Normas Sexuais no Islam
Pergunta:
O Islam nos ensina tudo... tal como comer, vestir-se, etc. Existe também um
modo recomendado pela Sunnah em relação a dormir com a esposa... existe uma
posição Sunnah (recomendada pela Sunnah)... ou não há nada relacionado a
isso nos Hadith?
Resposta: Louvado seja Allah.
Sim, você está certo: O Islam nos ensina tudo e trouxe todos os bons
ensinamentos para a humanidade a respeito da sobrevivência, religião, viver e
morrer, porque é a religião de Allah, as glórias e os louvores sejam para
Ele.
A
relação sexual está entre os assuntos importantes da vida, os quais o Islam
veio para explicar e prescerver conduta apropriada e regras, que a eleva do nível
de mero prazer bestial e desejo físico. O Islam a associa com intenções
virtuosas, súplicas (adhkaar) e conduta apropriada que a elevam ao nível
de adoração e pelas quais o muçulmano será recompensado. A Sunnah do Profeta
(saaws) explica isso: Imaan Ibn al-Qayyim (que a misericórdia de Allah esteja
com ele) diz em seu livro Zaad al-Ma’aad:
“A respeito de relações sexuais, o Profeta (saaws) trouxe a mais perfeita
orientação, pelo meio da qual a saúde deve ser preservada e as pessoas devem
encontrar prazer e satisfação, e deve cumprir o propósito para o qual foi
criado, porque o sexo foi criado para três propósitos básicos:
1.
A preservação e propagação da raça humana, até que se atinja o número de
almas que Allah decretou que deveriam ser criadas neste mundo.
2.
Expulsão do líquido (sêmem) o qual pode causar danos ao corpo caso seja
retido.
3.
Satisfazer desejos físicos e desfrutar de prazer físico. Este é o único
aspecto que estará presente no Paraíso, porque lá não haverá produção de
prole, e nem retenção que precise ser liberada pela ejaculação.
Os melhores médicos sugerem que o sexo é um dos meios de se manter a boa saúde.
(al-Tibb al-Nabawi, p. 249).
E
ele (que a misericórdia de Allah esteja com ele) disse:
Dentre
seus benefícios está que ele ajuda a baixar o olhar, traz auto-controle,
possibilita que a pessoa mantenha-se afastada de coisas pecaminosas, e
proporciona todas essas coisas a mulher também. Ele traz benefícios ao homem
neste mundo e no outro, e beneficia a mulher também. Portanto o Profeta (saaws)
costumava desfrutar de relações intímas regularmente com suas esposas, e
disse, “No seu mundo, mulheres e perfume me agradam.” (Narrado por Ahmad,
3/128; al-Nasaa’i, 7/61; classificado como saheeh por al-Haakim).
E
o Profeta (saaws) disse: “Ó jovens, qualquer um dentre vós que tenham condições,
que casem-se, pois isso o ajuda a baixar o olhar e protege sua castidade. E
aqueles que não tenham condições, que jejuem, pois isso será uma proteção
para eles.” (Narrado por al-Bukhaari, 9/92; Muslim, 1400).
(al-Tibb al-Nabawi, 251).
Dentre
os aspectos importantes que devem ser observados quando praticando relações íntimas:
1.
Ter a intenção sincera de estar fazendo-o apenas por Allah. A pessoa deve
intencionar fazê-lo para proteger-se e preteger sua esposa de cair em pecado,
para aumentar o número de muçulmanos na Ummah, assim como para elevar seu
status, pois há honra e orgulho em grandes números. Deve saber-se que uma
pessoa será recompensada por esse ato, mesmo que ele encontre prazer e satisfação
imediatos nisto. Foi narrado por Abu Dharr que o Mensageiro de Allah (saaws)
disse: “Na relação sexual de qualquer um de vós há recompensa”
(Significando quando ele tem relação sexual com sua esposa). Eles disseram: Ó
Mensageiro de Allah, quando um de nós satisfaz nossos desejos, ele será
recompensado por isso? Ele (saaws) disse: “Não é verdade que se ele o
fizesse de uma maneira pecaminosa seria punido por isso? Então se o faz de uma
maneira permitida, será recompensado.” (Narrado por Muslim, 720). Esta é a
grande generosidade de Allah para com a Ummah; louvado seja Allah que nos fez
entre eles.
2.
A relação deve ser precedida por palavras amáveis, carícias preliminares e
beijos. O Profeta (saaws) costumava brincar com suas esposas e beijá-las.
3.
Quando um homem tem relação sexual com sua esposa, ele deve dizer: “Bismillaah,
Allaahumma jannibnaa al-shaytaan wa jannib al-shaytaan maa razqtanaa(Em nome
de Allah, Ó Allah mantenha-nos longe do Satã e mantenha o Satã longe do que o
Senhor nos conceder (nossas crianças)).” O Mensageiro de Allah (saaws) disse:
“Se Allah decreta que eles devem ter uma criança, o Satã jamais a fará
mal.” (Narrado por al-Bukhaari, 9/187)
4.
