Esposa usando o sobrenome do marido

 

Questão: As-Salaamu `Alaykum. É permitido a uma mulher mudar o seu sobrenome para o sobrenome do seu marido, mesmo que ela tenha a escolha para fazê-lo? Você poderia esclarecer melhor esse assunto citando evidências da Sunnah?

Nome do Mufti: Sheikh Muhammad Saleh Al-Munajjid

Resposta: Wa`alaykum As-Salaamu Warahmatullahi Wabarakatuh.

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

Todos os louvores e agradecimentos são para Allah, e que a paz e as bênçãos estejam com seu Profeta.

A fatwa emitida pelo Sheikh Muhammad Salih Al-Munajjid, um proeminente conferencista e autor Saudita islâmico, diz o seguinte:

É uma forma de mentira e humilhação retirar o sobrenome da esposa e dar a ela o nome do marido.

Allah Todo-Poderoso diz, “Dai-lhes os nomes dos seus verdadeiros pais; isto é mais eqüitativo ante Allah. Contudo, se não lhes conheceis os pais, sabeis que eles são vossos irmãos, na religião, e vossos tutelados. Porém, se vos equivocardes, não sereis recriminados; (o que conta) são as intenções dos vossos corações; sabei que Allah é indulgente, Misericordioso.” (Al Ahzab 33:5)

O Profeta, que a paz e as bênçãos estejam com ele, é relatado como tendo dito: “Quem quer que se chame por outro que não o nome de seu pai (ou que se atribua a outro que não seu pai), será amaldiçoado por Allah, pelos anjos e por todas as pessoas.” (Relatado por Ibn Majah, 2599).

Não é permitido, até onde diz respeito ao Islã, uma pessoa reivindicar pertencer a nenhum outro que não seja seu pai. O Profeta, que a paz e as bênçãos estejam com ele, diz: “Allah amaldiçoou aquele que reivindica pertencer a qualquer outro que não seu pai.” (Relatado por Imam Ahmad e outros)

Fundamentado no acima citado, como ela pode tomar seu sobrenome como se ela fosse parte da mesma linhagem quando não existem ligações de sangue entre um marido e a esposa?

Além disso, ela pode se divorciar, ou seu marido pode falecer, e ela pode vir a se casar com outro homem. Ela ficará trocando seu sobrenome toda vez que se casar de novo? Tomar o sobrenome do seu marido ignora tudo isso. O marido é nomeado com o nome de seu próprio pai, então o que ela tem a ver com a linhagem do pai do seu marido?

Que Allah o guie para a senda reta e o direcione para aquilo que agrada a Ele, Amen.

Allah Todo-Poderoso sabe mais.

Fatwa retirada do site islâmico Islam Online que permitiu o uso de suas respostas no Islamic Chat, e traduzida pela irmã Noora.

 

Voltar para perguntas