Lição
7: Ingredientes de Uma Família Abençoada
A família, o princípio básico da civilização, é uma instituição
sagrada e como tal precisa ser preservada universalmente. Ela deve não
só ser defendida vigorosamente, mas promovida com paixão e convicção.
No meio da cruzada global “anti-família” por um grupo poderoso nos
países desenvolvidos o desafio tornou-se ainda mais importante. A promoção
ou rejeição dos valores da família está ligado a percepção da vida
na Terra e o papel do homem e da mulher no destino humano. Aqueles que têm
crença firme na revelação divina não podem conceber o enfraquecimento
da estrutura da família.
Uma família feliz traz o senso de pertencer, de apoio e raiz que
constroem uma personalidade equilibrada para contribuir na sociedade.
Famílias infelizes criam antipatia, dor e frustração que dão origem
a uma personalidade defectiva, cheia de confusão. A deturpação na família
leva a uma “personalidade deturpada” que pode vir a ser perigosa
para a sociedade e até para a humanidade. Famílias infelizes e
deturpadas têm suas próprias causas de origem. Quais são os
ingredientes de uma família abençoada?
Amor
O amor é o centro da vida familiar. Ele é o ligamento que produz um
relacionamento sólido entre seus membros. O amor provém do coração.
Os corações se unem e criam a fonte de amor entre as pessoas. O amor
está embutido na natureza humana e é um presente de Allah. A história
humana tem histórias excepcionais sobre casos de amor. O amor pela sua
própria criança é óbvio. Mas o amor entre marido e mulher, duas
pessoas adultas, precisa ser alimentado. Atração física pura não
pode criar o amor ou mantê-lo por muito tempo. A atração antes do
casamento que dá origem ao relacionamento de namorado e namorada no
Ocidente moderno frequentemente falha no teste e termina em uma relação
modificada. Pessoas que procuram por “vida familiar” podem
contribuir para o amor permanente. Eles têm melhor chance de ter
sucesso em seus relacionamentos. Uma visão islâmica da vida na família
faz o amor excepcionalmente gratificante. Isto precisa da bênção
especial de Allah sem a qual homens e mulheres poderiam estar no poço
de fogo. (al-Qur’an 8:63).
O amor não deve ser cego, exceto pelo Islã. O Islã exige amor
incondicional por Allah e Seu Mensageiro, sobre todas as coisas,
incluindo a própria vida. (al-Qur’an 9:24). O amor entre os pais é
transmitido para as crianças. Crianças que crescem em uma família em
que falta aos pais um nível mínimo de amor podem crescer vazias.
O amor tem manifestação externa e isso é natural. Isso não deve ser
tão ostentoso ao ponto de criar indecência pública. Amor ostentoso em
público não é consistente com o Islã e a decência humana e como tal
é deplorável.
Carinho, Cuidado e Compaixão
Esses sentimentos afetuosos estão no coração da vida familiar e
social. Allah, “O Clemente, O Misericordioso” (al-Qur’an 1:2),
criou o homem por Seu amor e misericórdia e exige o mesmo de nós.
Tem misericórdia daqueles na terra, para que assim Aquele no Paraíso
tenha misericórdia de ti. (Sunan al-Tirmidhi)
Allah é bondoso e ama a bondade em todos os casos.
(Sahih al-Bukhari
e Muslim).
Aquele que é
privado de indulgência é privado da bondade. (Muslim)
Quando Allah, o Louvado, deseja um bem para as pessoas de uma família,
Ele introduz a bondade entre elas. (al-Musnad, Sahih al-Jaami).
Allah ama a bondade
e a recompensa de tal forma que Ele não recompensa pela dureza ou
qualquer outra coisa. (Sahih Muslim)
Crianças privadas de bondade compaixão na sua infância são punidas
por uma culpa que não é sua. A indiferença e a dureza dos pais matam
a sua infância e podem roubar a felicidade do seu futuro.
