Quem é Dajjal

 

 

Quem é Dajjal (Anticristo)? 

   

Hadhrat Imraan bin Husain (R.A) relata que, “Eu ouvi o mensageiro de Allah dizendo: “Desde o nascimento de Adão (a.s) até o advento do Qiyamah (Dia do Juízo) não existe fitnah (mal, teste) maior que o de Dajjal (Anticristo)”. Surata significa um capítulo do Qur’an.

 

(O profeta (saws) exortou a recitação regular da surata Kahf, que certamente salvará dos males de Dajjal)

 

Hadrat Huzaifah (r.a) diz, "Dajjal será cego em seu olho esquerdo. Ele terá cabelo muito grosso sobre seu corpo e também terá seu próprio tipo de paraíso e inferno com ele: Embora seu paraíso aparecerá como paraíso, na realidade será inferno e da mesma forma seu inferno parecerá inferno, na realidade será paraíso". (Muslim)

  

Imraan bin Husain (r.a) diz que o profeta Muhammad (saws) disse: “Aqueles que ouvirem sobre Dajjal devem se afastar dele.  Por Allah! Uma pessoa se aproximará dele pensando ser ele um crente, mas ao ver suas incríveis façanhas ele se tornará seu seguidor.”

 

Ubadah bin Saamit (R.A.) uma vez disse, “Eu expliquei Dajjal a vocês mas eu temo que possam não ter entendido. Maseeh Dajjal será baixo, e suas pernas serão curvadas. O cabelo em sua cabeça será extremamente retorcidos. Ele terá um olho (com o qual ele poderá ver, e este é o olho saliente sobre o qual outros ahadith nos informam) enquanto seu outro olho será totalmente plano. Não será nem profundo (em sua órbita) e nem saliente.

 

Se continuarem a ter qualquer dúvida sobre ele então lembrei que seu Sustentador não tem um olho só (porque Dajjal eventualmente clamará ser Allah). Em um longo hadith narrado por Abu Saeed (r.a) o profeta Muhammad (saws) é relatado como tendo dito: “Dajjal virá mas será proibido e impossível para ele entrar em Medina. Ele acampará em uma terra árida fora de Medina. Uma pessoa que será a melhor das pessoas o confrontará dizendo: “Eu testemunho que você é o Dajjal sobre o qual o mensageiro de Allah (saws) nos informou a respeito.”

Dajjal dirá a seus seguidores, “Se eu matar essa pessoa e a ressuscitar, vocês continuarão em dúvida sobre mim?”

Eles responderão, “Não.”

Ele irá então matar essa pessoa, (de acordo com outra narração ele dividirá essa pessoa em duas) e depois o reviverá. Essa pessoa dirá, “Eu estou totalmente convencido, mais do que nunca, de que você definitivamente é Dajjal.”

Dajjal tentará matar essa pessoa novamente, mas seus esforços serão em vão.

 

(De acordo com um hadith, após esse incidente Dajjal não será capaz de prejudicar quem quer que seja.)

  

Hadhrat Anas (R.A.) diz que o mensageiro de Allah (saws) disse: “Dajjal virá e finalmente alcançará os arredores de Medina. Existirão três tremores. Naquele momento, todos os descrentes e hipócritas fugirão (de Medina)".

Dessa forma Medina Munawwarah será purificada de todos os hipócritas.

Hadhrat Asma bint Yazeed (R.A.) narra que o mensageiro de Allah (saws) uma vez veio à minha casa e lá falou sobre Dajjal. Ele disse que antes do surgimento do Dajjal ocorrerão três períodos de seca. Em um ano os céus irão reter um terço de suas chuvas, fazendo com que a terra retenha um terço de sua produção. No segundo ano os céus reterão dois terços de suas chuvas, fazendo com que a terra retenha dois terços de sua produção. No terceiro ano, os céus irão reter toda a sua água e não haverão colheitas naquele ano. Todos os animais em conseqüência morrerão. O maior mal de Dajjal será se aproximar de alguém e perguntar: “Se eu trouxer seu camelo de volta à vida, você crerá que eu sou o seu Senhor?”

