Respostas às Perguntas Mais Freqüentes

 

 

Esta seção do Islamic Chat visa facilitar a solução de dúvidas dos visitantes do site e estará sendo permanentemente atualizada à medida que novas perguntas são enviadas ou novas fatawa (vereditos islâmicos) são emitidos por teólogos muçulmanos. 

Quero entretanto destacar que a intenção aqui não é oferecer um  Islã "mastigado" e "pronto para consumo".  O fato de encontrar aqui uma resposta para dúvidas mais imediatas não elimina a necessidade de um estudo mais aprofundado para uma melhor compreensão do Islã e dos muçulmanos.

As respostas existentes aqui são retiradas de sites islâmicos ou foram dadas pela webmistress do Islamic Chat com base em livros e fontes islâmicas confiáveis, sendo que as respostas retiradas de sites islâmicos possuem um link de volta para o site de origem.

 As respostas estão divididas por assunto para facilitar a pesquisa.

 

Última Atualização em

06 agosto, 2013

 

 

* RELAÇÃO COM NÃO-MUÇULMANOS:

 

1) O Islã proíbe a amizade com não-muçulmanos?

 

2) Qual a melhor forma de divulgar o Islã?

 

3) Quais são as leis da Shari'ah quanto às mulheres não-muçulmanas entrando na Masjid (mesquita) sem hijab e vestidas de modo não-modesto?

 

4) Eu gostaria de saber o que o Islã diz sobre cumprimentar amigos cristãos em ocasiões como Natal, Páscoa, etc... Por  favor me  dê as razões.  

 

5) É permitido a uma família muçulmana vivendo nos EUA celebrar o Natal, ou dar e receber presentes natalinos? Podemos decorar as fachadas de nossas casas com luzes  e ter dentro de casa uma árvore de Natal? Onde devemos colocar um limite? Quais coisas são permitidas e quais não são durante a celebração do Natal?   

 

* LIVRE-ARBÍTRIO/PREDESTINAÇÃO/DESTINO:

1) Por favor explique qual é o conceito de destino no Islã. Nós muçulmanos dizemos que Allah conhece tudo. Ele sabe o que vai acontecer conosco e Ele sabe qual será o nosso fim. Se Allah conhece todas essas coisas, então por que somos julgados? Nós não temos vontade própria para fazer nada; nesse caso seja lá o que fizermos Allah já decidiu o nosso destino. Por favor responda.

 

2) Qual é a idéia de destino no Islã? Tudo já está prescrito por Allah? Mesmo as fatalidades estão encaixadas neste conceito? Ou indica que Allah olha por todos e dá a cada um o que Ele, no momento, acha melhor?

 

3) Observo que Allah não divide espaço com mais nada, com outras forças, etc. A idéia do mal vem do que Allah determina? Não há mal, pois o que acontece vem de Allah, de Sua vontade?

 

* SALVAÇÃO, PARAÍSO E INFERNO:

 

1) Qual é o conceito de Paraíso no Islã? Ouvi falar que os homens muçulmanos terão virgens chamadas 'huris' como companhia. É verdade? 

2) De acordo com os ensinamentos do Islã, quem irá para o Inferno?

3) Gostaria que me desse a sua opinião sobre o seguinte: Sei que o Corão tal como a Bíblia defende a existência de Adão e Eva. No entanto a doutrina da criação foi posta em causa pela ciência que defende a evolução. Alguns Cristãos dizem que a doutrina da criação não é mais que uma lenda não real que foi colocada na Bíblia pelos antigos Judeus depois do exílio da Babilônia. Acho mesmo que os profetas do Antigo Testamento nunca se referiram a Adão e Eva o que é estranho, mas Jesus e Maomé mencionaram-nos. 

Se Adão e Eva não existiram realmente por que é que Jesus e Maomé, ( que foram influenciados por Deus e espalharam a Sua palavra), nunca os desmentiram??? É algo que me faz imensa confusão, já ouvi a opinião de amigos meus que são Cristãos sobre este assunto. Agora gostaria de saber qual a sua opinião pessoal.   

