Identificação do Imam Mahdi Profetizado

   

Identificação do Imam Mahdi Profetizado

 

O profeta Muhammad (saws) profetizou sobre vários eventos que ocorrerão pouco antes do Dia do Juízo. Entre eles, o profeta Muhammad (saws) previu o advento de um de seus descendentes, o Mahdi (o guiado), que se materializará quando os crentes estiverem severamente oprimidos em todos os cantos do mundo. Ele lutará contra os opressores, unirá os muçulmanos, trará paz e justiça ao mundo, governará sobre os árabes e liderará a oração em Meca na qual Isa (sas) (Jesus) estará presente.

 

Ao longo da história do Islã, poucos indivíduos – guiados ou pelo estado desesperado dos muçulmanos em sua comunidade ou por um desejo egoísta de prestígio e poder – clamaram ser o Mahdi e conseguiram seguidores entre a massa desinformada, buscando salvação dos céus. Para alguns desses indivíduos (como o Bab do Irã ou Mirza Ghulam da Índia) a alegação de ser o Mahdi era apenas o ponto de partida para o desenvolvimento de seitas heréticas que se afastaram do Islã. Portanto, é ao menos prudente estudar os fatos dessa profecia e evitar ser presa de falsos pretendentes que aparecerão de tempos em tempos.

 

Como muçulmanos devemos relembrar que a profecia sobre o Mahdi se concretizará. Esta profecia, entretanto, não absolve a Ummah islâmica de seu dever de se empenhar na causa de Allah (swt), de se opor à injustiça e buscar a paz e o aperfeiçoamento da condição humana. Séculos se passaram desde o tempo do profeta Muhammad (saws) e existe uma boa possibilidade de que muitos mais se passarão antes do advento do Mahdi. Os muçulmanos que são negligentes em seus deveres esperando por um salvador estão cometendo um grave erro e não estão seguindo os decretos divinos ordenados no Qur’an ou ensinados pelo profeta (saws).

 

Abaixo está uma coletânea de hadiths Sahih (autênticos) relacionados ao Mahdi.

 

Abdullah bin Mas'ood (RA) relatou do Profeta (SAW), que disse:

 

“O mundo não acabará até que um homem de minha família, cujo nome será o meu nome, governe sobre os árabes.”

 (Tirmidhi Sahih, Vol. 9, P. 74; Abu Dawud, Sahih, Vol. 5, P. 207; também narrado por Ali b. Abi Talib, Abu Sa'id, Umm Salma, Abu Hurayra)

 

O Profeta (SAW) disse:

 

“Allah tirará da ocultação o Mahdi de minha família pouco antes do Dia do Juízo; mesmo que reste apenas um dia na vida do mundo, e ele difundirá sobre a terra justiça e equidade e erradicará a tirania e a opressão.”

 (Musnad Ahmad Ibn Hanbal, Vol. 1, P. 99)

 

Ali (RA) narrou que o profeta (SAW) disse:

 

“Mesmo que falte apenas um dia para o Qiyamah (Dia do Juízo) chegar, ainda assim Allah certamente enviará um homem de minha família que preencherá este mundo com tamanha justiça e equidade, tanto quanto ele estava inicialmente preenchido com opressão.”

 (Abu Dawood)

 

Ali b. Abi Talib (RA) relatou uma tradição do Profeta (SAW) que o informou:

 

“O Mahdi prometido será da minha família. Deus fará as provisões para o seu aparecimento dentro de uma única noite.”


(Ibn Majah, Sahih, Vol. 2, P. 519)

 

Umme Salmah (RA), esposa do Profeta, narrou que ela ouviu o profeta (SAW) dizer:

“O Mahdi prometido será da minha descendência, dentre os descendentes de Fátima.”


(Abu Dawud, Sahih, Vol. 2, P. 207; Ibn Majah, Sahih, Vol. 2, P. 519)

 

O profeta (SAW) anunciou:

“O Mahdi será de minha família, dos descendentes de Fátima (filha do profeta).”

 (Sunan Ibn Majah, Vol. 2, Tradição No. 4086)

 

O Profeta (SAW) disse:

“O Mahdi é um de nós, os membros da família (Ahlul-Bayt)."


(Sunan Ibn Majah, Vol. 2, Tradição No. 4085)

 

Abu Sa'id al-Khudari (RA) narrou que o Profeta (SAW) disse:

“O nosso Mahdi terá uma testa ampla e um nariz proeminente. Ele encherá a terra com justiça como ela estava cheia antes de injustiça e tirania. Ele governará por sete anos.”

