Islam, Iman e Ihsan - Os Três Níveis de Fé no Islã

 

Segundo estudiosos islâmicos, entre 45 dias a 80 dias antes da morte do Profeta Muhammad (saws) a revelação divina foi completada e foram revelados os versículos do Alcorão dizendo: “Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente e escolhi para vós o Islã como sua religião” (Alcorão: Capítulo 5, Versículo 3).

Na mesma época aconteceram os fatos relatados em um hadith conhecido como o Hadith do anjo Gabriel:

Omar Ibn Al Khattab (R.A.A.) narrou que num dia em que ele e outras pessoas estavam sentados em companhia do Mensageiro de Deus (S.A.A.S),aproximou-se dele um homem com roupa de resplandecente brancura, e tinha cabelos intensamente pretos. Não se lhe notavam sinais de que tivesse viajado, nem tampouco o conhecia nenhum de nós. Sentou-se em frente ao Profeta (S.A.A.S), apoiando os joelhos contra os do Profeta; e, pondo as mãos sobre as pernas dele, disse: “Ó Muhammad, fala-me a cerca do Islam!” O Mensageiro de Deus (S.A.A.S) lhe respondeu: “O Islam exige que prestes testemunho de que não há outra divindade além de Deus, e de que Muhammad é o Seu Mensageiro; que observes a oração e que pagues o zakat; que jejues no mês de Ramadam, e que realizes a peregrinação à Caaba, se tens meios para isso.” O homem disse: “Disseste a verdade”. A nós surpreendeu-nos que lhe perguntasse, e que logo confirmasse a verdade. O homem voltou a perguntar: “Fala-me sobre Iman (fé)!” E o Profeta lhe respondeu: “Que creias e tenhas fé em Deus, em Seus anjos, em Seus mensageiros e no Dia do Juízo. E que creias e tenhas fé no destino, tanto no bom como no mau.” E o homem disse: “Falaste a verdade! Fala-me agora sobre al-Ihsaan[1]  (fazer coisas boas e belas / perfeição, excelência / espiritualidade)!” O Mensageiro de Deus respondeu: ”Que adores a Deus como se O visse, pois se não O vês, Ele te vê.” O homem disse: “Fala-me acerca da Hora (do juízo)”. Disse o Profeta: “Quem está sendo interrogado disso não tem melhor conhecimento do que quem está fazendo a pergunta.” O homem insistiu: “Fala-me, então, dos seus sinais!” Disse o Mensageiro: “Será quando a escrava der a luz a sua própria senhora, e quando vires os descamisados e desamparados pastores de ovelhas competindo nas construções dos altos edifícios.” Aquele homem se foi, deixando-me pensativo por um bom tempo. O Profeta me perguntou: “Ó Omar, sabes quem era aquele que me perguntava?” Eu disse: “Deus e o seu Mensageiro têm melhor conhecimento!” Disse ele: “Era o Arcanjo Gabriel, que veio ensinar-vos a essência da vossa religião.” (Muslim)

Nesse hadith Deus disse ao Profeta Muhammad por meio do Arcanjo Gabriel (Jibreel) que o Islã tem os seguintes três níveis:

1. ISLAM - O primeiro nível do Islã também é chamado de "Islam" e refere-se a seguir os ensinamentos do Islã exteriormente em nossas vidas, ou seja, atos de adoração, relações com pessoas, responsabilidades sociais individuais e coletivas, ensinamentos morais e éticos e tudo o que pode ser observado por um olho externo. Este nível é considerado a dimensão horizontal do Islã e é o fundamento da fé islâmica. É a aceitação de se submeter à vontade de Deus manifesta nas ações de quem crê. Aquele que alcança esse nível de fé é chamado no Alcorão de Muslim ou Muslimah (muçulmano ou muçulmana).

2. IMAN - o segundo nível do Islã é chamado de "Iman" ou fé e abrange tanto o ato de crer quanto os níveis de certeza com os quais se vê e aceita a Verdade. Refere-se às crenças que um muçulmano deve ter, juntamente com um esforço para aumentar a certeza em Deus e em Sua orientação em todas as questões da vida, adquirindo conhecimento de maneira sincera para aplicá-lo na vida diária, provocando um aprofundamento da fé em Deus, até não restar nenhuma dúvida sobre Deus e Sua orientação. Este nível é considerado a dimensão vertical do Islã e dá ao Islã a sua altura. Aquele que alcança esse nível de fé é chamado no Alcorão de Mumin ou Mumina (o crente ou a crente).

3. IHSAN - O terceiro nível do Islã é chamado de "Ihsan". Significa o aperfeiçoamento da fé por meio da excelência espiritual, simbolizados pelas palavras do Profeta Muhammad (saws): "Adore a Deus como se O visse, porque se não O vê, Ele certamente lhe vê." Isso significa que um muçulmano completo está em um estado de testemunho de Deus com o olho do espírito ou [se não for capaz de alcançar um estado espiritual tão elevado] está em um estado de contemplação perpétua de que está sempre à vista de Deus. Esta espiritualidade é alcançada através de esforços concertados para embelezar a alma, libertando-a e ao coração de todas as qualidades negativas como raiva, ódio, ciúmes, inveja, arrogância, ganância, injustiça, impaciência, egoísmo, racismo, fanatismo, extremismo, presunção, vingança, dureza do coração, ignorância, covardia, pensamentos negativos, anseio por fama / controle / poder e todos os traços e tendências negativas; e desenvolvendo todas as boas qualidades como o amor, a paciência, a gratidão, o perdão, a bondade, a compaixão, a generosidade, a humildade, a sinceridade a Deus e a todos os seres humanos, a confiança em Deus, a recordação divina, a pureza interior, todos os traços positivos e tendências. É o desenvolvimento de um relacionamento íntimo com Deus, recebendo proteção divina e orientação em todos os assuntos da vida, porque a realidade da excelência espiritual é ser verdadeiro ao se voltar completamente para Deus, da maneira como Ele ordenou e que mais O agrada.

