Os Tipos de Coração

 

Assim como o coração pode ser descrito em termos de estar vivo ou morto, também pode ser considerado como pertencendo a um dos três tipos: o coração saudável, o coração morto e o coração doente.

 

O coração saudável

 

No Dia da Ressurreição, somente aqueles que vierem a Allah com um coração saudável serão salvos. Allah diz:

“Dia em que de nada valerão bens ou filhos, Salvo para quem comparecer diante de Deus com um coração sincero.” (26:88-89)

Ao definir o coração saudável, o seguinte foi dito: "É um coração purificado de qualquer paixão que desafie o que Allah ordena, ou contesta o que Ele proíbe. Está livre de qualquer impulso que contradiga o Seu bem. Como resultado, é salvaguardado contra a adoração de qualquer outra coisa que não seja Ele, e não busca o julgamento de nenhum outro exceto o de Seu Mensageiro (as). Seus serviços são reservados exclusivamente para Allah, de boa vontade e amorosamente, com total confiança, relacionando todos os assuntos a Ele, com temor, esperança e dedicação sincera. Quando ama, seu amor está no caminho de Allah. Se detesta, detesta a luz do que Ele detesta. Quando dá, dá por Allah. Se retém, retém por Allah. No entanto, tudo isso não será suficiente para a sua salvação até que esteja livre de seguir, ou tomar como seu guia, qualquer outra pessoa que não o Seu Mensageiro (as)."

Um servo com um coração saudável deve dedicá-lo ao fim de sua jornada, e não basear suas ações e discursos naqueles de qualquer outra pessoa exceto o Mensageiro de Allah (as). Não deve dar precedência a qualquer outra fé ou palavras ou ações sobre as de Allah e Seu Mensageiro, que Allah o abençoe e lhe conceda a paz. Allah diz:

"Ó crentes, não se coloquem acima de Allah e Seu Mensageiro, mas temam a Allah, pois Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo.” (49: 1)

 

O coração morto

 

Este é o oposto do coração saudável. Não conhece o seu Senhor e não O adora como Ele ordena, da maneira que Ele gosta e com o qual Ele está satisfeito. Apega-se, em vez disso, às suas concupiscências e desejos, mesmo que sejam susceptíveis de provocar o desagrado e a ira de Allah. Adora outras coisas além de Allah, e seus amores e seus ódios, e sua doação e sua retenção, surgem de seus caprichos, que são de suma importância para ele e preferíveis, acima do prazer de Allah. Seus caprichos são seu imame. Sua luxúria é seu guia. Sua ignorância é seu líder. Seus impulsos crus são o seu ímpeto. Está imerso em sua preocupação com os objetivos mundanos. Está bêbado com suas próprias fantasias e seu amor por prazeres imediatos ​​e fugazes. É chamado a Allah e a akhira à distância, mas não responde a conselhos e, em vez disso, segue qualquer shaytan ardiloso e astuto. A vida o irrita e agrada, e a paixão o torna surdo e cego[1] para qualquer coisa, exceto o que é mal.

Associar-se e manter companhia com o dono de tal coração é tentar a doença: viver com ele é como tomar veneno, e fazer amizade com ele significa total destruição.

 

O coração doente

 

Este é um coração com vida, assim como com doença. A vida o sustenta em um momento, a doença em outro, e segue aquela que conseguir dominá-lo.

Tem amor por Allah, fé Nele, sinceridade para com Ele e confiança Nele, e é isso que lhe dá vida. Também tem um desejo de luxúria e prazer, e prefere-os e se esforça para experimentá-los. É cheio de auto-admiração, o que pode levar à sua própria destruição. Ouve dois interlocutores: um chamando a Allah e Seu Profeta (saws) e a akhira; e o outro chamando-o aos prazeres fugazes deste mundo. Responde a qualquer um dos dois que tenha mais influência sobre ele no momento.

O primeiro coração está vivo, submetido a Deus, humilde, sensível e consciente; o segundo é frágil e morto; o terceiro oscila entre sua segurança ou sua ruína.

 

SINTOMAS DA DOENÇA DO CORAÇÃO E SINAIS DE SUA SAÚDE

 

"Ele foi Quem infundiu o sossego nos corações dos crentes para acrescentar fé à sua fé. A Deus pertencem os exércitos dos céus e da terra, porque Deus é Prudente, Sapientíssimo." (48: 4)

 

Os sinais de um coração doente

O coração de um servo pode estar doente e se deteriorar seriamente, enquanto ele permanece inconsciente de sua condição. Pode até morrer sem que ele perceba. Os sintomas de sua doença, ou os sinais de sua morte, são que seu dono não está ciente do dano que resulta dos prejuízos causados ​​por ações erradas, e não é perturbado por sua ignorância da verdade ou por suas crenças falsas.

Uma vez que o coração vivo experimenta a dor como resultado de qualquer feiura que encontra e pelo reconhecimento de sua ignorância da verdade (em um nível que corresponde ao seu nível de consciência), é capaz de reconhecer o início da decadência - e o aumento na gravidade do remédio que será necessário para pará-lo, - mas às vezes prefere aguentar a dor em vez de se submeter ao árduo julgamento da cura!

Alguns dos muitos sinais da doença do coração é a troca de bons alimentos por alimentos prejudiciais, de bons remédios pela doença vergonhosa. O coração saudável prefere o que é benéfico e cura ao que é danoso e prejudicial; o coração doente prefere o oposto. O sustento mais benéfico para o coração é a fé e o melhor remédio é o Alcorão.