  (Abu Dawud, Sahih, Vol. 2, p. 208; Fusul al-muhimma, p. 275)

 

Abu Saeed Khudri (RA) relatou que o profeta (SAW) disse:

 

“O Mahdi será de minha descendência. Sua testa será ampla e seu nariz será alto. Ele encherá o mundo com justiça e equidade em um tempo em que o mundo estará cheio de opressão. Ele governará por sete anos.”

 

Umme Salmah (RA) narrou que o profeta (SAW) disse:

“Após a morte de um governante haverá alguma disputa entre o povo. Naquele momento um cidadão de Medina fugirá (de Medina) e irá para Meca. Enquanto estiver em Meca, certas pessoas se aproximarão dele entre Hajrul Aswad e Maqaame Ibraheem e oferecerão aliança a ele.

Depois disso um grande exército procederá da Síria para atacá-lo mas quando eles estiverem em Baida, que fica entre Meca e Medina, eles serão engolidos pelo solo.

Ao ver isso, os Abdaals do Shaam assim como um grande número de pessoas do Iraque virão até ele e lhe oferecerão aliança. Então uma pessoa dos Quraish, cujo tio será da tribo Bani Kalb enviará um exército para atacá-lo, sendo subjugado, pela vontade de Allah.

Este exército (derrotado) será o de Bani Kalb. Infeliz de fato é aquele que não recebe uma parte do botim de Kalb. Essa pessoa (Imam Mahdi) distribuirá os espólios de guerra após a batalha. Ele liderará o povo de acordo com a Sunnah e durante o seu reinado o Islã se propagará através do mundo. Ele permanecerá por sete anos (desde o seu aparecimento). Ele morrerá e os muçulmanos farão o seu salaat Janazah (oração fúnebre).”

 (Abu Dawood)

 

O Profeta (SAW) disse:

“Um grupo da minha Ummah lutará pela verdade até próximo do Dia do Juízo quando Jesus, filho de Maria, descerá, e o líder deles lhe pedirá que lidere a oração, mas Jesus declinará, dizendo: “Não, verdadeiramente entre vocês Allah fez líderes para outros e Ele colocou Sua graça sobre eles.”

  (Sahih Muslim)

 

É relatado de Abu Hurayra (RA) que o Profeta (SAW) disse:

 

“Qual será sua reação quando o filho de Maria (Jesus) descer e seu Imam for um dentre vocês?”

 (Sahih Muslim, bab nuzul 'isa, Vol. 2; Sahih Bukhari, kitab bad' al-khalq wa nuzul 'isa, Vol. 4)

 

O Profeta (SAW) disse:

“Qual será sua situação se o filho de Maria (Jesus) descer e seu Imam for um dentre vocês?”


(Bukhari, kitabul-Anbiya, Capítulo Nuzul Isa bin Maryam)

 

De acordo com essas narrações confiáveis, autênticas e universalmente aceitas, o Mahdi:

 

Será da família do profeta (saws), entre os descendentes de Fátima;

Terá uma testa ampla e um nariz proeminente;

Aparecerá em uma noite:

Aparecerá pouco antes do Dia do Juízo;

Terá o mesmo nome do profeta Muhammad (saws);

Escapará de Medina para Meca onde as pessoas oferecerão aliança a ele;

Receberá a aliança e a ajuda do povo do Iraque;

Lutará em batalhas;

Governará os árabes por sete anos de acordo com a Sunnah;

Espalhará a justiça e a equidade sobre a terra;

Erradicará a tirania e a opressão;

Liderará a oração em Meca na qual Jesus (sas) estará presente;

Não será o mesmo indivíduo que o Messias Prometido (Jesus).


 

As seguintes narrações foram retiradas de livros sobre os quais não existe consenso entre os teólogos muçulmanos. Sua autenticidade é questionada.

 

O Profeta (SAW) disse:

“O mundo não chegará ao fim até que um homem da minha família (ahl al-bayt), que se chamará o Mahdi, emerja para governar minha comunidade.”


(Bihar al-anwar, Vol. 51, P. 75; Ithbat al-hudat, Vol. 1, P. 9)

 

Umme Salmah (RA), esposa do Profeta, relatou uma tradição do Profeta (SAW):

 “O Mahdi será de minha descendência, entre os filhos de Fátima.”


