Um Recém-Chegado na Família

 


 

Lição 9: Um Recém-Chegado na Família

Um Processo Difícil Porém Gratificante


Toda ação de um muçulmano é uma ibadah (adoração à Allah). O que poderia ser mais gratificante do que ajudar a criar e receber um novo servo de Allah na Terra? Nove meses pode não ser muito, mas, para um bebê no útero, traz o fim de um período extraordinário de sua jornada. É uma jornada através da qual uma impura ‘gota ejaculada’ (al-Qur'an 86:6) é amoldada no alojamento seguro do útero da mãe (al-Qur'an 23:12-14) e cresce mais e mais para se tornar um ‘ser humano’. Como o ser humano não é feito para ficar confinado em um pequeno espaço, ele precisa de um mundo físico mais amplo para que possa passar pelo processo de ‘teste e aflição’ para o qual ele é destinado.


O Nascimento


O nascimento de um bebê é um misto de ansiedade, entusiasmo e expectativa. Para as mães é uma experiência que a completa. Allah dotou-as de uma força de resistência e coragem excepcionais para suportar o fardo e desconforto. Uma nova vida em seu colo é um sonho que se torna realidade para ambos os pais. É a experiência suprema de união para um casal, ambos trabalhando em harmonia para trazer uma nova criatura ao mundo.

Embora o ser pais seja uma questão de preparação desde o momento em que a pessoa planeja se casar, o nascimento inicia a experiência de ‘mundo real’ do ser pais. O parto é uma experiência traumática e dolorosa tanto física como psicológica, para a mulher. Para muitos maridos pode ser difícil ver a pessoa amada em dor, mas sua presença tem um efeito calmante em suas parceiras. Ela reduz a ansiedade e proporciona um sentimento de segurança para as esposas quando é mais preciso. A experiência compartilhada cria uma ligação mais profunda entre o casal em seu objetivo comum de servir a Allah.


Costumes Islâmicos no Nascimento de Uma Criança


O conforto e segurança do bebê quebra-se repentinamente no novo mundo desconhecido. O recém-nascido (al-mawlood, pl. - mawalid) chora. A Sunnah do Profeta ensina que quando um bebê nasce ele precisa ser limpo e vestido. Um homem adulto, o pai ou alguém próximo da família, deve recitar o adhan (chamado ritual para a oração coletiva) no ouvido direito e o iqamah (anúncio ritual para o início da oração) no ouvido esquerdo. No mundo do espírito o homem declarou sua prontidão instintiva para aceitar Allah como seu Senhor (al-Qur'an 7:172). O primeiro som a chegar ao ouvido de um bebê deve ser, portanto, a declaração da grandiosidade de Allah, para que assim o som sempre ressoe em sua memória e fixe-se em sua alma. É mencionado em um hadith que o demônio foge ao som do adhan.


A mãe da crente Ayesha (RA) mencionou, “Eu vi o profeta fazer adhan no ouvido de al-Hussein ibn Ali quando sua mãe, Fatima, deu a luz à ele. (Ahmad, Abu Dawud e Tirmidhi).

Quando uma criança nascia em uma família, Ayesha (RA) não perguntava se era menino ou menina, ao invés disso ela perguntava “está completo e são?” então, se ela fosse informada de que estava, ela dizia, “todos os louvores e agradecimentos são para Allah, Senhor de toda a criação”. (Bukhari)

É uma excelente prática dar um pedacinho de tâmara mastigada para o bebê, para que assim ele inicie sua vida com doçura.

Ayesha (RA) disse “recém-nascidos eram trazidos ao mensageiro de Allah e ele suplicava por bênção para eles e esfregava uma tâmara mastigada em seu palato. (Muslim, Abu Dawud).

Pais muçulmanos têm dua (súplica) instintiva para seu recém-nascido. A súplica de Maria (AS) a esse respeito é única. (al-Qur'an 3:36).

A chegada de uma criança em uma família é uma notícia alegre que precisa ser comunicada e compartilhada. (al-Qur'an 3:39, 37:101).


Costumes Islâmicos na Primeira Semana de Uma Criança


“Toda criança é mantida em promessa por sua aqiqa a qual é sacrificada por ele em seu sétimo dia e então ele recebe um nome e seu cabelo é raspado.”
(Ahmad and Abu Dawud).

O nome deve estar ligado ao de seu pai. (al-Qur'an 33:5). Os nomes devem ser significativos. Nomes louváveis são aqueles que significam servos de Allah ou Seus atributos, os profetas e as pessoas piedosas.

“Os mais queridos de seus nomes aos olhos de Allah, o Poderoso e Magnífico, são Abdullah e Adbur Rahman” (Muslim).

Os nomes não devem ser tais que foram desaprovados ou proibidos pelo Profeta.

Qualquer um a quem tenha nascido um filho e deseje oferecer um sacrifício que ele sacrifique dois carneiros para um menino e um carneiro para uma menina. (Abu Dawud e
Nasa'i)

Com a criança há aqiqa, então derrame o sangue para ele e remova o perigo dele (Bukhari, Ahmad, Abu Dawud, Tirmidhi).

