Pilares da Religião Islâmica

 

 

 

Pilares da Religião Islâmica

 

 

Os chamados Pilares da Fé no Islã são cinco deveres básicos para todo muçulmano ou muçulmana. 

 

São eles: 

 

  A Profissão de Fé ou “Shahada”:é o testemunho da crença em Allah, o Deus Único, e de que o profeta Muhamad (SAWS) é Seu Mensageiro e deve ser pronunciado toda vez que alguém pretenda ingressar na fé islâmica. Para aqueles que professam a religião por tradição familiar, está implícito em sua prática religiosa. Também é repetida como parte integrante das cinco orações diárias que todo muçulmano deve realizar e deve ser formulada da seguinte maneira: “Testemunho que não há outra divindade a não ser Allah e que Muhamad é Seu Mensageiro”, preferencialmente em árabe. 

  As Orações Diárias: são em número de cinco e devem ser precedidas de um ritual de higienização chamado ablução. São obrigatórias para todo muçulmano ou muçulmana que atinge a puberdade. 

  O Pagamento do “Zakat:: o “Zakat” é um imposto cobrado de todo muçulmano ou muçulmana que possua bens a partir de um determinado valor tributável.  É uma obrigação do indivíduo para com a sociedade e sua aplicação é essencialmente social, não sendo válido para um muçulmano pagá-lo a parentes ou familiares cujo sustento é de sua responsabilidade e devendo ser preferencialmente distribuído na localidade onde foi arrecadado.  Sua distribuição atende a uma escala de prioridades previamente determinada, sendo a responsabilidade da cobrança do governo islâmico ou de uma entidade representativa da comunidade islâmica. No caso de muçulmanos residentes em países que não possuam uma comunidade organizada, pode ser pago diretamente aqueles que estejam incluídos na relação de beneficiários. 

  O Jejum do Mês de Ramadã: o calendário islâmico é lunar e como conseqüência suas festividades não se restringem a uma determinada estação do ano. Este jejum consiste na abstinência, pelo período de um mês lunar, de comida, bebida e relações sexuais da alvorada ao pôr do Sol desde que a sua observância não cause prejuízos a saúde do jejuante. 

  O “Hajj” ou Peregrinação: é a obrigação de efetuar a visitação a cidade de Meca, localizada na Arábia Saudita onde se encontra a Caaba, considerada pelos muçulmanos como o local onde Abraão reconstruiu o primeiro templo para adoração do Deus Único, inicialmente construído pelo primeiro homem, Adão. É imprescindível que aquele que pretende fazer a visitação, esteja em condições físicas para efetuá-la devido ao esforço despendido e que disponha de meios financeiros para tal. Os que não estão em condições de satisfazer a estes dois requisitos ficam dispensados desta obrigação, sendo vedado ao muçulmano sacrificar o bem-estar de sua família para realizar a visitação.

Texto de Maria C.  Moreira & Márcia Vianna Gaspar

Ver Créditos e Bibliografia

 

                                       Home                             Artigos