(Bihar al-anwar, Vol. 51, P. 75)

 

O profeta (SAW) disse:

“O mundo não chegará ao fim até que um homem dos descendentes de Hussain se encarregue das questões do mundo e o encha com justiça e equidade, como estava cheio de injustiça e tirania.”

 (Bihar al-anwar, Vol. 51, P. 66)

 

Abu Sa'id al-Khudari (RA) relatou uma tradição do Profeta (SAW) que declarou:

 

“A terra ficará cheia de injustiça e corrupção. Naquela época, um homem de minha descendência surgirá e governará por sete ou nove anos e encherá a terra com justiça e equidade.”

 (Ahmad b. Hanbal, Musnad, Vol. 3, P. 27)

 

Abu al-Hujaf (RA) mencionou o Profeta (SAW) dizendo três vezes:

 

“Ouçam as boas novas sobre o Mahdi! Ele surgirá em uma época em que as pessoas estarão enfrentando severos conflitos e a terra será sacudida por um violento terremoto. Ele encherá a terra com justiça e equidade como estava cheia de injustiça e tirania. Ele encherá os corações de seus seguidores com devoção e levará a justiça a todos os lugares.” 

 (Bihar al-anwar, Vol. 51, P. 74)

 

Ali b. Abi Talib (RA) disse, eu perguntei ao Profeta (SAW):

“O Mahdi será de nossa família ou de outra?” Ele respondeu: “Ele será de nós. Deus concluirá Sua religião através dele, assim como Ele a começou conosco. Será através de nós que as pessoas encontrarão refúgio da sedição, assim como foi através de nós que foram salvas do politeísmo. Além disso, será através de nós que Deus unirá seus corações em irmandade depois da animosidade semeada pela sedição, assim como elas foram unidas em irmandade em sua religião depois da animosidade semeada pelo politeísmo.”

 (Bihar al-anwar, Vol. 51, P. 84; Ithbat al-hudat, Vol. 7, P. 191; Majma` al-zawa'id by `Ali b. Abi Bakr Haythami (edição do Cairo), Vol. 7, P. 317)

 

Eu ouvi o Profeta (SAW) declarar do púlpito:

 

“O Mahdi de entre os meus descendentes, de minha família, surgirá no Final dos Tempos, enquanto os céus derramarão a chuva e a terra trará grama verde para ele. Ele encherá a terra com justiça e equidade como estava cheia com tirania e injustiça.”

 (Bihar al-anwar, Vol. 51, P. 74; Ithbat al-hudat, Vol. 7, P. 9)

 

Abu Sa'id al-Khudari (RA) narrou que o Profeta (SAW) disse:

 

“Uma calamidade severa vinda de seu governante cairá sobre o meu povo durante os Últimos Dias. Será uma calamidade que, em severidade, será sem precedentes. Será tão violenta que a terra com injustiça e corrupção secará por seus habitantes. Os crentes não encontrarão refúgio da opressão. Naquele momento Deus enviará um homem de minha família que encherá a terra com justiça e equidade assim como ela estava cheia com injustiça e tirania. Os habitantes dos céus e da terra ficarão satisfeitos com ele. A terra dará a ele tudo que nela brota, e os céus enviarão chuvas em abundância. Ele viverá entre as pessoas por sete ou nove anos. Por tudo de bom que Deus concederá aos habitantes da terra, o morto desejará voltar à vida novamente.”

 

 (Ibn Hajar, al-Sawa'iq al-muharriqa, P. 161; Yanabi' al-mawadda, Vol. 2, P. 177)

 

Abu Hurayra (RA) narrou do Profeta (SAW):

 “As pessoas oferecerão aliança ao Mahdi entre rukn e maqam (em Mekkah)."

(Ibn Tawus, Kitab al-malahim wa al-fitan, P. 64.)

 

De acordo com esses hadith, o Mahdi:

Será da família do profeta (saws) e descenderá de Hussain (RA), filho de Fátima (RA) ;

Aparecerá no fim dos tempos;

Aparecerá quando a terra estiver cheia de injustiça e tirania e os crentes severamente oprimidos;

Aparecerá quando um grande terremoto ocorrerá e a grama crescerá (presumivelmente na Arábia);

Encherá a terra com justiça e equidade;

Difundirá a irmandade, equidade e devoção entre os muçulmanos;

Governará a comunidade islâmica, de acordo com a Sunnah, por sete ou nove anos;

Viverá e agirá com as qualidades do profeta (saws).


