Os muçulmanos não dizem que Deus é Amor

 

Os muçulmanos não dizem que Deus é Amor, e nem O chamam de “Pai”. Qual a relação entre os muçulmanos e Deus?

 

R - Os muçulmanos se preocupam em não adotar nomenclaturas que não foram ensinadas ou determinadas pelo próprio Deus, e Amor, assim como ‘Pai’ não estão incluídos nos Nomes ou Atributos pelo qual Ele Se definiu.

Qual seria, então, a relação entre os muçulmanos e Allah?

 

Os muçulmanos ADORAM a Deus. Sem dúvida o conceito de adoração também envolve o de amor, mas é muito mais amplo do que o de amor, somente.

Portanto, os muçulmanos não APENAS amam a Deus, eles O adoram com todo o seu ser.

E qual seria a relação de Deus com os muçulmanos?

 

Abaixo estão alguns hadiths, que são ditos do profeta Muhammad, que explicam bem este conceito:

 

‘Eu sou como o Meu servo espera que Eu seja. Eu estou com ele quando ele lembra de Mim.

Se ele lembra de Mim em seu íntimo, Eu Me lembro dele em Meu íntimo. Se ele se lembra de Mim em uma assembléia, Eu Me lembro dele em uma assembléia melhor.

E se ele se aproxima de Mim com a distância de um braço, eu Me aproximo dele com a distância de uma légua. E se ele vem para Mim andando, Eu vou para ele correndo’. 

 

Em outro hadith, é descrito o caso de uma mulher que durante uma batalha estava procurando por seu filho que havia se perdido, no sol quente. Quando ela o encontrou ela o apertou contra o peito dizendo ‘meu filho, meu filho!’

Os companheiros do profeta Muhammad que observavam a cena, se emocionaram e choraram. Ele então disse:

Vocês se admiram em ver o amor/misericórdia (em árabe ‘rahma’) desta mulher por sua criança? Por Aquele em cuja mão está a minha alma, no Dia do Julgamento Allah mostrará mais ‘rahma’ aos Seus servos crentes do que esta mulher mostrou por seu filho’. 

Em outro hadith, é dito:

‘No dia em que Ele criou os céus e a terra, Allah criou cem ‘rahmas’, cada qual tão grande quanto o espaço que existe entre o céu e a terra. Ele enviou uma ‘rahma’ para a terra, através da qual a mãe tem ‘rahma’ por sua criança’.

 

O Nome ou Atributo pelo qual os muçulmanos mais frequentemente se referem a Allah é Al-Rahman (O Misericordioso).

Rahma, o amor compassivo, é um atributo derivado da palavra rahim, que significa útero.

Desta forma, enquanto no Cristianismo o Amor de Deus é equiparado ao do pai, no Islam ele tem equivalência ao amor da mãe, geralmente muito mais profundo e com vínculos mais fortes.

Apesar disto, os muçulmanos não se referem a Allah como ‘mãe’ e nem O limitam chamando-o de ‘amor’, porque o amor de Allah é muito maior e mais abrangente, e ficaria restrito se fosse comparado com a noção humana de amor.

 

Voltar para perguntas