Esportes

 

P - Eu gostaria de saber qual é a norma islâmica para a prática de diferentes tipos de esportes pelas mulheres. Quais são os limites existentes?

R - A prática de esportes é permissível a princípio; entretanto, o Islam colocou determinadas estipulações e orientações que devem ser cumpridas em qualquer ato realizado por mulheres ou por homens.
 

Quanto às circunstâncias estipuladas pelo Islam para a permissibilidade da prática de esportes pelas mulheres, são as seguintes:

1- As mulheres não deve se adornar com a finalidade de serem vistas pelos homens.
2-Elas não devem descobrir as partes do corpo que o Islam requer que cubram.
3-Elas não devem misturar-se com os homens de nenhuma maneira que os aproxime fisicamente.

 Relata-se que quando o profeta, a paz e as bênçãos estejam sobre ele, competiu com sua esposa Aa'ishah, que Allah esteja satisfeito com ela, havendo outros homens presentes, ele requisitou que os homens seguissem na frente e Aa'ishah, que Allah esteja satisfeito com ela, ficou atrás.
Isto significa duas coisas importantes:
Primeiramente, a legitimidade das mulheres praticarem esportes; segundo, as regras legais islâmicas que governam esta prática particular das mulheres.

Resposta dada pelo Dr. `Ali Muhyy Ed-Deen Al-Qara Daaghi.

Esta resposta é uma versão editada e resumida de uma resposta dada no site islâmico Islam On-Line, que infelizmente não está mais disponível.

 

Voltar para perguntas