4) No Cristianismo o sentimento religioso, o que "move" e "comove" é a Queda e a Salvação. Quero saber se no  Islã acontece o mesmo. Para que o Profeta veio a este mundo? Por que Deus o enviou? Existe Queda? Existe Salvação?

 

* ARREPENDIMENTO E PERDÃO DIVINO NO ISLÃ: 

1) Eu sou uma muçulmana fiel, e fui assim por toda a minha vida até um momento em que escorreguei, cometendo um ato pecaminoso que tem pesado muito no meu coração. Você acha que Allah vai me perdoar? O erro que cometi foi sob a pressão do amor e acabou em um aborto.  

 

* QUESTÕES SOBRE ESCRAVIDÃO E ISLÃ: 

 

1) Estou confusa sobre a seguinte passagem que é parte freqüente dos versos que você cita do Q’uran: “um cativo(a) que vossa mão direita possui”. O que é exatamente “um cativo(a) que vossa mão direita possui”? Eu sempre entendi que o Islã proibiu a escravidão já que escravidão e igualdade contradizem um ao outro.  

 

2) O Islã permite a Escravidão? Sou um Capitão do exército do Paquistão e gostaria de saber se nós podemos ter relações sexuais com mulheres que podemos capturar em guerras? Eu ouvi que em uma das guerras no tempo do Profeta (sws), o exército muçulmano inteiro estuprou mulheres oferecidas a eles contanto que eles praticassem ‘Azal (coito interrompido).  

* QUESTÕES RELACIONADAS A CONDIÇÃO DAS MULHERES NO ISLÃ:

 

1) Não possuo nenhum exemplar do Corão, mas li num livro sobre religiões que no versículo 38 da quarta surata se precisa: "Os homens são superiores às mulheres por causa das qualidades pelas quais  Deus os elevou acima delas, e porque os homens empregam os seus bens para dotar as mulheres. As mulheres virtuosas são obedientes e submissas: elas conservam cuidadosamente durante a ausência de seus maridos o que Deus ordenou que se conservasse intacto. Vós repreendeis aquelas que temais que sejam desobedientes. Relegá-las-eis para leitos à parte e lhes batereis; mas logo que elas vos obedeçam não busqueis mais querelas" no mesmo livro vêm ainda referida uma tradição que relata que no seu leito de morte Maomé declarou : " Não deixo nenhuma discórdia mais terrível para os homens, do que as mulheres..." À primeira vista esse versículo do Alcorão e a tradição são contra as mulheres. Podem ser interpretados de outra forma ou será tudo propaganda maldosa contra o Islã? Gostaria que me esclarecesse esta questão.

 

2) Numa sociedade como a atual, em que os homens já não são mais os únicos apoios financeiros, que as contas andam sendo rachadas meio-a-meio, ainda há razão para as mulheres muçulmanas receberem sempre a metade do que os homens na partilha da herança?  

 

3) Eu gostaria de saber qual é a norma islâmica para a prática de diferentes tipos de esportes pelas mulheres. Quais são os limites existentes?     

 

4) Como as mulheres pagam o Zakat? Eu, por exemplo: não trabalho, como vou cumprir com minha obrigação? E as mulheres casadas? São seus maridos que pagam?

 

5) É verdade que as mulheres não podem rezar junto dos homens em uma mesquita? Por que? 

 

6) Por que a muçulmana tem que se cobrir usando o véu?

 

7) É verdade que as muçulmanas são espancadas pelos maridos?

 

8) Quais são os direitos da mulher no Islã como ser humano, esposa e membro da sociedade? É verdade que as mulheres participaram das guerras durante o período inicial do Islã?

 

9) Mulheres… Inferiores por Natureza?!   

 

* QUESTÕES DIVERSAS SOBRE O CASAMENTO NO ISLÃ:

 

1) Como se dá um casamento de um muçulmano? Simplesmente ele chega e diz:  “você é minha esposa”, e ela tem que aceitar? Ou elas já são escolhidas quando nascem e são prometidas para os rapazes?

 

2) É verdade que a muçulmana só pode se casar com um muçulmano? Se é assim, por que os homens muçulmanos podem se casar com não-muçulmanas?    

