Dicas para controlar a raiva

Pergunta:

Caros estudiosos, As-Salamu `alaykum. Eu preciso de alguns versículos do Qur’an ou du`a’s (súplicas) que eu possa recitar sempre, para manter meu temperamento sob controle. Jazakum Allah khayran.

Data 3/Abril/2003
Mufti Sheikh Ahmad Kutty
Resposta:
Wa `alaykum As-Salamu wa Rahmatullahi wa Barakatuh.

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso.

Todo louvor e gratidão são devidos a Allah, e que a paz e as bênçãos estejam com Seu Mensageiro.

Gostaríamos de agradecer-lhe pela confiança depositada em nós, e imploramos ao Todo-Poderoso Allah que nos ajude a servir Sua causa e a fazermos nosso trabalho em Seu Nome.

A raiva é uma doença séria, e o Islã alerta os Muçulmanos sobre suas maléficas conseqüências. O Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) prescreveu um remédio para a pessoa em estado de raiva, instruindo-a a sentar-se ou deitar-se até “esfriar”. Ele também indicou que o wudu’ (ablução) é um bom meio para apagar o “fogo” da raiva. Que Allah nos perdoe a todos e nos proteja do Fogo do Inferno, amém!

Respondendo a sua questão, o Sheikh Ahmad Kutty, um estudioso e conferencista experiente, do Instituto Islâmico de Toronto, Ontário, Canadá, acrescenta:

“Antes de passar-lhe alguns du`a's, eu gostaria de mencionar algumas dicas reunidas pelo Imam Ghazzali.

Para controlar sua raiva, você deve fazer duas coisas:

Primeiro, você deve perguntar-se porque, quando e como você fica com raiva, e tentar controlar as circunstâncias que criam tais situações. Ao dirigir seus pensamentos nesse sentido, você freqüentemente vai conseguir controlar sua raiva. Assim, condicione-se a perguntar a si mesmos coisas como: Porque estou ficando com raiva? Qual é o sentido de reagir a algo que aconteceu no passado? Eu posso mudar isso agora? Se o leite já foi derramado, em que minha raiva vai ajudar a consertar as coisas? O que eu tenho a ganhar ao reagir com raiva? Existe algo realmente benéfico que eu posso fazer em lugar de explodir?

Indo além, pense em todos os efeitos danosos da raiva descontrolada. De fato, não há nada mais destrutivo que a raiva se ela levar à violência ou ao abuso verbal ou emocional sobre os outros. Condicione-se a pensar nas consequências destrutivas da raiva até você aprender a associá-la com dor e sofrimento. Desse modo, você será capaz de tomar o controle da sua raiva e ter a certeza de não expressá-la de modo destrutivo.

Em Segundo lugar, assim que você perceber que está ficando com raiva, procure canalizar sua energia de modo positivo tomando imediatamente as atitudes seguintes:

Diga:

A`oodhu billahi mina ash-shaytaani ar-rajeem (Eu busco refúgio em Allah do Shaytan amaldiçoado) três vezes, e imediatamente se dirigir ao banheiro, fazer ablução com água fria e orar dois rak`ahs.

Como alternativa, você pode repetir as palavras acima e ir dar uma volta, fazer algumas inspirações profundas ou alguns exercícios leves, para desfazer a tensão e relaxar.

Por fim, aqui estão alguns du`a’s que você deve recitar e também procurar meditar sobre o significado:

Allaahumma innee a`oodhu bika min hamazaati ash-shayaateen; wa a`oodhu bika rabbi an yahdhuroonee (Oh Allah, em Vós eu busco refúgio dos sussurros dos demônios; e em Vós eu busco refúgio da presença deles ao meu redor).

Astaghfiru Allah (Eu peço perdão a Allah) três vezes.

Rabbi qinee sharra nafsee; rabbi qinee sharra sam`ee; rabbi qinee sharra basaree; rabbi qinee sharaa lisaanee (Meu Senhor, proteja-me dos males do meu próprio ser; meu Senhor, proteja-me dos males da minha audição; meu Senhor, proteja-me dos males do minha visão; meu Senhor, proteja-me dos males do meu falar.)

Você pode também simplesmente fazer o tasbeeh abaixo:

Subhaan Allah, al-hamdu lillah, laa ilaha illa Allah, wa laa hawla wa laa quwwata illa bi-llah (Sublime é Allah; todo louvor é para Allah; não há outro deus além de Allah; não existe poder ou força a não ser pela vontade de Allah).”

Retirado, com algumas modificações, de:
www.islam.ca
Mantenha contato. Se você tiver alguma outra questão, não hesite em nos escrever.
Só Allah , O Onipotente, tem o conhecimento perfeito.

Traduzido pela irmã Mariam Polga com permissão do Islam Online.

 

Voltar para Perguntas