Respeito
"Alguém que não respeita os idosos e demonstram bondade com os jovens não
é um de nós." (Hadith)
Os seres humanos são a manifestação da vontade divina, com o espírito
de Allah em cada um deles, e como tal merecem o devido respeito. Todo
ser humano cresce com certas características da personalidade. Mesmo
irmãos ou irmãs gêmeas têm características únicas. O respeito por
um indivíduo é uma exigência natural que traz reciprocidade. Todos nós
aprendemos uns dos outros, até de um pequeno bebê. Todos têm opiniões
sobre diferentes aspectos da vida. O respeito pela opinião e a
liberdade de expressão dá origem à motivação e criatividade. É
claro, a formação e expressão de opiniões dependem do ambiente
familiar e social. O encorajamento positivo é essencial para se alcançar
isso.
Embora os membros da família vivam sob o mesmo teto, cada um tem um
mundo próprio que precisa ser respeitado. À medida que as crianças
crescem elas precisam aprender a etiqueta de uma casa muçulmana. O
Islã ensina a decência, e a família é a primeira instituição na
qual eles deveriam aprendê-la. O Islã exige que os membros da família
peçam permissão ao entrarem no quarto de outra pessoa. Os pais, é
claro, precisam saber o que está acontecendo no mundo de suas crianças,
mas eles devem fazê-lo com total sinceridade e sem ser intrusivos e
insensíveis.
Consulta
Allah (SWT) ordenou aos crentes conduzir seus assuntos e resolver suas
diferenças na consulta (al-Qur’an 3:159, 42:38). É sabido que Allah
(SWT) discutiu com Seus anjos sobre Seu plano de criar o homem na Terra.
Isso é mencionado no Qur’an.
A consulta é um modo profético de vida, o qual o Profeta Muhammad (saaws)
praticou em sua vida doméstica e pública. Para ensinar sua ummah sobre
a importância da consulta ele chegou a decidir ir contra sua própria
opinião na batalha de Uhud.
A consulta produz confiança, responsabilidade, interesse, respeito mútuo
e espírito de grupo na família. Ela aumenta a criatividade e o olhar
responsável dentre os membros da família. Ela dá um senso de
propriedade na mente de todos, o que é essencial para qualquer
tentativa de sucesso. Ela ajuda a curar a doença da arrogância e do
egoísmo. É o pilar de uma vida social islâmica bem sucedida. A
consulta em uma família cria um ambiente animado e dinâmico. No
entanto, a consulta precisa de cuidado e pertinência.
Lealdade
A lealdade tem um aspecto relativo e um significado mais amplo. O
requisito mínimo em uma família é que marido e mulher sejam leais um
ao outro em seu relacionamento conjugal. A infidelidade é um pecado
grave, punível da maneira mais severa. Enquanto a fidelidade é
recompensadora nos dois mundos, a infidelidade traz a suspeita, tortura
mental, frustração e uma atmosfera “infernal” neste mundo e um
Inferno real no próximo.
No sentido mais amplo, a família mistura-se através da lealdade e
confiança entre seus membros. Na história da humanidade, a lealdade
familiar estendia-se a lealdade tribal e criava reinos e civilizações.
‘Asabiya’ (ou lealdade tribal) estava no centro das características
Árabes pré-islâmicas. O Islã refinou suas características dinâmicas
e poderosas com a visão de se criar uma ‘ummah global’. Sua força
potente manteve o domínio e criou uma civilização incomparável.
Ibn
Khaldun, al-Muqaddimah.
Compromisso e Sacrifício
A família são gerações de pessoas próximas enlaçadas, vivendo
juntas, compartilhando espaço e outros recursos materiais. O
compartilhamento em si exige compromisso e sacrifício. O sacrifício
tem muitas dimensões. Dispensar o tempo apropriado e gastar as riquezas
apropriadas com a família também é sacrifício e no Islã isso é
tratado como louvor. Sacrificar a opinião de um por um benefício mais
amplo também é difícil para muitos.
