Ingredientes de Uma Família Abençoada

 




Lição 7: Ingredientes de Uma Família Abençoada


A família, o princípio básico da civilização, é uma instituição sagrada e como tal precisa ser preservada universalmente. Ela deve não só ser defendida vigorosamente, mas promovida com paixão e convicção. No meio da cruzada global “anti-família” por um grupo poderoso nos países desenvolvidos o desafio tornou-se ainda mais importante. A promoção ou rejeição dos valores da família está ligado a percepção da vida na Terra e o papel do homem e da mulher no destino humano. Aqueles que têm crença firme na revelação divina não podem conceber o enfraquecimento da estrutura da família.

Uma família feliz traz o senso de pertencer, de apoio e raiz que constroem uma personalidade equilibrada para contribuir na sociedade. Famílias infelizes criam antipatia, dor e frustração que dão origem a uma personalidade defectiva, cheia de confusão. A deturpação na família leva a uma “personalidade deturpada” que pode vir a ser perigosa para a sociedade e até para a humanidade. Famílias infelizes e deturpadas têm suas próprias causas de origem. Quais são os ingredientes de uma família abençoada?


Amor


O amor é o centro da vida familiar. Ele é o ligamento que produz um relacionamento sólido entre seus membros. O amor provém do coração. Os corações se unem e criam a fonte de amor entre as pessoas. O amor está embutido na natureza humana e é um presente de Allah. A história humana tem histórias excepcionais sobre casos de amor. O amor pela sua própria criança é óbvio. Mas o amor entre marido e mulher, duas pessoas adultas, precisa ser alimentado. Atração física pura não pode criar o amor ou mantê-lo por muito tempo. A atração antes do casamento que dá origem ao relacionamento de namorado e namorada no Ocidente moderno frequentemente falha no teste e termina em uma relação modificada. Pessoas que procuram por “vida familiar” podem contribuir para o amor permanente. Eles têm melhor chance de ter sucesso em seus relacionamentos. Uma visão islâmica da vida na família faz o amor excepcionalmente gratificante. Isto precisa da bênção especial de Allah sem a qual homens e mulheres poderiam estar no poço de fogo. (al-Qur’an 8:63).

O amor não deve ser cego, exceto pelo Islã. O Islã exige amor incondicional por Allah e Seu Mensageiro, sobre todas as coisas, incluindo a própria vida. (al-Qur’an 9:24). O amor entre os pais é transmitido para as crianças. Crianças que crescem em uma família em que falta aos pais um nível mínimo de amor podem crescer vazias.

O amor tem manifestação externa e isso é natural. Isso não deve ser tão ostentoso ao ponto de criar indecência pública. Amor ostentoso em público não é consistente com o Islã e a decência humana e como tal é deplorável.


Carinho, Cuidado e Compaixão



Esses sentimentos afetuosos estão no coração da vida familiar e social. Allah, “O Clemente, O Misericordioso” (al-Qur’an 1:2), criou o homem por Seu amor e misericórdia e exige o mesmo de nós.

Tem misericórdia daqueles na terra, para que assim Aquele no Paraíso tenha misericórdia de ti. (Sunan al-Tirmidhi)

Allah é bondoso e ama a bondade em todos os casos.
(Sahih al-Bukhari e Muslim).

Aquele que é privado de indulgência é privado da bondade. (Muslim)

Quando Allah, o Louvado, deseja um bem para as pessoas de uma família, Ele introduz a bondade entre elas.
(al-Musnad, Sahih al-Jaami).

Allah ama a bondade e a recompensa de tal forma que Ele não recompensa pela dureza ou qualquer outra coisa. (Sahih Muslim)

Crianças privadas de bondade compaixão na sua infância são punidas por uma culpa que não é sua. A indiferença e a dureza dos pais matam a sua infância e podem roubar a felicidade do seu futuro.


Respeito



"Alguém que não respeita os idosos e demonstram bondade com os jovens não é um de nós." (Hadith)

Os seres humanos são a manifestação da vontade divina, com o espírito de Allah em cada um deles, e como tal merecem o devido respeito. Todo ser humano cresce com certas características da personalidade. Mesmo irmãos ou irmãs gêmeas têm características únicas. O respeito por um indivíduo é uma exigência natural que traz reciprocidade. Todos nós aprendemos uns dos outros, até de um pequeno bebê. Todos têm opiniões sobre diferentes aspectos da vida. O respeito pela opinião e a liberdade de expressão dá origem à motivação e criatividade. É claro, a formação e expressão de opiniões dependem do ambiente familiar e social. O encorajamento positivo é essencial para se alcançar isso.

Embora os membros da família vivam sob o mesmo teto, cada um tem um mundo próprio que precisa ser respeitado. À medida que as crianças crescem elas precisam aprender a etiqueta de uma casa muçulmana. O Islã ensina a decência, e a família é a primeira instituição na qual eles deveriam aprendê-la. O Islã exige que os membros da família peçam permissão ao entrarem no quarto de outra pessoa. Os pais, é claro, precisam saber o que está acontecendo no mundo de suas crianças, mas eles devem fazê-lo com total sinceridade e sem ser intrusivos e insensíveis.


Consulta



Allah (SWT) ordenou aos crentes conduzir seus assuntos e resolver suas diferenças na consulta (al-Qur’an 3:159, 42:38). É sabido que Allah (SWT) discutiu com Seus anjos sobre Seu plano de criar o homem na Terra. Isso é mencionado no Qur’an.

A consulta é um modo profético de vida, o qual o Profeta Muhammad (saaws) praticou em sua vida doméstica e pública. Para ensinar sua ummah sobre a importância da consulta ele chegou a decidir ir contra sua própria opinião na batalha de Uhud.