 

As seguintes são narrações não atribuídas ao profeta (saws) e apenas representam narrações de segunda mão atribuídas aos companheiros do profeta (saws). Portanto, elas foram incluídas somente por complementação e não são confiáveis.

 

Ammar Yasir relatou:

“Em um tempo quando a Nafs al-Zakiyya estiver morta uma visita do paraíso dirá: 'Seu líder é assim e assim.’ (o Mahdi anunciado) Se seguindo a isso o Mahdi emergirá e encherá a terra com justiça e equidade.” 

(Ibn Tawus, Kitab al-malahim wa al-fitan, P. 179)

Abd Allah b. Umar mencionou o nome do Mahdi na presença de um árabe que disse: o Mahdi é Mu'awiya b. Abu Sufyan. Abd Allah disse:

 

“Não é como você fala. O Mahdi é uma pessoa atrás do qual Jesus oferecerá suas orações.”

 (Ibn Tawus, Kitab al-malahim wa al-fitan, P. 179)

 

Mujahid disse sobre o Mahdi:

“Um dos companheiros do profeta me disse que o Mahdi não aparecerá até o tempo em que Nafs al-Zakiyya estiver morta. Naquele momento ele (o Mahdi) tomará o comando e encherá a terra com justiça e equidade."


(Ibn Tawus, Kitab al-malahim wa al-fitan, P. 171)

 

Umayra filha de Nufayl narrou que ouviu a filha de Hasan b. Ali dizer:

“O que vocês estão esperando não acontecerá até que entre vocês alguns procurem se distanciar dos outros, e que vocês se amaldiçoem uns aos outros.”

  (Majlisi, Bihar al-anwar, Vol. 52, P. 211)

 

Salma b. Zafar relatou que um dia as pessoas estavam falando sobre o surgimento do Mahdi na presença de Hudhayfa. Hudhayfa disse:

 

“Se o Mahdi aparecer enquanto vocês estiverem vivendo próximo à época do profeta e enquanto seus companheiros vivem entre vocês, vocês são verdadeiramente afortunados. Entretanto, esse não é o caso. O Mahdi não aparecerá até que as pessoas sejam devoradas pela opressão e tirania e não haja ninguém ausente mais amado e necessário que ele.”

 (Kitab al-hawi li al-fatawa, Vol. 2, P. 159)

 

Essas narrações são baseadas na opinião de simples indivíduos e não são confiáveis.

 

 Entretanto, elas indicam que o Mahdi pode:

Não aparecer até que todos os muçulmanos estejam divididos e amaldiçoando uns aos outros (sem irmandade);

Aparecer quando a tirania e opressão reinar e nenhum muçulmano for livre;

Ser anunciado por uma voz dos céus;

Encher a terra com justiça e equidade;

Liderar uma oração que Jesus (sas) seguirá.


A seguinte narração não foi atribuída ao profeta (saws). Ela foi considerada falsa e tem sido rejeitada pelos teólogos muçulmanos por séculos.

Amr filho de Shamer cotou Jabir, que cotou Mohammed bin Ali que disse:

“Para o nosso Mahdi, existem dois sinais. Desde o nascimento do Universo, esses eventos nunca ocorreram. Esses dois sinais são que ocorrerá um eclipse lunar na primeira noite de Ramadã e um eclipse solar no meio do Ramadã.”

  (Dar-e-Qatni, Vol. 1, P.188)

 

Nota: Essa narração não é atribuída ao profeta (saws), mas sim a Mohammed bin Ali. Nenhuma outra pessoa substanciou essa suposta declaração de Mohammed bin Ali.

 

Os teólogos muçulmanos tem rejeitado essa e outras narrações de Amr e Jabir, uma vez que ambos são conhecidos por transmitir narrações não confiáveis e forjadas.

 

Texto: "Identification of the Prophesied Imam Mahdi", traduzido por Maria Moreira, webmistress do Islamic Chat. Foi retirado do site Answering Bahaullah, que permite a utilização de seus artigos.

Nota: Como a maioria das profecias que se referem a eventos futuros, algumas das profecias relacionadas ao Mahdi são extremamente metafóricas, e por isso mesmo não devem ser entendidas literalmente.

Leia também nesse site os artigos "Sinais da Hora (Dia do Juízo)"  e  "Quem é Dajjal (Anticristo)?"

 

                                                                                     Home                                               Artigos