Resposta sobre Inferno no Islam

 

De acordo com os ensinamentos do Islam, quem irá para o Inferno?

 

R - Esta é uma pergunta que creio, ninguém pode responder, mas vou apresentar algumas informações para reflexão, Insh’Allah.

Existe um hadith do profeta Muhammad (saws) onde ele diz que não entrará no Paraíso quem tiver um átomo de orgulho, e por isto, do ponto de vista islâmico, não cabe a ninguém achar que já tem passaporte garantido para o Paraíso, porque isto seria uma demonstração de orgulho e pretensão, o que, por si só, já impediria esta pessoa de entrar no Paraíso.

O Qur’an faz várias referências ao que pode levar alguém para o Inferno, mas é bem enfatizado principalmente dois fatores:

1) Negar a existência de Allah;

2) A associação de semelhantes ou parceiros a Allah.

No segundo caso se incluem como semelhantes ou parceiros associados a Allah outros deuses, profetas elevados à condição de divindade e que passam a partilhar a divindade com Allah, e também pessoas, a quem passamos a ‘adorar’, dando extrema importância aos seus conceitos e opiniões. Em resumo, a crença na Unicidade de Allah é um requisito fundamental.

Alguns teólogos muçulmanos estipulam condições extras, mas esta opinião é compartilhada por muitos teólogos sérios, que se baseiam, entre outras evidências, no hadith abaixo:

‘Allah o Exaltado disse: ‘Filhos de Adão, Eu devo perdoá-los enquanto chamarem por Mim e esperarem Meu perdão, quaisquer que sejam seus pecados. Eu não me importo, Filhos de Adão, se seus pecados forem tão numerosos que cheguem às mais longínquas regiões do céu. Vocês devem suplicar a Mim por Meu perdão e Eu os perdoarei. Filhos de Adão, se vierem até Mim com pecados do tamanho da Terra e Me encontrarem não associando nada a Mim, Eu os garantirei tanto perdão que encherá a Terra.’ (Tirmidhi)

Em qualquer caso, o perdão de Allah pode ser concedido a quem Ele quiser, independente de condições, e eventualmente mesmo os que não cumpriram este requisito poderão ser perdoados e ir para o Paraíso, embora na crença islâmica considere-se que isso seja mais difícil.

Voltar para perguntas