A Família Muçulmana


 


Lição 6: A Família Muçulmana

O Princípio Básico da Civilização Humana



A família é o princípio básico, o berço da civilização humana. É a fundação e a base da sociedade muçulmana. Adão e Eva (AS), nosso primeiro pai e mãe, lutaram para cultivar e continuar na Terra como marido e mulher. Gradualmente sua família multiplicou-se em multidão. A Família dá amarração, apoio, estabilidade e tranquilidade dentre os parentes de sangue próximos e outros membros. (al-Qur'an 4:1, 30:21).


Características de uma Família Muçulmana


Uma família muçulmana tem algumas características únicas, por exemplo, ela proporciona um ambiente “caseiro” seguro e saudável para seus membros, ela protege contra a fúria de caprichos e desejos e as canaliza para ocupações saudáveis e significativas, ela multiplica virtudes humanas, tais como, amor, compaixão, sacrifício, justiça, etc. e proporciona um refúgio contra qualquer dificuldade.
(Women in Islam – Mulheres no Islã – por Aisha Lemu & Fatima Heeren, The Islamic Foundation, UK).


Diferentes Papéis dos Membros da Família


A família é o microcosmo de uma sociedade e como tal há diferentes papéis para seus membros. “Cada um de vós é um administrador (pastor) e é responsável por aquilo que lhe é confiado. Um governador é administrador e responsável pelo que lhe é confiado, um homem é um administrador no que diz respeito a sua família, uma mulher é administradora no que diz respeito a casa de seu marido e crianças.”
(Sahih al-Bukhari e Muslim). O homem tem obviamente o papel de liderança na família e no contexto da família a mulher deve ser leal aos homens (al-Qur'an 2:228, 4:34). A liderança levanta a questão da responsabilidade, consulta (shoora) e justiça. Como pastora da casa, a mulher tem responsabilidade sobre a casa e as crianças.


Deveres Paternos


É obrigação dos pais prover os filhos com necessidades humanas básicas, tais como alimentação, vestimenta, abrigo, educação e suporte médico. Isto é um tipo de Ibadah (louvor) por parte dos pais. Também é importante para os pais dar aos filhos amor, afeto, compaixão, etc. Visto que o ser humano consiste em corpo e espírito, os pais devem prover os filhos com as habilidades para a vida e alimento espiritual. (al-Qur'an 31:13-19)


Responsabilidade das Crianças


As crianças têm a sua própria cota de responsabilidades em casa. (al-Qur'an 2:83, 4:36, 17:23-24, 29:8, 31:14-15, 46:15). Existem várias tradições a respeito das responsabilidades das crianças para com seus pais. Bukhari e Muslim narram, ‘Um homem veio até Mohammad (saaws) e pediu permissão para ir a Jihad. O Profeta perguntou a ele, “seus pais estão vivos?” O homem respondeu, “sim”. O Profeta respondeu, “então esforça-te para servi-los.” 

Os direitos e responsabilidades estão entrelaçados. A responsabilidade de um é o direito de outro. Direitos e deveres do marido, esposa, pais e filhos estão inscritos na Shariah.


Não Há Superioridade a Não Ser Pela Temência a Deus



O Qur’an também declara que ninguém é superior ao outro, exceto pela qualidade da piedade (temência a Deus) (al-Qur'an 49:13). O que o Islã estabeleceu foi uma equivalência nos papéis dos sexos devido a muitos fatores, tais como, psicológico, físico, emocional, etc. Allah não tem nenhuma tendência a favor ou contra homens e mulheres (al-Qur'an 33:35). Nenhuma alma poderá arcar com a carga (pecados) de outro (al-Qur'an 35:18).


Boa conduta na Família


O Profeta Muhammad (saaws) enfatizou a importância da boa conduta na família. “O melhor dentre vós é o que é melhor para a sua família e eu sou o melhor dentre vós para a minha família”. “Os crentes mais perfeitos são os melhores na conduta, e os melhores dentre vós são aqueles que são melhores para com seus(suas) esposos(as).” (Tirmidhi). Existem muitas outras tradições sobre isso.



Dividindo Tarefas



O Profeta Muhammad (saaws) dividia trabalhos domésticos com suas esposas. Por razões econômicas autênticas ambos os esposos podem precisar desempenhar atividades financeiras. Mas a tarefa de criar e educar crianças não pode ser comprometida. Deve haver discussão e consulta sinceras entre os esposos. As crianças precisam ser envolvidas o quanto for necessário e quando for e também para treiná-los para tornarem-se responsáveis na vida.


Famílias Estendidas e Qualidades Sociais


Famílias estendidas com três ou quatro gerações sob a mesma estrutura familiar ajudam os muçulmanos a adquirirem muitas qualidades sociais, tais como sacrifício, compromisso, respeito, afeição, consulta, etc. Há suporte mútuo em casos de necessidades. Podem haver algumas dificuldades inerentes neste arranjo, mas, afinal, as crianças também devem aprender a viver as realidades da vida. A estrutura familiar ‘nuclear’ ocidental é o solo fértil para o individualismo, egoísmo, ganância, atitude de ‘eu primeiro’ e mentalidade estreita.



Fazendo a Família Alegre



Os exemplos do Profeta precisam ser seguidos. Ele tinha momentos de diversão e humor ocasionais, porém inocentes, com suas esposas, principalmente com ummul Mu'minin Ayesha (RA). (Tirmidhi)


Juntos em Direção ao Paraíso



A virtude prolifera em uma família virtuosa onde marido e mulher lideram uma vida islâmica significativa (al-Qur'an 33:35). Eles protegem um ao outro (al-Qur'an 9:71). Todos na família contribuem para uma atmosfera feliz. Famílias muçulmanas abençoadas contribuem para as sociedades abençoadas e finalmente para o propósito da ummah. Em uma família cautelosa e responsável ninguém pode cair através da rede. Todos observam para que ninguém se perca no perigo (al-Qur'an 66:6). Pais e filhos oram uns pelos outros.


Questões:

1. O que se quer dizer por ‘a família é o princípio básico, o berço da civilização humana’?

2. O que o autor quer dizer quando afirma que o lar proporciona um refúgio para seus membros?

3. O que se quer dizer por ‘direitos e responsabilidades estão entrelaçados’ a respeito da família?

4. Explique o papel de liderança de um homem em sua família e o que isso envolve? Por que o homem tem esse papel e não a mulher?

5. O que subentende-se por ‘o melhor na conduta’?

6. Elabore sobre ‘a virtude prolifera em uma família virtuosa.’

 

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