoa. Ele disse, “aquele dentre vós que tem o melhor caráter moral”. (Ahmad)

O Profeta disse, “eu fui enviado somente para o propósito de aperfeiçoar a boa moral”. (al-Muatta)

O Profeta também mencionou, “meu Senhor me ensinou boas maneiras e Ele me dotou de boas maneiras.” (al-Sam’ani)


O Melhor Treinamento Com o Melhor Treinador



Construir uma personalidade muçulmana requer treinamento e prática constante e consciente. Não é simplesmente uma coleção de faça e não faça. Treinamento eficaz requer treinadores competentes com excelentes qualidades, em quem as pessoas possam depositar sua confiança e fé. Um treinador que possui caráter exemplar pode infundir apego emocional ao processo de aprendizagem. Quem mais além do próprio Profeta possui esse caráter perfeito? O Profeta é o exemplo perfeito, o modelo, do bom caráter moral para ser imitado até o fim dos Dias. Allah, o próprio Misericordioso, testemunhou o seu caráter perfeito no Qur’an. (al-Qur’an 33:21, 9:129)

Abdullah ibn Amr diz: O Mensageiro de Allah não era nem grosseiro nem mal-educado. Ele costumava dizer que os melhores dentre vós são aqueles que são melhores em seu caráter moral. (Bukhari)


Direitos de Allah e Criação



A religião é um contrato entre um servo e seu Criador. No Islã este contrato acarreta dois tipos de relacionamento – um entre o homem e Allah, e o outro, entre o homem e a criação. Este relacionamento tem responsabilidades e direitos essenciais. Uma vida muçulmana é essencialmente uma vida de esforço contínuo, luta, para cumprir a vontade divina de Allah na Terra. O sucesso ou fracasso de um servo depende da disseminação eficaz dessa vontade. Ele só se esforça para ser o melhor que pode ser. Se ele obtém sucesso ou fracassa no mundo, é indiferente para ele. Seu ganho final está na outra vida. Isso não significa que ele leva seu trabalho com letargia e ineficiência.


O Desafio Atual



Os muçulmanos no Ocidente têm provavelmente pouca chance, em um futuro próximo, de ver o Islã moldando a vida da sociedade ocidental. Dada a extensão da Jahiliyah na psique ocidental e a fraqueza da comunidade muçulmana, é um trabalho quase impossível, árduo e montanhoso. No entanto, se os pais muçulmanos se tornarem cautelosos em suas obrigações presentes para com seus filhos e puderem se concentrar em um futuro desafiador, definitivamente há esperança na nova geração de jovens muçulmanos.

Mas, o tempo está correndo rápido. Os muçulmanos estão hoje correndo um grande risco de serem segregados ou absorvidos no caldeirão de uma neo-Jahiliyah universal. Aqui entra o papel crucial dos pais muçulmanos que simplesmente não podem se dar ao luxo de ignorar sua obrigação para com seus filhos e filhas. Para um muçulmano, cada momento é um presente de Allah, e assim um teste. O Profeta mencionou, “Aquele para o qual dois dias são iguais é seguramente um perdedor”. (Sunan Daylami)


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MUSLIM (Muçulmano)

Um palestrante muçulmano convidado estava uma vez dando uma introdução ao Islã para alguns não-muçulmanos. Conhecendo as origens da platéia, ele idealizou um esquema simples que clarifica algumas das características de um muçulmano. Assim ele escreveu o seguinte no quadro:

M para Moldar sua vida nos moldes de Allah

U para entender (em inglês= Understanding) a palavra do Islã

S para Submeter-se a Allah

L para a Ligação com Allah

I para a Integridade de caráter

M para a Motivação para trabalhar pela humanidade

Uma mulher hesitantemente perguntou a ele, ‘mas, elas são encontradas nos muçulmanos dos dias atuais?’. O palestrante, muito surpreendido, com uma pausa, respondeu, ‘é por isso que estamos nessa confusão hoje’.


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Questões:

1. Quais eram as características da primeira geração de muçulmanos que produziu uma extraordinária revolução social na história da humanidade?

2. O que fazia o mundo criado pela primeira geração de muçulmanos diferente do mundo de hoje?

3. O que nós podemos aprender daqueles muçulmanos para que possamos alcançar o sucesso neste mundo e no próximo?

4. Como aqueles muçulmanos demonstravam amor e compaixão?

5. Discuta o que dá ao ser humano uma posição mais alta comparado a outras criaturas, incluindo os anjos.

6. Quais dois fatores fortalecem um muçulmano?

7. Quais deveriam ser os hábitos de um muçulmano?

8. Por que é importante para os muçulmanos estarem sempre alertas ao que está acontecendo em torno deles e no mundo em geral?

9. Como nós treinamos a nós mesmos para construir uma personalidade muçulmana?

10. Quem são os melhores muçulmanos?

11. Em que reside o sucesso ou fracasso de um ser humano em cumprir a vontade divina de Allah?

12. Dê duas razões do porquê de ser uma tarefa quase impossível ver o Islã moldando a vida da sociedade ocidental.

 

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