Nome:
Lydia - Canadá
Tópico: Ética e Valores
Título: Mulheres… Inferiores por Natureza?!
Pergunta:
É verdade que a sua religião diz que a mulher é uma criatura inferior porque
ela tem um tipo de deficiência na sua religião e na inteligência? É verdade
que o Islam acredita que a mulher tem defeitos mentais e até mesmo defeito na
memória?!
Um muçulmano me disse isso e ele disse que seu profeta e o Alcorão dizem
claramente que a mulher – por natureza – tem deficiência mental e
religiosa!! Portanto, essa é a razão pela qual uma mulher é equivalente a
meio homem quando prestando testemunho!
Por favor, elabore esta questão. Obrigada.
Data: 5/1/2003
Nome do Consultor: Amani Aboul Fadl Farag
Resposta:
Salaam Prezada Lydia,
Obrigada pela sua interessante questão!
De fato, você tem todo o direito de usar sua exclamação, porque tal conversa
só pode despertar assombro, se não choque... Com meu mais profundo respeito a
esse seu amigo, que se esforçou por esclarecer esse dito do Profeta Muhammad
para você, eu ainda insisto que eruditos reconhecidos e livros autorizados
deveriam ser as únicas fontes para qualquer um que queira descobrir o Islam.
Isso especialmente em uma época em que nossa religião está sendo alvo de
constantes tentativas de distorção, geralmente por estranhas interpretações
de seus textos. Eu acho que hoje em dia, as fontes autorizadas são muitas e
elas estão à mão para qualquer um achá-las, principalmente através da
Internet.
É claro, prezada Lydia, que a religião não disse que as mulheres são
inferiores aos homens. Allah diz no Sagrado Alcorão na Surat 9, versículos 71
– 72:
*{Os crentes e as crentes são protetores uns dos outros; recomendam o bem, proíbem
o ilícito, praticam a oração, pagam o zakat, e obedecem a Allah e ao
Seu Mensageiro. Allah se compadecerá deles, porque Allah é Poderoso, Prudentíssimo.
Allah prometeu aos crentes e às crentes jardins, abaixo dos quais correm os
rios, onde morarão eternamente, bem como abrigos encantadores, nos jardins do
Éden; e a complacência de Allah é ainda maior do que isso. Tal é o magnífico
benefício.}*
Além disso, há muitos outros versículos, que estabelecem igualdade entre
homens e mulheres. Isto é tanto nos seus direitos e responsabilidades na
sociedade quanto na posição de Deus em relação a eles, nesta vida e na próxima.
O Profeta Muhammad também disse:
“As mulheres são os complementos dos homens.”
O verdadeiro significado do hadith (dito) do profeta do Islam, o qual o seu
amigo - sem querer – interpretou mal, mas simplesmente deu a interpretação
errada dos inimigos do Islam, é a seguinte:
As mulheres, em certos períodos de suas vidas, são solicitadas a cumprir menos
deveres religiosos que os homens por causa dos periódicos grupos de sintomas
que ocorrem a elas; como os períodos de parto e sangramento menstrual. Pela
misericórdia de Deus, Ele isentou as mulheres de cumprir alguns deveres
religiosos como o jejum e a oração. Eles são executados no Islam através de
movimentos do corpo que podem não ser bons para a sua saúde – durante esses
períodos.
Contudo, essa isenção não indica que as mulheres se tornaram, por causa
disso, menos religiosas, espiritual ou mentalmente mais deficiente que o homem.
Vamos dar alguma lógica ao assunto por favor. É possível que o tio do Profeta
– por exemplo – que morreu como politeísta e que causou as maiores
dificuldades ao Islam, desde que o chamado começou, torturando os primeiros muçulmanos,
deve ser considerado mais inteligente e religioso do que inúmeras mulheres muçulmanas
devotas? Um exemplo é a senhora Khadijah, a esposa do Profeta que suportou
severos tormentos e dor, por amor a Deus e à nova religião.
Isso seria justo, só porque ele é um homem e ela é uma mulher? Alguém
poderia afirmar, por qualquer meio, que Deus consideraria a Virgem Maria um ser
humano de segunda classe se comparada ao rei Herodus?! Além disso, alguém pode
discutir que aquelas mulheres que “voluntariamente” escolhem o martírio na
Palestina, por amor à liberdade e dignidade, sofrem de deficiência na religião?
Prezada Lydia, esta questão de inteligência e religiosidade é muito mais
profunda do que uma questão superficial de gênero e sexualidade.
Quanto ao caso do testemunho, é verdade que em algum casos legais, o testemunho
da mulher é diferente do testemunho do homem. Isso ocorre principalmente quando
a pena pode chegar ao ponto de tirar a vida do acusado; “pena de morte”.