É permitido ao marido ter relação sexual com sua esposa na vagina de qualquer
maneira que ele queira, por trás ou pela frente, com a condição de que seja
na vagina, que é o lugar pelo qual uma criança nasce. Allah diz (interpretação
do significado): “Vossas mulheres são vossas sementeiras. Desfrutai, pois, da
vossa sementeira (ter relação sexual com sua esposa da maneira que quiser,
contanto que seja na vagina e não no ânus), como vos apraz.”(Al Bacara
2:223). Jaabir ibn ‘Abd-Allaah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Os
judeus costumavam dizer que se um homem tem relação sexual com sua esposa na
vagina por trás, a criança nasceria vesga. Então esta ayah foi
revelada: “Vossas mulheres são vossas sementeiras. Desfrutai, pois, da vossa
sementeira (ter relação sexual com sua esposa da maneira que quiser, contanto
que seja na vagina e não no ânus), como vos apraz.”(Al Bacara 2:223). O
Mensageiro de Allah (saaws) disse: “Pela frente ou por trás, contanto que
seja na vagina.” (Narrado por al-Bukhaari, 8/154; Muslim, 4/156).
5.
Não é permitido ao marido, sob nenhuma circunstância ter relação sexual
anal com sua esposa. Allah diz: “Vossas mulheres são vossas sementeiras.
Desfrutai, pois, da vossa sementeira (ter relação sexual com sua esposa da
maneira que quiser, contanto que seja na vagina e não no ânus), como vos
apraz.”(Al Bacara 2:223). Nota: a palavra árabe que foi traduzida como
“sementeira” significa o lugar onde uma criança é “plantada”.) É
sabido que tal lugar é a vagina, que é o lugar de onde se espera uma criança.
O Profeta (saaws) disse: “É amaldiçoado aquele que tem relação sexual anal
com sua esposa.” (Narrado por Ibn ‘Udayy, 1/211; classificado como saheeh
por al-Albaani in Adaab al-Zafaaf, p. 105). Isso é porque o sexo anal contraria
a fitrah (inclinações naturais do homem) e é uma ação revoltante
para aqueles de natureza humana sã; isso também causa à mulher a perda de sua
parte no prazer; e o ânus é um lugar de imundícies e impurezas – e há
outros fatores que confirmam que esta ação é haraam (pecado). Para
mais informações ver o link http://63.175.194.25/index.php?formtrans=dgn%3D3%7C&ln=eng&ds=qa&lv=browse&QR=1103
(em inglês).
6. Se um homem tem relação sexual com
sua esposa e quer voltar a ela (ter relação novamente) uma segunda vez, ele
deveria fazer wudoo’ , porque o Profeta (saaws) disse: “Se algum de vós
tem relação com vossa esposa e deseja repetir, que ele faça wudoo’
entre as duas ações, pois isso é mais energizante para a segunda vez.”
(Narrado por Muslim, 1/171). Isto é mustahabb (recomendável), não waajib
(obrigatório); se ele tem condição de fazer ghusl entre as duas ações,
isso é melhor, por causa do hadith de Abu Raafi’ que disse que o Profeta
(saaws) ía até suas esposas em um dia e fazia ghusl na casa desta e
desta. Ele (Abu Raafi’) disse: Eu disse a ele, Ó Mensageiro de Allah, por que
você não faz um só ghusl? Ele disse, “Assim é mais limpo, melhor e
mais puro.” (Narrado por Abu Dawood e al-Nasaa’i, 1/79)
7. Um ou ambos do casal têm que fazer ghusl
nas seguintes situações:
1- quando as “duas partes circuncizadas” encontram-se, porque o Profeta
(saaws) disse: “Quando a parte circuncizada encontra a parte circuncizada (de
acordo com outro relato: quando a parte circuncizada toca a parte circuncizada),
ghusl se torna waajib (obrigatório).” (Narrado por Ahmad e
Muslim, no. 526). Este ghusl é obrigatório caso haja ejaculação ou não.
O tocar das partes circuncizadas significa que a extremidade do pênis penetra a
vagina, não significa apenas tocar.
2- Emissão de sêmem , mesmo que as
partes circuncizadas não se toquem, porque o Profeta (saaws) disse: “A água
é para a água (isto é, a água do ghusl é necessária quando a “água”
do sêmem é ejaculada).” (Narrado por Muslim, no. 1/269).
3- Al-Baghawi disse em Sharh al-Sunnah
(2/9):”Ghusl para janaabah (impureza que segue a atividade
sexual) é waajib (obrigatório) em qualquer um dos casos: quando a
extremidade do pênis toca a vagina, ou quando água jorrante é emitida pelo
homem ou pela mulher.” Para mais informações sobre detalhes do ghusl
como prescrito na Sharee’ah, veja o link http://63.175.194.25/index.php?formtrans=dgn%3D3%7C&ln=eng&ds=qa&lv=browse&QR=415
(em inglês). É permitido ao marido e a esposa fazerem ghusl juntos em
um lugar, mesmo que ele a veja e ela o veja, por causa do hadeeth de Aa’ishah
(que Allah esteja satisfeito com ela) que disse: “O profeta (saaws) e eu
costumávamos fazer ghusl juntos do mesmo recipiente entre eu e ele; nós
nos alternávamos enfiando nossas mãos no recipiente e ele tirava mais do que
eu, até que eu dissesse, ‘Deixe um pouco pra mim, deixe um pouco pra
mim.’” Ela disse, e ele estavam ambos junub (em estado de janaabah).
