O Conceito Islâmico da Psique Humana e as Tradições Islâmicas na Psicoterapia

 



 

A psicologia como disciplina e sua aplicação tradicional (psicoterapia) para curar problemas emocionais e psicológicos, tem sido um produto de normas culturais, religiosas e étnicas na sociedade. O Islã como uma religião, e subsequentemente como uma cultura, desenvolveu um conceito da psique humana e produziu um corpo de conhecimento para curar distúrbios na alma (psique) dos seres humanos.

O termo ‘psicoterapia’ apareceu pela primeira vez de uma forma ou de outra bem antes de sua formulação moderna (Rizvi, 1989). Dos tempos antigos até os atuais, a maioria dos métodos da psicoterapia, embora diferentes em teoria e prática, tem alguns elementos filosóficos comuns, mas no presente carecem de síntese. Isto se deve amplamente ao fato de que as teorias ocidentais da psique humana foram influenciadas pelas ideologias judaico-cristãs (Rizvi, 1989).

Embora o Islã, o Cristianismo e o Judaísmo tenham muito em comum, diferem em suas definições da psique humana. Similarmente, as contribuições paralelas de Freud para a psicologia e psicoterapia ocidentais foram muito influenciadas pela sua própria natureza judaica e seu treinamento talmúdico (Bakan, 1958). O background judaico de Freud também teve uma forte influência na gênesis de sua teoria psicanalítica (Robert, 1977). Freud viu a religião como uma neurose obssessiva universal da humanidade, e Deus como uma invenção da humanidade para encontrar um substituto para a figura paterna. De acordo com sua teoria do conflito edipiano, no qual a figura do pai (ou Deus) apresenta uma ameaça à masculinidade do menino, o medo da castração modelou a natureza da psicologia e psicoterapia clínica moderna (Badri, 1979).

As tradições islâmicas na psicoterapia desenvolveram do conceito corânico da psique humana. O Alcorão afirma que os seres humanos (a psique humana) foram criados para ser diferentes dentro de um esquema universal.

‘Veja, teu Senhor disse aos anjos: Eu criarei um Vice-gerente sobre a terra.’ (Alcorão 2: 30)

 ‘Quando Eu o tiver moldado (em devidas proporções) e soprado nele do Meu espírito (ruh), prostrem-se em respeito a ele.’  (Alcorão 15: 28-29)

Portanto, Deus criou um ser, que sozinho entre Sua criação possui o espírito divino (ruh) e a consciência de Deus. Em acréscimo a este aspecto espiritual, foi dada a esta criação única a dimensão racional da personalidade (a habilidade de criar conhecimento). 

‘E Ele ensinou a Adão os nomes de todas as coisas’ (2:31).

Finalmente, o Alcorão diz que: ‘Certamente, Nós criamos o homem na melhor das formas.’  (95:4)

De acordo com o Alcorão, é o elemento divino na psique humana que coloca os seres humanos na posição de serem os vice-gerentes de Deus na terra. Esta definição islâmica da psique humana é a base sobre a qual as tradições islâmicas na psicoterapia se desenvolveram durante a civilização islâmica. 

 

Texto: ‘The Islamic Concept of the Human Psyche and Muslim Traditions in Psychoterapy’ de Wahida Valiante. Wahida Valiante é a vice-presidente do Canadian Islamic Congress. O presente abstrato foi retirado de um trabalho que ela apresentou em 1997 na 74a. Conferência Anual da Associação Ortopsiquiátrica Americana em Toronto, e que foi atualizado na Associação Islâmica de Serviços Sociais em Abril de 2000, em Toronto. Foi distribuído através da mala direta do Canadian Islamic Congress, que autoriza sua utilização.

 

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