Fatwa
54575 / Título:
relacionamento com não-muçulmanos
Data: 26/12/2001
Questão: As-Salamu `Alaykum. Eu gostaria de saber o que o Islã diz sobre cumprimentar amigos cristãos em ocasiões como Natal, Páscoa, etc... Por favor me dê as razões. Shukran e que Allah nos dê a todos sabedoria & mostre-nos o caminho reto, Ameen.
Resposta: Wa’ alaykum As-Salaamu Warahmatullahi Wabarakatuh. Em Nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso. Todo o louvor é devido a Allah, e que a paz e bênção esteja com Seu Mensageiro.
Caro irmão no Islã, muito obrigado por ter confiança em nós e esperamos que nossos esforços, que são somente para Allah, estejam à altura de suas expectativas.
O Islã é enfático na necessidade de manter boas relações com as comunidades não-muçulmanas em torno de nós. É declarado claramente no Alcorão que Allah se agrada conosco quando somos gentis com os seguidores de outras religiões que não tentam nos combater ou nos expulsar de nossas terras. E Ele ama os justos.
Allah, o Todo-Poderoso diz:
“Allah não vos proíbe aqueles que não vos combatem pela religião nem vos expulsam de vossas casas, que vós demonstre-lhes gentileza e trate-os com justiça. Loa! Allah ama os justos.” (Al-Mumtahanah: 8)
É apenas com aqueles que são hostis conosco e que tentam nos expulsar de nossas terras que não são permitidas relações amistosas.
Allah diz:
“Allah vos proíbe aqueles que vos combatem por causa da religião e que vos expulsam de vossas casas e que auxiliam em vossa expulsão, não deveis fazer amigos dentre eles. Aquele que os tomar por amigos, estes serão os transgressores ” (Al-Mumtahanah: 9)
Quando comunidades de diferentes religiões vivem juntas em paz, não há nada errado em congratularem-se mutuamente nas ocasiões festivas. Não há nada errado nisso, nem é proibido partilhar de seu alimento, a não ser que saibamos que eles abatem os animais de um modo não permitido no Islã ou se o alimento oferecido for proibido pelo Islã.
O Islã vai além e impõe aos muçulmanos o dever de defender aqueles não-muçulmanos que vivem pacificamente na mesma sociedade. Se eles forem atacados por uma força estrangeira, nós devemos ajuda-los a se defender.
É claro que cumprimentar não-muçulmanos em suas festividades e comer com eles é uma coisa, mas muçulmanos não devem, por si mesmo, celebrar as datas festivas dos não-muçulmanos, pois isso pode indicar imitação.
O Islã é suficiente para os muçulmanos, não há necessidade de imitarmos os outros; nossa Religião é completa em si mesma e engloba tudo o que é bom. Assim, supõe-se que os muçulmanos sejam exemplo para os demais e não o contrário.
O Profeta , que a paz e bênção de Allah estejam com ele, diz: “Aquele que imita os demais é tomado como um deles.”
Que Allah o guie no caminho reto e o oriente para aquilo que é do Seu agrado.
Allah, o Todo-Poderoso, possui o conhecimento perfeito.
Essa fatwa foi retirada do site Islam Online, que infelizmente não está mais disponível.
Foi traduzida pela irmã Mariam Polga, que solicitou e obteve permissão para utilizá-la no Islamic Chat.