Injeel

 

P - O que significa o versículo corânico  ‘e deu a ele (Jesus) o Injeel’ (versículo 27 da surata 57)? O Evangelho ou parte dele foi ditado por Jesus a alguns de seus discípulos como o Qur'an?

R - Allah enviou muitos Livros Sagrados a Seus Mensageiros, que Allah esteja satisfeito com todos eles, para conduzir a humanidade ao caminho da verdade, guiá-la para adorá-Lo, e acabar com o politeísmo e o vício.
 

Ele revelou as Escrituras a Abraão, o Torá a Moisés, os Salmos a Davi, o Evangelho a Jesus, e o Qur'an a Muhammad, a paz e as bênçãos estejam sobre todos eles.
 

Alguns Livros Sagrados foram revelados em forma de escrituras, como o Torá, e alguns foram revelados em forma de advertências e conselhos, como o Evangelho.

Jesus, a paz e as bênçãos estejam sobre ele, não era iletrado. Entretanto, ele costumava comunicar seus ensinamentos aos discípulos oralmente. Os discípulos, por sua vez, costumavam recordar o que Jesus lhes ensinou de memória.

Quando Jesus, a paz e as bênçãos estejam sobre ele, ascendeu aos céus, todos os seus conselhos e ensinamentos eram conhecidos por seus discípulos.  Infelizmente, eles não eram bons em memorizar, e nem todos foram capazes de compreender os ensinamentos de Jesus. 

Além disso, o Império Romano e os judeus eram oponentes brutais dos cristãos naquele tempo. Mataram sem misericóridia os cristãos, causando um efeito prejudicial no registro do Evangelho, uma vez que a maioria daqueles que o memorizaram foi torturada e morta.

Está claro que Allah enviou o Evangelho a Jesus, que a paz e as bênçãos estejam sobre ele, mas os seus discípulos não tiveram um papel ativo em preservá-lo como os muçulmanos fizeram com o Qur'an, que foi revelado ao profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos estejam sobre ele, que requisitou que os muçulmanos registrassem o Qur’an por escrito, o que foi feito sob sua supervisão.

Islam Online Fatwa Comitê

Esta resposta é uma versão editada e resumida de uma resposta dada no site islâmico Islam On-Line.

 

Voltar para perguntas