Este nível é considerado a terceira dimensão do Islã e a que dá ao Islã sua profundidade e beleza. É o nível mais elevado do Islã em que há esforço para se alcançar o pleno potencial humano, eliminando completamente a escuridão de dentro da alma e, consequentemente, recebendo a luz divina da sabedoria na qual se encontram respostas a todas as questões da vida como: quem sou eu, de onde venho, para onde estou indo, qual é o propósito da vida, por que Deus criou tudo e qual é realmente a verdadeira felicidade e sucesso. Aqui os buscadores sinceros de Deus alcançam um estado de realização de Deus (ou seja, a gnose que é o pináculo da conquista espiritual), resultando em paz interior total e uma felicidade infinita. Aquele que alcança esse nível de fé é chamado no Alcorão de Muhsin ou Muhsina, um termo difícil de traduzir ou definir, mas que pode ser considerado como aquele ou aquela que está muito próximo de Deus. São os que se empenharam na purificação de sua alma e de seu coração, purificando-os de tudo que não seja Deus.

Curiosamente, esse nível mais elevado do Islã é o menos entendido por muitos muçulmanos e é muitas vezes visto como opcional, algo a ser buscado apenas por uns poucos eleitos, quando na verdade a prática religiosa do muçulmano se torna incompleta sem ele. Independente de alcançar ou não o nível máximo de Ihsan, ou excelência espiritual, cabe a todo muçulmano ou muçulmana procurar sempre se aprimorar, subindo de nível em sua fé sempre que possível e usando de todos os meios ao seu dispor, tentando ao menos iniciar a sua caminhada em direção ao Ihsan.

 

Fontes:

- "Introduction to 3 Levels of Islam - Islam - Iman -Ihsan - An Explanation Through 3 Short Books - Nurul Idah - Kitab ul Aqaid - Tabligh-e-Deen" -  https://archive.org/details/IntroductionTo3LevelsOfIslam-Islam-Iman-ihsan-AnExplanation - acessado em 16/11/2018. ("Nurul Idah" é um livro de jurisprudência que explica todos os assuntos básicos como os relacionados à purificação, orações, jejum, zakat e Hajj / "Kitab ul Aqaid" (Livro de crenças) tirado da obra-prima do Imam Al-Ghazali "Ihya Uloom ud Deen" (Renascimento do conhecimento islâmico) que destaca as crenças que um muçulmano deve ter e como alcançar a certeza em Deus e em Sua orientação /  "Tabligh-e-Deen" tirado dos 3 primeiros capítulos da obra-prima do Imam Al-Ghazali "Al-Arba'een fi Usul id Deen" (40 Princípios do caminho de Deus), que é um manual curto de espiritualidade que elucida de maneira breve os passos necessários para prosseguir na jornada espiritual).

- Anotações da aula sobre Islam, Iman e Ihsan no curso "Absolute Essentials of Islam (Hanafi): Getting Started With Your Belief and Practice" ministrado pelo sheikh Faraz Rabbani, via SeekersGuidance - http://www.seekersguidance.org/courses/absolute-essentials-of-islam-hanafi-getting-started-with-your-belief-and-practice/

- Ensinamentos do sheikh Abdulaziz Al-Amghari sobre o assunto.

 

Elaborado por Maria Christina Moreira.

 

 

Para mais informações sobre o conceito e definição de Ihsan, assista o vídeo (em inglês) do sheikh Hamza Yusuf com as explicações linguísticas e implicações teológicas do termo no endereço https://www.youtube.com/watch?v=Vbs45zhdBR0 e também o vídeo (em inglês) do sheikh Hamza Yusuf com explicações sobre o hadith do anjo Gabriel no endereço  https://www.youtube.com/watch?v=0pjP2mVewuU

 

Confira também os artigos Purificação do Coração no Islã e Os Tipos de Coração

 


 

[1] Na tradução para o português do livro “Os Quarenta Hadith” distribuída pelo CDIAL, a palavra Ihsan foi totalmente omitida, sendo fornecida somente uma definição: “Fala-me agora sobre o devido cumprimento das obrigações!”, ao contrário dos termos anteriores, Islam e Iman, que foram citados como acontece no hadith, seguidos de suas respectivas definições. A definição usada para Ihsan nessa tradução contrasta com todas as definições disponíveis e aceitas pelos sábios do Islã, que definem Ihsan como: excelência, perfeição, tornar belo (ou embelezar). Ou seja, Ihsan seria atingir a perfeição da fé, embelezando os atos de adoração com beleza e pureza interior, do coração e da alma. A tradução para o português elimina a profundidade do significado da palavra Ihsan e a reduz a um simples cumprimento de obrigações. Entretanto, para o muçulmano ou muçulmana que chegou a esse nível de fé os atos de adoração a Deus não são mais vistos como meros deveres e obrigações. Esses atos alcançaram uma dimensão muito maior e mais profunda do que a repetição mecânica de movimentos do corpo, ainda que esses movimentos sejam repetidos com perfeição do ponto de vista de algum observador. Não se trata mais do exterior ser belo e perfeito, mas do interior ser belo e perfeito.

 

 

 

 

                                                                                                                                                            HOME                    ARTIGOS