Nesse caso, torna-se necessário tomar todas as medidas para garantir a
infalibilidade do humor e estado mental de todas as testemunhas.
É um fato científico, que em alguns períodos de suas vidas, as mulheres
sofrem de stress psicológico – devido à mecanismos biológicos – que as
causam falta de capacidade de concentração. Isso de modo algum indica deficiência
da mente ou inteligência! Isso ocorre, a saber, durante o período menstrual e
pós-parto, assim como nos distúrbios hormonais da menopausa.
Estes são fatos científicos que são claros como a luz do dia e mulher nenhuma
pode negar... Nem mulher alguma pode negá-los, em favor de nenhum tipo de
ideologia nem filosofia! Eu sou uma mulher e eu admito francamente que sofro de
turbulência psicológica, mau humor, além de tendência a esquecer facilmente,
durante esses períodos.
Contudo, eu nunca considerei isso uma desonra a minha personalidade ou uma
deficiência que eu deveria estar escondendo! É verdade que eu evito tomar
decisões importantes durante esses períodos. Além disso, eu não tenho
vergonha desses sintomas, simplesmente porque eles são sinais da minha
feminilidade e maternidade, aspectos dos quais eu sou extramamente orgulhosa...
No Islam, prezada Lydia, as mulheres são confiadas a participar em todos os
campos da vida, incluindo posições para tomada de decisões. Por outro lado,
quando se trata de casos judiciais e decisões fatais são tomadas a respeito da
vida de pessoas e suas propriedades, todas as probabilidades e expectativas possíveis
acerca das testemunhas devem ser levados em consideração. Isto inclui até seu
humor e estado mental.
Você precisa saber, Lydia, que a justiça no Islam é uma prioridade. Além
disso, preservar seres e direitos humanos é um valor supremo. Estes são
anteriores a qualquer outra consideração, como simplesmente agradar as
mulheres negando-se suas condições de saúde, que às vezes as deixam suscetíveis
ao esquecimento. Esta é a razão pela qual Deus determinou que em casos maiores
duas mulheres são necessárias para prestar testemunho em vez de uma.
Isso é claramente determinado, na surat 2, versículo 282, onde Deus estabelece
a regra para registro de dívidas:
*{Ó crentes, quando contrairdes uma dívida por tempo pré-fixado,
documentai-a; e que um escriba, na presença de ambas as partes, ponha-a
fielmente por escrito; que nenhum escriba se negue a escrever, como Allah lhe
ensinou. Que o devedor dite, e que tema a Allah, seu Senhor, e nada omita dele
(o contrato). Porém, se o devedor for deficiente, ou inapto, ou estiver
incapacitado de ditar, que seu procurador dite fielmente (por ele). Chamai duas
testemunhas masculinas dentre os vossos ou, na falta destas, um homem e duas
mulheres de vossa preferência, porque, se uma delas se esquecer, a outra a
recordará. Que as testemunhas não se neguem, quando forem requisitadas (para a
evidência). Não desdenheis documentar a dívida, seja pequena ou grande, até
ao seu vencimento. Este proceder é o mais eqüitativo aos olhos de Allah, o
mais válido para o testemunho e o mais adequado para evitar dúvidas entre vós.
Tratando-se de comércio determinado, feito de mão em mão, não incorrereis em
falta se não o documentardes. Apelai para testemunhas quando mercadejardes, e
que o escriba e as testemunhas nao sejam prejudicados; se os prejudicardes,
cometereis delito. Temei a Allah e Ele vos instruirá, porque é Onisciente.}*
Na verdade, tais precauções judiciais a respeito de testemunhas não estão
limitadas só às mulheres, mas a alguns homens também. Uma testemunha
masculina também deve preencher várias exigências. De outro modo, seu
testemunho não é aceito.
Há grandes estudos sobre esse assunto do testemunho, disponíveis em livros de
Shari’a (lei) Islâmica, que você pode simplesmente procurar para mais
informações. Contudo, aqueles que querem encontrar furos na visão Islâmica
sobre as mulheres, nunca fazem alusão a essas exigências, a respeito de
testemunhas masculinas. Eles concentram-se somente nas mulheres!
Eles simplesmente ignoram os outros casos legais, nos quais se as testemunhas
forem homens não são aceitas, mas somente mulheres podem testemunhar perante a
corte. Tal como os casos de se provar a patermidade ou maternidade de crianças
se é uma questão de disputa. Uma simples razão para este exemplo é que não
é comum que homens fiquem em um quarto, onde há uma mulher que acabou de dar a
luz e testemunhar o que acontece com o bebê.
Eu espero que o mencionado acima esclareça o assunto. Obrigada.
Resposta retirada do site Islam Online que permite a sua utilização no Islamic Chat, e traduzida pela irmã Noora.