Fazendo Caridade ao invés do Sacrifício Animal na Eid

 

Fazendo Caridade ao invés do Sacrifício Animal na Eid

 

Pergunta: Eu tenho uma pergunta relacionada ao sacrifício animal na Eid. Ao invés de sacrificar um carneiro na Eid, podemos doar o equivalente em dinheiro para alguma instituição de caridade islâmica? Segundo, podemos dar dinheiro como Sadqah para caridade ao invés de abater um carneiro? Podemos adotar alguma outra forma de Sadqah e dar a quantia para caridade?

Resposta: A sua resposta requer um pouco de elaboração:

Para cada ser humano que crê em Allah, existem duas esferas distintas de interação na qual relacionamentos começam a existir. A primeira esfera cobre o relacionamento da pessoa com Allah, enquanto a Segunda constitui o relacionamento da pessoa com os outros seres humanos. O Islam e todas as religiões divinamente reveladas orientam o intelecto humano nessas duas esferas. O relacionamento da pessoa com Allah se manifesta na adoração, que no Islam tem algumas formas distintas. Similarmente, o relacionamento da pessoas com seus irmãos toma a forma de interação social, que novamente ocorre em muitas áreas. A negação total ou parcial de qualquer dessas esferas resulta em uma vida desequilibrada. O extremismo na primeira esfera alimenta o monasticismo e o ascetismo, enquanto o extremismo na Segunda alimenta o materialismo. O Islam deseja que cada pessoa crie um equilíbrio em sua vida dando a cada esfera o que é devido. Similarmente, deseja que a pessoa adote as várias formas prescritas de interação em ambas as esferas uma vez que cada uma tem um propósito definido.


Na primeira esfera, o Islam prescreveu formas específicas de adoração e uma forma não pode substituir a outra, uma vez que cada uma delas tem seu próprio propósito e objetivo. O sacrifício animal é uma dessas formas de adoração. Ele tem uma filosofia inspiradora que deve ser bem apreciada de modo a fazê-lo em letra e espírito. Assim como o salat (oração) não pode substituir o zakat e vice-versa, o sacrifício animal também não pode ser substituído pelo zakat ou caridade.  O que o sacrifício animal induz em uma pessoa, o zakat, o salat ou o hajj não o fazem.

A filosofia inspiradora do sacrifício animal na Eid é comemorar o grande evento que retrata uma expressão extraordinária de submissão ao comando de Allah – a essência do Islam. O Profeta Abraão (as) enquanto obedecia a Allah estabeleceu um maravilhoso exemplo dessa submissão. Quando oferecemos um animal em sacrifício, nós na verdade simbolizamos a nossa intenção de que estamos prontos para nos submeter a Allah de qualquer maneira que possa ser requerida por Ele, assim como Seu grande Profeta Abraão (as) fez uma vez, com espírito e esplendor, glória e grandeza.

Fonte: site Studying Islam

 

Voltar para Perguntas