Quando al-Hasan nasceu, ele (o mensageiro) disse para ela (Fatima) : raspe seu cabelo e dê o peso de seu cabelo em prata aos pobres. Então, ela raspou seu cabelo, pesou-o e seu peso era um dirham ou uma parte de dirham. (Ahmad e al-Baihaqi)

A fitrah (o modo natural) são cinco: circuncisão, raspar as partes privadas, aparar o bigode, cortar as unhas e retirar o pelo das axilas (Bukhari, Muslim). A circuncisão é melhor no sétimo dia.

Filhos e Filhas Devem Ser Tratados Igualmente



O sexo de uma criança não deve incomodar os pais. Afinal, é a vontade divina. Filhos e filhas devem ser tratados igualmente. Na Arábia pré-islâmica e em algumas outras sociedades filhas eram o símbolo da vergonha e eram tratadas de maneira vergonhosa ao ponto de alguns pais árabes enterrarem-nas vivas. É uma ironia que muitas sociedades até hoje não recebem bem o nascimento de filhas do mesmo modo que o fazem com filhos.

Quem quer que cuide de duas meninas até que elas se tornem adultas ele e eu estaremos no Dia da Ressureição – e ele entrelaçou seus dedos (Muslim). O comportamento do Profeta com sua filha Fatima era exemplar.

As Exigências dos Bebês Recém-Nascidos



A exigência dos bebês recém-nascidos é contínua e tremenda. As mães devem estar na dianteira para assegurar que o bebê está limpo, alimentado, amado e protegido. O leite materno é o alimento perfeito para bebês humanos. O toque físico do bebê com a mãe durante a amamentação cria um relacionamento alegre entre os dois. Esta é a origem do amor pra vida inteira entre uma mãe e um filho.

Bebês recém-nascidos são totalmente dependentes dos adultos. O único modo deles se comunicarem é chorando quando eles estão com fome ou desconfortáveis e sorrindo quando estão felizes. Suas mãos e pés participam de suas ações. Bebês gostam de ser embalados e que se fale com eles. A melhor prática para os pais é recitar o Qur’an para eles.

E Quanto a Outras Crianças?


Um bebê recém-nascido naturalmente toma toda a atenção em uma família. Irmãos e irmãs mais velhos podem se sentir um pouco de lado. O mais novo, que provavelmente tinha monopolizado a atenção dos pais até então, pode ficar confuso ou com ciúmes. Os pais devem ser sensíveis quanto a isso. É só uma questão de tempo até que as coisas se acalmem e os irmãos e irmãs aprendam a acomodarem-se para criar um relacionamento para a vida inteira.


Passando Adiante a Responsabilidade da Fé


Segurar um bebê nos braços é uma das experiências mais satisfatórias emocionalmente na vida. Ver um bebê crescer e florescer é a mais gratificante. Conhecer um bebê recém-nascido nos primeiros dias e semanas é também uma experiência sensacional que alcança muito mais do que somente cuidar de suas necessidades diárias. O bebê aprende sobre seus pais, a família e o que o cerca. É um período inesquecível para toda a família vendo uma pequena pessoa entendendo o mundo ao seu redor. Neste processo, os pais também tornam-se mais maduros e responsáveis na vida. É um processo interativo dinâmico.

Crianças são uma fonte de vigor para o coração, alegria para a alma e prazer para os olhos. A riqueza e os filhos são adornos para os seres humanos (al-Qur'an 18:46) que os seduzem para a vida mundana. Muitos esquecem o papel de criar apropriadamente suas crianças por causa do intenso amor por eles. Os pais são para a proteção e cuidados físicos de suas crianças. Tempo é o presente inestimável que os pais podem dar às suas crianças. Acima de tudo, os pais muçulmanos têm a obrigação de passar a amanah (Confiança, Responsabilidade) da fé para suas crianças desde uma idade muito jovem e tenra, para que assim eles possam crescer com uma personalidade muçulmana equilibrada. Só então elas poderão testemunhar a Verdade perante a humanidade no futuro.

Questões:


1. De acordo com o Qur’an, quão importante é o estágio da criança dentro do útero da mãe e que relação ele tem na vida do ser humano?

2. “A experiência compartilhada cria uma ligação mais profunda entre o casal”. Em sua visão, de quais modos um marido pode apoiar sua esposa durante o parto?

3. Faça uma lista de coisas a fazer (como revelado pela Sunnah) depois que uma criança nasce. Mostre a ordem de precedência e comente o significado de cada ação.

4. Há de fato grande sabedoria nos costumes islâmicos na primeira semana de uma criança. Você pode encontrar pontos que justifiquem essa declaração?

5. Você pode pensar em razões por quê, até hoje muitas sociedades não recebem bem o nascimento de filhas?

6. A criança é completamente dependente de seus pais. Sugira modos pelos quais os pais podem assegurar-se de que eles estão sempre atentos às necessidades da criança e supri-las.

7. “Neste processo, os pais também tornam-se mais maduros e responsáveis na vida.” Desenvolva isso mostrando quais aspectos do caráter dos pais melhoram.

8. Mostre também como as crianças podem seduzir os seres humanos para a vida mundana.

 

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