A Espiritualidade e Seus Efeitos na Recuperação

 

A Espiritualidade e Seus Efeitos na Recuperação

 

Se é o trabalho de Deus ou apenas uma boa atitude, os pacientes com vidas espirituais ricas podem ter uma chance melhor de recuperação de doenças graves. Os cientistas "pisam em ovos" quando oferecem explicações - eles evitam atribuir qualquer coisa a uma força sobrenatural. Mas eles dizem que, para certas doenças, a atividade religiosa parece estar associada com uma saúde melhor.

Uma equipe liderada pelo psiquiatra Harold Koenig da Duke University, estudando pacientes deprimidos hospitalizados por doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais, descobriu que aqueles que apresentaram altos índices no teste de "religiosidade inerente" (definida como um comprometimento religioso profundo) tendiam a se recuperar mais rápido. Em outro estudo na mesma universidade, por exemplo, Koenig e outros descobriram que adultos mais velhos que freqüentavam regularmente a igreja tendiam a fumar menos que aqueles que não o faziam. Um estudo de 23 anos em mais de 10.000 homens israelenses descobriu que aqueles com alto nível de ortodoxia tinham taxas reduzidas de doenças cardíacas.

Deixando de lado questões teológicas, como o papel da intervenção divina nas vidas dos pacientes, pesquisadores dizem que a religião pode ajudar a rapidez da recuperação e prevenir doenças de inúmeras formas:

 

  Hábitos saudáveis - as maiores religiões do mundo promovem estilos de vida moderados. Em alguns casos, pregam abstinência do álcool e de certos alimentos que, pelo menos em excesso, podem ser prejudiciais.

  Comunidade - ser parte de uma religião organizada significa se unir a um grupo que, no melhor dos casos, funciona como uma família grande e atenciosa. Isto pode ser uma importante proteção contra o isolamento social que contribui para doenças e recuperação lenta. Para aqueles que não tem família ou amigos no ambiente de trabalho, a comunidade de fé da igreja, sinagoga, mesquita ou outra assembléia religiosa pode ser especialmente crucial.

  Esperança, confiança e alívio do stress - para pacientes cardíacos que temem o que o futuro pode trazer, uma fé firme na benevolência de Deus pode ser uma fonte de conforto. Isto, por sua vez, pode reduzir o stress que faz a recuperação mais difícil.

  Oração e meditação - o poder da oração, no sentido estritamente científico, é sua habilidade para acalmar um espírito agitado. Outros exercícios espirituais, tais como meditação, podem ter o mesmo efeito. O Harvard's Mind/Body Medical Institute (Instituto Harvard de Mente/Corpo) disse que você pode provocar uma "resposta relaxante" - que se contrapõe ao stress produzindo uma resposta "lute-ou-voe" - pela repetição de uma palavra, som de oração ou frase como "Um", "paz", "O Senhor é meu Pastor" ou "Shalom", se desligando dos pensamentos diários.

 

Texto "Spirituality and Its Effect on Recovery" de Tom Gray. Retirado do site do Dr. C. Everett Koop http://health.aol.drkoop.com/  

Visite também o artigo "Guia de Saúde no Alcorão e na "Sunnah"  neste site.

 

Home                                                         Artigos