A consulta produz confiança, responsabilidade, interesse, respeito mútuo e espírito de grupo na família. Ela aumenta a criatividade e o olhar responsável dentre os membros da família. Ela dá um senso de propriedade na mente de todos, o que é essencial para qualquer tentativa de sucesso. Ela ajuda a curar a doença da arrogância e do egoísmo. É o pilar de uma vida social islâmica bem sucedida. A consulta em uma família cria um ambiente animado e dinâmico. No entanto, a consulta precisa de cuidado e pertinência.


Lealdade



A lealdade tem um aspecto relativo e um significado mais amplo. O requisito mínimo em uma família é que marido e mulher sejam leais um ao outro em seu relacionamento conjugal. A infidelidade é um pecado grave, punível da maneira mais severa. Enquanto a fidelidade é recompensadora nos dois mundos, a infidelidade traz a suspeita, tortura mental, frustração e uma atmosfera “infernal” neste mundo e um Inferno real no próximo.

No sentido mais amplo, a família mistura-se através da lealdade e confiança entre seus membros. Na história da humanidade, a lealdade familiar estendia-se a lealdade tribal e criava reinos e civilizações. ‘Asabiya’ (ou lealdade tribal) estava no centro das características Árabes pré-islâmicas. O Islã refinou suas características dinâmicas e poderosas com a visão de se criar uma ‘ummah global’. Sua força potente manteve o domínio e criou uma civilização incomparável.
Ibn Khaldun, al-Muqaddimah.


Compromisso e Sacrifício


A família são gerações de pessoas próximas enlaçadas, vivendo juntas, compartilhando espaço e outros recursos materiais. O compartilhamento em si exige compromisso e sacrifício. O sacrifício tem muitas dimensões. Dispensar o tempo apropriado e gastar as riquezas apropriadas com a família também é sacrifício e no Islã isso é tratado como louvor. Sacrificar a opinião de um por um benefício mais amplo também é difícil para muitos.

O sacrifício começa pelo entendimento consciente do que ele significa. É um fenômeno inevitável no mundo da criação do destino humano, no trabalho islâmico. O sacrifício está ligado à submissão voluntária a Allah e à mais plena convicção no Islã. É um treinamento islâmico essencial que constrói o caráter e a personalidade de um indivíduo para que ele desempenhe um papel significativo na Terra. O sacrifício do último Profeta (saaws) e seus companheiros abençoados, na esteira de insuperável barreira, foi a alpondra para a ascendência do Islã. A história da humanidade ensina uma mensagem única, isto é, o sacrifício está no centro da vitória.


Justiça



A justiça está no coração do plano criativo de Allah. A criação do Paraíso e do Inferno é devido à esta justiça não cumprida na Terra. As palavras árabes, ‘Qist’ e ‘Adl’, são bem mais amplas na verdade. A Justiça está entrelaçada com a Verdade. Manter o equilíbrio apropriado entre direitos e responsabilidades também é justiça. A justiça na família não significa necessariamente divisão idêntica de tudo para todos. No mundo real, justiça significa procedimentos eqüitativos e equilibrados. Acima de tudo, procedimentos na família não devem ser vistos como injustos, principalmente pelas crianças. Nós podemos não perceber, crianças são observadores perspicazes do que acontece em torno deles e do que seus pais dizem ou fazem. Torna-se ainda mais importante que os pais se tornem mais cuidadosos com seus comportamentos e procedimentos. A família é um mini-estado e a justiça estabelecida nela tem impacto na sociedade.


Receptividade e Transparência


Quando os pais são receptivos e transparentes em seus procedimentos, eles têm um efeito positivo tremendo nas crianças. Isto pode às vezes pôr os pais em situação difícil, mas é assim que deve ser. A vida pessoal e familiar do Profeta Muhammad (saaws) estava na luz da história. Se os pais tentam esconder alguns de seus maus hábitos dos filhos, eles têm sérias consequências negativas na personalidade dos filhos. Pais muçulmanos não podem bancar o papel de Jekyll e Hyde.

O Caráter Islâmico



O estabelecimento de um caráter islâmico na casa é responsabilidade dos pais. As crianças contribuem para isso, de acordo com sua idade e maturidade. Quando rituais e o espírito do Islã são conscientemente cultivados e praticados em uma família, eles criam um ambiente dinâmico e alegre onde cada membro protege o outro do mal. Isto dá origem a uma atmosfera de aprendizado positiva na sociedade.


Súplicas

As súplicas dos pais para as crianças são recompensadas. Allah gosta disso. Isso é uma prática profética. Ela cria amor e respeito uns pelos outros. O Qur’an e livros de Hadith contêm muitas súplicas dessa natureza.


Questões:


1. Por que o conceito de família é considerado obsoleto na cultura ocidental?

2. Qual é a diferença entre o amor por Allah e o amor entre marido e mulher? Como eles estão ligados?

3. Quem sai perdendo quando há falta de carinho, cuidados e compaixão? Como isto os afeta?

4. “Os pais, é claro, precisam saber o que está acontecendo no mundo de suas crianças.” Por que isto é importante e como isso está ligado ao respeito?

5. Faça uma lista dos resultados e efeitos positivos de se usar a consulta na família.

6. O que “lealdade familiar” significa? Por que é importante?

7. O que está envolvido no sacrifício em uma família? Dê 5 exemplos. No que resultam o compromisso e o sacrifício?

8. Dê 5 exemplos de situações importantes em que os pais têm que exercitar a justiça.

9. Como e por quê a falta de receptividade e transparência dos pais geram sérias consequências na personalidade das crianças?

10. Cite 10 maneiras de se estabelecer um caráter islâmico na casa.

11. Cite algumas referências no Qur’an de súplica pelas crianças.

 

Voltar para índice de lições

Seguir para a próxima lição

 

Home                                   Artigos