Os sinais de um coração saudável

Para que o coração seja saudável, deve partir desta vida e chegar à próxima, e então se estabelecer como se fosse uma de suas pessoas; só chegou a essa vida como viajante, tomando as providências necessárias e voltando para casa. Como o Profeta, que Allah o abençoe e lhe conceda a paz, disse a Abdullah ibn Umar: "Esteja neste mundo como se fosse um estranho ou um viajante". [2] Quanto mais doente o coração é, mais deseja este mundo; permanece nele até se tornar como uma de suas pessoas.

O coração saudável continua a incomodar seu dono até que ele retorne a Allah, e esteja em paz com Ele, e se una a Ele, como um amante impulsionado pela compulsão que finalmente alcança seu amado. Além de seu amor por Ele, não precisa de outro e, depois de invocá-Lo, não são necessárias outras invocações. Servir a Ele exclui a necessidade de servir a qualquer outro.

Se este coração sente falta de recitar o Alcorão e invocar Allah, ou completar um dos atos prescritos de adoração, seu dono sofre mais aflição do que um homem cauteloso que sofre por causa da perda de dinheiro ou de uma oportunidade perdida de ganhá-lo. Almeja servir, assim como uma pessoa faminta anseia por comida e bebida.

Yahya ibn Mu'adh disse: "Quem estiver satisfeito em servir a Allah, tudo terá prazer em servi-lo; e quem tiver prazer em contemplar Allah, todas as pessoas terão prazer em contemplá-lo."

Este coração tem apenas uma preocupação: que todas as suas ações e seus pensamentos e proferimentos interiores sejam obedientes a Allah. É mais cuidadoso com o seu tempo do que as pessoas mais malvadas estão com o seu dinheiro, de modo que não seja gasto com desperdício. Quando entra na oração, todas as suas preocupações e ansiedades mundanas desaparecem e encontra seu conforto e bem-aventurança em adorar seu Senhor. Não deixa de mencionar Allah, nem se cansa de servi-lo, e não encontra companhia íntima em ninguém, exceto na pessoa que o guia a Allah e o recorda Dele.

Sua atenção para a correção de sua ação é maior do que sua atenção com a própria ação. É escrupuloso em se certificar de que as intenções por trás de suas ações são sinceras e puras, e que resultam em boas ações.

Dessa forma, e apesar de tudo isso, não apenas atesta a generosidade de Allah ao dar-lhe a oportunidade de realizar tais ações, mas também atesta suas próprias imperfeições e falhas ao executá-las.

As causas da doença do coração

As tentações a que o coração está exposto são o que causa sua doença. Estas são as tentações dos desejos e fantasias. Os desejos fazem as intenções e a vontade serem corrompidas, e as fantasias fazem com que o conhecimento e a crença vacilem.

Hudhayfa ibn al-Yamani, que Allah esteja satisfeito com ele, disse: "O Mensageiro de Allah (saws) disse:" As tentações são apresentadas ao coração, uma a uma. Qualquer coração que as aceitar será deixado com uma mancha negra, mas qualquer coração que as rejeitar ficará com uma marca de pureza, de modo que os corações sejam de dois tipos: um coração escuro que se afastou e se tornou como um vaso virado, e um coração puro que nunca será prejudicado pela tentação enquanto a terra e o céu existirem. O coração escuro só reconhece o bem e denuncia o mal quando isto satisfaz seus desejos e caprichos. " [3]

Ele, que Allah o abençoe e lhe conceda a paz, colocou corações, quando expostos à tentação, em duas categorias:

Primeiro, um coração que, quando exposto à tentação, absorve-a como uma esponja que absorve a água, deixando nela uma mancha negra. Continua absorvendo cada tentação que é oferecida a ele até que seja escurecido e corrompido, que é o que ele quis dizer com "como um vaso derrubado". Quando isso acontece, duas doenças perigosas tomam conta dele e o mergulham na ruína:

O primeiro é o de confundir o bem com o mal, a ponto de não reconhecer o primeiro e não denunciar o segundo. Esta enfermidade pode até se apoderar dele a ponto de acreditar que o bem é mal e vice-versa, sunnah é bida e vice-versa, a verdade é falsa e falsidade é verdade.

O segundo é o de estabelecer seus desejos como juiz, além do que o Profeta (saw) ensinou, de modo que é escravizado e guiado por seus caprichos e fantasias.

Segundo, um coração puro que a luz da fé é brilhante e da qual irradia o seu esplendor. Quando a tentação é apresentada a corações puros assim, eles se opõem e rejeitam, e assim sua luz e iluminação só aumentam.

 

Condensado dos livros “A PURIFICAÇÃO DA ALMA de acordo com as primeiras fontes compilado dos trabalhos de Ibn Rajab al-Hanbali, Ibn al-Qayyim al-Jawziyya e Abu Hamid al- Ghazali coletado e organizado por Ahmad Farid” e “Purificação do Coração – Sinais, Sintomas e Curas das doenças espirituais do coração” de autoria do Imam Mawlud, a partir da tradução para o inglês do sheikh Hamza Yusuf.  Material elaborado por Maria Christina Moreira

 

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[1] Foi relatado sobre a autoridade de Abu Darda que o Mensageiro de Allah, que Allah o abençoe e lhe conceda a paz, disse: "Seu amor por algo que o torna cego e surdo". Abu Daw'ud, al-Adab, 14/38; Ahmad, al-Musnad, 5/194. O hadith é classificado como hasan.

[2] Al-Bukhari, Kitab ar-Riqaq, 11/233.

[3] Muslim, Kitab al-Iman, 2/170 (com texto diferente).

 

 

 

 

 

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