Iblis é um jinn ou um anjo?

 

Questão:

Iblis é um jinn ou um anjo? Essa questão em particular recentemente despertou a minha curiosidade quando me foi apresentada por alguém que eu conheço. Se ele é um anjo, então como ele desobedeceu a Allah, quando os anjos não tem sua própria vontade e seguem apenas as ordens de Allah? Se ele é realmente um jinn, então a sua desobediência seria melhor explicada uma vez que ele tem a escolha de obedecer ou desobedecer a Allah. Eu apreciaria a sua resposta, mesmo se fosse curta.


Resposta:

Todos os louvores são para Allah.

Iblis – que Allah o amaldiçoe – era um dos jinn. Ele não foi um anjo por um único dia, nem mesmo por um instante. Os anjos foram criados nobres; eles nunca desobedecem a Allah quando Ele os comanda a fazer algo e eles fazem o que lhes é ordenado. Isso é dito claramente nos textos corânicos que indicam que Iblis era um dos jnn e não um dos anjos. Esses textos incluem o seguinte:

1. Allah diz:

“E (lembrem) quando dissemos aos anjos: “Prostrem-se para Adão.” E eles se prostraram exceto Iblis (Satanás). Ele era um dos jinn; ele desobedeceu ao commando de seu Senhor. Tomarão (Iblis) e sua prole como seus protetores e ajudantes ao invés de Mim enquanto eles são seus inimigos? Que péssima escolha para os Zaalimun (politeístas, malfeitores, etc).” [al-Kahf 18:50]al-Kahf 18:50

2. Allah disse que Ele criou os jinn do fogo, como Ele diz:

“E os jinn, Nós criamos do fogo” (al-Hijr 15: 27)

“E os jinn, Ele criou do fogo” (al-Rahman 55: 15)

E foi narrado no hadith sahi que Aisha disse: o Mensageiro de Allah (saws) disse: “Os anjos foram criados da luz, e os jinn foram criados do fogo e Adão foi criado do que foi descrito a vocês.” (Narrado por Muslim em seu Sahi, no. 2996; também narrado por Ahmad, no. 24668, por al-Bayhaqi em al-Sunan al-Kubra, no. 18207 e por Ibn Hibbaan, no. 6155).

Um dos atributos dos anjos é que eles foram criados da luz, e os jinn foram criados do fogo. Foi mencionado no Qur’an que Iblis – que Allah o amaldiçoe – foi criado do fogo. Isso foi o que o próprio Iblis disse quando Allah (swt) pediu a ele a razão para a sua recusa em se prostrar para Adão quando Allah o comandou a fazê-lo. Ele – que Allah o amaldiçoe – disse:

“ “Eu sou melhor que ele (Adão), Tu me criaste do fogo e ele Tu criaste da argila” (al-A’raaf 7: 12; Saad 38: 76). Isso indica que ele era um dos jinn.

3. Allah descreveu os anjos em Seu Livro, onde Ele diz:

“Ó vós que credes! Protejam-se e às suas famílias contra o Inferno cujo combustível é homens e pedras, sobre os quais anjos (determinados) austeros e severos, que não desobedecem os Comandos que recebem de Allah, mas fazem o que lhes é ordenado.” (al-Tahreem 66: 6)

“E eles dizem: ‘Allah teve um filho.’ Que Ele seja louvado! Eles não são mais do que honrados servos. Eles não falam até que Ele tenha falado, e eles agem sobre o Seu Comando.” (al-Anbiyaa 21: 26-27)

E para Allah se prostra tudo que existe nos céus e na terra, as criaturas e os anjos e eles não são orgulhosos. Eles temem seu Senhor e fazem o que lhes é ordenado.” (al-Nahl 16: 49-50)

Portanto não é possível para os anjos desobedecerem ao seu Senhor, porque eles são protegidos do pecado e são naturalmente inclinados a obedecer Allah.

4. O fato de que Iblis não é um dos anjos significa que ele não é compelido a obedecer Allah. Ele tem livre arbítrio assim como os humanos. 1. Allah diz:

“Verdadeiramente, Nós lhe mostramos o caminho, seja ele grato ou ingrato.” (al-Insaan 76: 3)

Existem muçulmanos e descrentes entre os jinn. É dito na surata al-Jinn:

“Diz (Ó Muhammad): ‘Me foi revelado que um grupo de jinn ouviu ao Qur’an. Eles disseram: ‘Verdadeiramente, nós ouvimos uma bela Recitação! Ela guia à Senda Reta, e nós acreditamos nela e nunca deveremos associar (em adoração) nada com nosso Senhor (Allah).” (al-Jinn 72: 1-2)

Na mesma surata, é dito que os jinn disseram: 

“E de fato quando ouvimos a Orientação nós acreditamos e quem quer que acredite em seu Senhor não temerá nem um decréscimo na recompensa pelas suas boas ações ou um acréscimo na punição por seus pecados. E de alguns de nós alguns são muçulmanos e alguns são descrentes...”  (al-Jinn 72: 13-14)

Ibn Kathir (r.a) disse em seu Tafsir.

Al-Hasan al-Basri disse: Iblis não foi um dos anjos, nem por um único instante. Ele é o pai dos jinn, assim como Adão (as) é o pai da humanidade. Narrado por al-Tabari com um sahi isnad (parte 3/89).

Alguns dos sábios dizem que Iblis foi um dos anjos, que ele foi o peacock dos anjos, que ele estava entre os anjos que se empenhavam nas mais difíceis adorações... e outros relatos, a maioria dos quais vieram de estórias e relatos de fontes judaicas e alguns dos quais contradizem claramente o Qur’an. 

Ibn Kathir disse, explicando:

Muitos desses relatos foram transmitidos pelos predecessores e a maioria deles vem de fontes judaicas, que podem ser transmitidas de modo a serem examinadas (ao contrário de serem aceitas da forma como são transmitidas). Allah sabe melhor sobre a veracidade ou não da maioria deles. Alguns deles devem definitivamente ser rejeitados, porque vão contra a verdade que temos em nossas mãos. No Qur’an nós temos o suficiente e não precisamos de relatos anteriores, porque dificilmente eles estão livres de distorções, com coisas que foram acrescentadas ou suprimidas. Muitas coisas foram fabricadas porque eles não tinham pessoas que memorizaram as informações e poderiam eliminar as distorções criadas pelos extremistas e fabricadores, ao contrário dessa Ummah que tem mestres, sábios, pessoas religiosas e corretas, críticos brilhantes e homens de excelente memória que registraram hadiths e os classificaram em sahi (forte), hasan (bom), da’if (fraco), mawdoo (fabricado) e matruk (a ser ignorado). Eles identificaram os fabricadores e mentirosos, e aqueles sobre os quais nada era sabido, e outros tipos de narradores. Tudo isso garantiu proteção ao Profeta (saws), de modo que nada seria atribuído a ele falsamente e nada seria transmitido dele que ele não disse ou fez. Que Allah esteja satisfeito com eles e os recompense fazendo o Paraíso de al-Firdaus sua morada eterna. (Tafsir al-Qur’an il-Azim, 3/90).

E Allah sabe melhor.

 

Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid (www.islam-qa.com)

http://63.175.194.25/index.php?ln=eng&ds=qa&lv=browse&QR=8976&dgn=4

 

Voltar para perguntas