Os Sete Estados da Alma

 

A primeira delas é a alma que ordena o mal, à qual o Todo-Poderoso aludiu com as palavras da esposa do oficial de justiça: “Nem exonero minha própria alma; de fato, a alma ordena o mal, exceto quando meu Senhor tem misericórdia”. (Yusuf, 12:53).

A palavra ammara [“aquele que ordena”] é uma forma nominal enfática, o que implica que continuamente embeleza o mal para seu proprietário. No entanto, essa alma maldosa pode ser elevada, por meio de esforço e purificação, ao segundo nível, que é o da alma reprovadora.

A alma reprovadora é aquela que às vezes incita o bem, às vezes o mal; e quando seu proprietário comete o mal, ela o repreende e lhe diz que se arrependa e volte atrás. Deus alude a isso quando diz: “E juro pela alma reprovadora “. (Al-Qiyamah, 75:2).

Mais alto ainda é o terceiro nível, o da alma inspirada, à qual Deus alude quando diz: “Então inspirou-a a (discernir entre) sua maldade e sua piedade!” (Al-Shams, 91:8). Quando uma pessoa se eleva em sua fé em Deus, sua alma começa a abrandar suas instigações e paixões. Quando começa a elevar os níveis de sua conexão com Deus, Todo-Poderoso, lutando contra sua alma reprovadora, essa alma se torna receptiva às inspirações do Todo-Poderoso real, e suas instigações de capricho e desejo começam a diminuir. Ela passa a ser dominada pela reflexão, meditação e pensamento profundo, e é inspirada a utilizar um discernimento sólido e a percepção poderosa, resultando em uma inclinação predominante para o que é bom e justo.

Se a pessoa continua a ascender em autopurificação, atinge um nível superior ao da alma inspirada, ou seja, o da alma em paz, da qual Deus diz: “Ó alma em paz!” (Al-Fajr, 89:27). Quando a luz da inspiração divina brilha sobre esta alma, ela encontra a paz no Todo-Poderoso real. Sua certeza se torna mais forte e as vicissitudes e os fenômenos ao seu redor não são mais capazes de arrancar-lhe essa paz.

Esta paz ou tranquilidade é uma qualidade dos próximos virtuosos de Deus: é relatado que Ibrahim ibn Adham[1] (Deus tenha misericórdia dele) uma vez embarcou em um navio que estava cercado por ondas por todos os lados. Ibrahim enrolou o pano em volta da cabeça e deitou-se para dormir, pois não havia nada que pudesse ser feito fisicamente, e tudo o que restava era medo ou tranquilidade. Os outros passageiros do navio clamaram com gritos de medo e orações e o acordaram, dizendo: “Você não vê o perigo que corremos?”.  “Isso não é perigo”, disse ele. “E o que é perigo, então?”, perguntaram. Ele respondeu: “Ter necessidade de seres humanos”. Ele então disse: “Ó Deus, Tu nos mostraste o Teu poder; mostre-nos agora Tua clemência”; e o mar ficou calmo como um jarro de azeite.Quando a paz e a estabilidade interior são preponderantes na alma de um homem, leva a uma espécie de estabilidade na vida real, a ponto de o mar ficar calmo como um jarro de azeite.

Então, vem outro nível ainda mais elevado, o quinto nível da alma. Esta é a alma contente, à qual Deus alude dizendo: “Retorna satisfeita a teu Senhor”. (Al-Fajr, 89:28).

Este contentamento é maior do que o contentamento convencional, pois significa o estabelecimento do contentamento na alma para que ela se torne satisfeita com as ações de Deus e Seu planejamento neste mundo. Esse contentamento, cujo locus é o coração, não se opõe nem contradiz as ações do corpo na utilização de meios para mudar a realidade para melhor; estamos falando aqui de uma alma contente, dotada de sabedoria, genialidade e profundidade, não uma alma que negligencia o mundo real ou deixa de lidar com ele e trabalhar para melhorá-lo.

Então vem o sexto nível, ou seja, a alma aceita, à qual o mesmo versículo alude: “Retorna satisfeita a teu Senhor, (também Ele contigo) satisfeito” (Al-Fajr, 89:28), por causa de quão perto está da alma contente. Aquele que está contente recebe contentamento, e aquele que vive de acordo com o significado do contentamento em Deus é, por sua vez, bem recebido pelo Deus Todo-Poderoso sendo, assim, aceito.

E quando o contentamento do servo é combinado com a aceitação satisfeita do Senhor Todo-Poderoso, a alma fica pronta para ascender ao nível mais elevado das almas humanas, o da alma perfeita. O significado de perfeição aqui é perfeição relativa, pois a perfeição absoluta pertence apenas a Deus; e esta perfeição torna uma pessoa digna e capaz de prosseguir em horizontes infinitos de conexão com Deus Todo-Poderoso.

 


Fonte: Excerto do livro "The Concept of Faith in Islam" de Habib Ali Al-Jifri.

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[1] Profeta Abraão, na tradição islâmica.