Custódia de Menores

 

Pergunta: Se um marido divorcia sua esposa, quem entre os dois terá o direito de ficar com as crianças?

Resposta: A questão da custódia de crianças menores não foi tratada pela Shariah. Em outras palavras, isso foi deixado para o bem-estar das crianças. Em caso de disputa um juiz deve fazer seu julgamento depois de analisar a situação de um caso à luz desse princípio.

Talvez a razão pelo qual nada foi fixado na Sharia nesse aspecto sejam as diversas circunstâncias que podem ser encontradas em diferentes casos.

Entretanto, aqueles em autoridade podem obter muita orientação a esse respeito dos vários casos decididos pelo Profeta (saws). A seguir estão os relatos de alguns deles.

'Abdullah Ibn 'Umar (ra) narra que uma senhora veio para o Profeta (saws) e disse: Esse meu filho, meu ventre foi sua morada, meus seios seus jarros e meu colo seu lugar de descanso. Agora seu pai me divorciou e quer tirá-lo de mim. O Profeta respondeu: “Você tem mais direito a mantê-lo até se casar novamente”.

Abu Hurairah (ra) narra que em sua presença uma senhora veio para o Profeta. Eu ouvi-la dizer: “Meu marido quer levar de mi essa criança mesmo sabendo que ele me traz água para mim do poço de Abu Anbah e tem me dado muita ajuda”. O Profeta respondeu: “Ambos podem se beneficiar”. [Ao ouvir isso], o marido disse: “Quem irá disputar comigo em relação ao meu filho?” O Profeta respondeu: “Ó filho! Esse é o seu pai e essa sua mãe; pegue a mão daquele com quem deseja ficar”. A criança pegou a mão da mãe e ela o levou.

Recebida pela mala direta do site Studying Islam
  

Voltar para Perguntas