Essa pessoa responderá, “Certamente.”

Em seguida Satã (dos muitos demônios que acompanharão Dajjal) aparecerá diante dessa pessoa na forma de seu camelo com uma corcova gordurosa e com os úberes totalmente carregados.

Da mesma forma Dajjal aparecerá diante de outra pessoa cujo pai e irmão há muito tempo morreram e perguntará a ele, “Se eu trouxer seu pai e irmão de volta à vida você acreditará que eu sou seu Senhor?”

Essa pessoa responderá, “Por que não?”

Satã mais uma vez tomará a forma de seu irmão e pai…   (Ahmad)

 Hadhrat Mughira ibn Shu'ba (R.A.) diz que, “Ninguém perguntou ao mensageiro de Allah (saws) sobre Dajjal mais do que eu. O mensageiro de Allah (saws) me disse, “Como ele pode prejudicá-lo?”

Eu disse: “As pessoas estão dizendo que ele terá com ele uma montanha de pão (provisões) e um rio de água.”

O mensageiro de Allah (saws) disse: “Aos olhos de Allah ele é muito mais desgraçado que isso (isto é, Allah sabe bem que na realidade não tem nada com ele, e que tudo que parece estar com ele é apenas fraude).  (Bukhari e Muslim).

 

Outros ahadith referentes a Dajjal nos informam que:

 

Ele surgirá entre a Síria e o Iraque, e seu surgimento se tornará conhecido quando ele estiver em Isfahan (Irã) em um lugar chamado Yahudea (vizinhança judaica de Isfahan, Irã)

Os judeus de Isfahan serão seus principais seguidores.

Além de ter principalmente seguidores judeus, ele terá um grande número de mulheres como seguidores também.

Ele terá consigo fogo e água, mas na realidade o fogo será água fria, enquanto que o que parece ser água fria será, na realidade, fogo. 

Aqueles que o obedecerem entram em “seu Paraíso”, enquanto que aqueles que o desobedecem entram em “seu Inferno”.

Haverá um objeto grosso com a aparência de uma unha em seu olho esquerdo.

As letras "Kaa" "Faa" "Raa" aparecerão em sua testa, e serão decifradas pelos crentes, independentes de serem letrados ou não.

Ele terá uma complexão esbranquiçada.

Dajjal clamará ser um profeta.

Ele então clamará Divindade.

Ele realizará façanhas não usuais.

Ele viajará o mundo todo. Ele enviará chuvas sobre aqueles que crerem nele, o que em conseqüência fará as colheitas crescerem, árvores a darem frutos e o gado a engordar.

Ele trará a seca àqueles que descrerem nele, resultando em fome e dificuldades para eles.

Durante esses tempos de testes os crentes saciarão sua fome através da recitação de Subhanallah (Allah seja Louvado) e La'ilaha Ilallahu (não existe deus exceto o Deus Único).

Os tesouros ocultos transbordarão sob seu comando. Ele permanecerá na Terra por um período de quarenta dias; a duração do primeiro dia será de um ano, o segundo dia será igual a um mês, o terceiro dia será igual a uma semana e os dias remanescentes serão normais.

Ele será incapaz de entrar em Meca porque os anjos estarão guardando a Cidade Sagrada e não será capaz de entrar em Medina porque existirão anjos guardando cada uma das sete entradas de Medina; de Medina ele prosseguirá para a Síria onde o Imam Mahdi estará.

Finalmente Jesus (as) descerá dos céus, o perseguirá e eventualmente o matará onde hoje é Lydda (Baad Lud).

 

Texto original: "Who is Dajjal?", trecho de “Signs of Qiyamah” de Mohammed Ali Ibn Zubair Ali, retirado do site Answering Bahaullah

Nota: Como todas as profecias que se referem a eventos futuros, as relacionadas a Dajjal são extremamente metafóricas, e por isso mesmo não devem ser entendidas literalmente.

Leia também nesse site os artigos "Os Sinais da Hora (Dia do Juízo)", "Identificação do Imam Mahdi Profetizado"  e "Identificação do Messias Prometido"

 

                                                                                              Home                        Artigos