 

3) “Estupro Conjugal” dentro do casamento Islâmico?! 

 

4) Normas para a relação sexual no Islã

5) Obediência dentro do casamento com amor.    

 

6) Você poderia por favor me fornecer uma resposta detalhada a respeito da questão do Qawamah (liderança masculina no casamento) que é mencionada na surat An-Nisaa’ (As Mulheres), versículo 34?    

 

7) É permitido a uma mulher mudar o seu sobrenome para o sobrenome do seu marido, mesmo que ela tenha a escolha para fazê-lo? 

 

8) Se um marido divorcia sua esposa, quem entre os dois terá o direito de ficar com as crianças? 

   

 

* CRISTIANISMO E ISLÃ:

   

1) O que significa o versículo corânico  ‘e deu a ele (Jesus) o Injeel’ (versículo 27 da surata 57)? O Evangelho ou parte dele foi ditado por Jesus a alguns de seus discípulos como o Qur'an?  



2) Allah era o nome do deus-lua dos árabes pagãos, antes da chegada do Islã?   

  

3) Na Bíblia é dito que o nome de Deus é Javé. O que os muçulmanos tem a dizer sobre isto?    

 

4) Há tempos venho estudando o real significado do termo Espírito Santo. Estudei muito tempo em um colégio católico e a explicação deles não me satisfaz. Gostaria de saber qual é a posição do Islã a respeito do Espírito Santo. Qual o seu significado segundo a opinião de vocês?

 

5) Os muçulmanos não dizem que Deus é Amor, e nem O chamam de “Pai”. Qual a relação entre os muçulmanos e Deus? 

    

* QUESTÕES SOBRE ANJOS, GÊNIOS E ESPÍRITOS:


1) Há alguma diferença entre os demônios e os jinns (gênios)? Dê-me por favor mais informação sobre o mundo dos Jinns (gênios).    

 

2) Durante toda minha vida eu vi espíritos. Já vi espíritos em forma humana (uma vez)  e as outras eram vultos sem forma definida. Gostaria de saber qual é a posição do Islã nestes casos.  

 

3) Iblis (Satanás) é um jinn ou um anjo? 

 

4) Iblis era um dos anjos ou um dos jinn? E os jinn estão entre os anjos?  

 

5) Você poderia nos dar alguma informação sobre os anjos? 

 

* QUESTÕES DIVERSAS SOBRE OS ENSINAMENTOS ISLÂMICOS: 

 

1) Ao ler o artigo ‘Prova da Preservação do Qur’an’ neste site, notei que a maioria das fontes utilizadas são islâmicas. Como considerar tais fontes confiáveis?

 

2) O Islã não possui clero, no entanto existem a figura do sheikh e do imam.  Qual é a diferença entre estes dois?  

 

3) Qual são os requisitos da vestimenta islâmica para homens e mulheres?

 

4) Qual é a visão islâmica do uso de desenhos animados para fins educacionais e de Da`wah?  

 

5) Um Muçulmano Pode Ser Vegetariano? 

 

6) Qual a Base da Moralidade Humana? 

 

7) Você poderia me dizer os Hadiths narrados referentes a Al-Mahdi e sua significância?    

 

8) Conceito de Sete Céus no Islã. Qual é o conceito de sete céus no Islã? Onde o primeiro começa? 

 

9) Ao invés de sacrificar um carneiro na Eid, podemos doar o equivalente em dinheiro para alguma instituição de caridade islâmica? 

 

10) Eu li um hadith que menciona que uma casa, um cavalo e uma mulher são três coisas que podem ser boas ou trazer má sorte para um homem. Você poderia me explicar o significado, por favor? Como nós podemos rotular qualquer coisa como um símbolo de má sorte? 

11) O Paraíso é físico?  

 

12) Preciso de alguns versículos do Qur’an ou du`a’s (súplicas) que eu possa recitar sempre, para manter meu temperamento sob controle.

 

13) Qual é o ponto de vista islâmico referente à vacinação de crianças quanto à doenças específicas? 

 

                                                                                                 Home                         Artigos