O sacrifício começa pelo entendimento consciente do que ele significa.
É um fenômeno inevitável no mundo da criação do destino humano, no
trabalho islâmico. O sacrifício está ligado à submissão voluntária
a Allah e à mais plena convicção no Islã. É um treinamento islâmico
essencial que constrói o caráter e a personalidade de um indivíduo
para que ele desempenhe um papel significativo na Terra. O sacrifício
do último Profeta (saaws) e seus companheiros abençoados, na esteira
de insuperável barreira, foi a alpondra para a ascendência do Islã. A
história da humanidade ensina uma mensagem única, isto é, o sacrifício
está no centro da vitória.
Justiça
A justiça está no coração do plano criativo de Allah. A criação do
Paraíso e do Inferno é devido à esta justiça não cumprida na Terra.
As palavras árabes, ‘Qist’ e ‘Adl’, são bem mais amplas na
verdade. A Justiça está entrelaçada com a Verdade. Manter o equilíbrio
apropriado entre direitos e responsabilidades também é justiça. A
justiça na família não significa necessariamente divisão idêntica
de tudo para todos. No mundo real, justiça significa procedimentos
eqüitativos e equilibrados. Acima de tudo, procedimentos na família não
devem ser vistos como injustos, principalmente pelas crianças. Nós
podemos não perceber, crianças são observadores perspicazes do que
acontece em torno deles e do que seus pais dizem ou fazem. Torna-se
ainda mais importante que os pais se tornem mais cuidadosos com seus
comportamentos e procedimentos. A família é um mini-estado e a justiça
estabelecida nela tem impacto na sociedade.
Receptividade e Transparência
Quando os pais são receptivos e transparentes em seus procedimentos,
eles têm um efeito positivo tremendo nas crianças. Isto pode às vezes
pôr os pais em situação difícil, mas é assim que deve ser. A vida
pessoal e familiar do Profeta Muhammad (saaws) estava na luz da história.
Se os pais tentam esconder alguns de seus maus hábitos dos filhos, eles
têm sérias consequências negativas na personalidade dos filhos. Pais
muçulmanos não podem bancar o papel de Jekyll e Hyde.
O Caráter Islâmico
O estabelecimento de um caráter islâmico na casa é responsabilidade
dos pais. As crianças contribuem para isso, de acordo com sua idade e
maturidade. Quando rituais e o espírito do Islã são conscientemente
cultivados e praticados em uma família, eles criam um ambiente dinâmico
e alegre onde cada membro protege o outro do mal. Isto dá origem a uma
atmosfera de aprendizado positiva na sociedade.
Súplicas
As súplicas dos pais para as crianças são recompensadas. Allah gosta
disso. Isso é uma prática profética. Ela cria amor e respeito uns
pelos outros. O Qur’an e livros de Hadith contêm muitas súplicas
dessa natureza.
Questões:
1. Por que o conceito de família é considerado obsoleto na cultura
ocidental?
2. Qual é a diferença entre o amor por Allah e o amor entre marido e
mulher? Como eles estão ligados?
3. Quem sai perdendo quando há falta de carinho, cuidados e compaixão?
Como isto os afeta?
4. “Os pais, é claro, precisam saber o que está acontecendo no mundo
de suas crianças.” Por que isto é importante e como isso está
ligado ao respeito?
5. Faça uma lista dos resultados e efeitos positivos de se usar a
consulta na família.
6. O que “lealdade familiar” significa? Por que é importante?
7. O que está envolvido no sacrifício em uma família? Dê 5 exemplos.
No que resultam o compromisso e o sacrifício?
8. Dê 5 exemplos de situações importantes em que os pais têm que
exercitar a justiça.
9. Como e por quê a falta de receptividade e transparência dos pais
geram sérias consequências na personalidade das crianças?
10. Cite 10 maneiras de se estabelecer um caráter islâmico na casa.
11. Cite algumas referências no Qur’an de súplica pelas crianças.
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