Narrado por al-Bukhaari e Muslim.
8. É permitido a uma pessoa que tem que fazer ghusl dormir e adiar o ghusl
até a hora da oração, mas é definitivamente mustahabb (recomendável)
para ele fazer wudoo’ antes de dormir, por causa do hadeeth de ‘Umar,
que disse que ele perguntou ao Profeta (saaws), Nós podemos dormir quando
estamos junub? O Profeta (saaws) disse: “ Sim, mas que ele faça wudoo’
se desejar.”
9. É proibido ter relação sexual com
uma mulher quando ela estiver menstruada, porque Allah diz (interpretação do
significado): “Consultar-te-ão acerca da menstruação; dize-lhes: É uma
impureza (é prejudicial ao marido ter relação sexual com a esposa quando ela
está menstruada). Abstende-vos, pois, das mulheres durante a menstruação e não
vos acerquei delas até que se purifiquem (da menstruação, e que tenham tomado
um banho); quando estiverem purificadas, aproximai-vos então delas, como Allah
vos tem ordenado (vá até elas de qualquer maneira que queira, contanto que
seja na vagina), porque Ele estima os que se arrependem e cuidam da purificação
(tomando um banho, limpando e lavando rigorosamente suas partes privadas, seus
corpos, para as orações, etc.).” (al-Baqarah 2:222). Aquele que tem relação
sexual com sua esposa quando ela estiver menstruada, tem que dar um dinar ou
meio dinar em caridade, já que foi relatado que o Profeta (saaws) obrigou um
homem a fazê-lo quando ele veio perguntar-lhe sobre isso. Isto foi relatado
pelos autores de Al Sunan e classificado como saheeh por
al-Albaani em Adaab al-Zafaaf, p. 122. Mas é permitido ao marido
divertir-se com sua esposa menstruada sem ter relação sexual (penetração),
por causa do hadeeth de Aa’ishah (que Allah esteja satisfeito com ela) que
disse: “O Mensageiro de Allah (saaws) dizia a uma de nós, quando ela estava
menstruada, para usar uma manta (ou algo semelhante) envolvendo a cintura, então
seu marido se deitaria com ela.”
10. E permitido ao marido
“retirar-se” (praticar ‘azl – coito interrompido) se ele não
quer ter filhos, pelo mesmo motivo é permitido a ele usar preservativos – se
sua esposa dá sua permissão, pois ela tem direito ao prazer e a ter filhos. A
evidência disto é o hadeeth de Jaabir ibn ‘Abd-Allaah (que Allah esteja
satisfeito com ele) que disse, “Nós costumávamos praticar ’azl no
tempo do Mensageiro de Allah (saaws). O Mensageiro de Allah (saaws) ouviu sobre
isso, e ele não nos proibiu.” (Narrado por al-Bukhaari, 9/250; Muslim,
4/160). Mas é melhor não fazer nada disso, por diversas razões, incluindo o
fato de que priva a mulher do prazer ou reduz o prazer para ela; e cancela um
dos propósitos do casamento, que é aumentar o número de descendentes, como
mencionado acima.
11. É proibido para ambos do casal
espalhar os segredos do que acontece entre eles em sua vida conjugal privada; de
fato, esta é uma das coisas mais abomináveis. O Profeta (saaws) disse:
“Dentre as mais malignas das pessoas ante Allah no Dia da Ressurreição estará
o homem que vai até sua esposa, tem relação sexual com ela, e então espalha
os segredos dela.” (Narrado por Muslim, 4/157).
Foi relatado por Asmaa’ bint Yazeed que ela estava com o Profeta (saaws) e
homens e mulheres estavam sentados com ele, e o Profeta (saaws) disse, “Algum
homem diria o que ele fez com sua esposa? Alguma mulher diria a outros o que ela
fez com seu marido?”. As pessoas permaneceram em silêncio e não responderam.
Eu (Asmaa’) disse: “Sim, por Allah, Ó Mensageiro de Allah, elas fazem isso
e eles fazem isso.” Ele disse, “Não façam isso. É como um demônio do
sexo masculino encontrar um demônio do sexo feminino na estrada e ter relação
sexual com ela enquanto as pessoas olham.” (Narrado por Abu Dawood, no. 1/339;
classificado como saheeh por al-Albaani em Adaab al-Zafaaf, p. 143).
Isto é o que podemos mencionar sobre a etiqueta de relações sexuais. Louvado
seja Allah que nos guiou para esta grande religião com sua conduta sublime.
Louvado seja Allah que nos mostrou o melhor deste mundo e do próximo. Que Allah
abençoe nosso Profeta Muhammad.
Islam Q&A
Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid (www.islam-qa.com)
Fonte: http://63.175.194.25/index.php?ln=eng&ds=qa&lv=browse&QR=5560&dgn=3
Traduzida pela irmã Noora.