Um Muçulmano Pode Ser Vegetariano

 

Pergunta: Essa pergunta me foi feita por minha filha e eu gostaria de orientação para a minha resposta. Sua pergunta foi: um muçulmano pode ser vegetariano?

 

Resposta: Se uma pessoa é vegetariana porque ela não gosta de carne e prefere comer legumes ou por causa de alguma razão dietética, então não se pode fazer objeção com base religiosa. Entretanto, se ele ou ela pensa que abater animais para comer carne é uma injustiça a eles, então essa talvez não seja a atitude correta. Ele ou ela deve entender que os animais que fornecem carne Halal foram postos a serviço do homem pelo Todo-Poderoso:


E o gado Ele criou para vós. Deles podeis derivar vestimenta, alimento e numerosos benefícios. (16:5)

Foi Deus Quem criou o gado; de modo que os useis para cavalgar e alguns como alimento. (40:79)

Ninguém deve tentar ser mais misericordioso que Allah, o Misericordioso. Tal filosofia se equipara a expressar ingratidão com o Criador. Devemos lembrar que Allah criou muitas coisas para o serviço do homem de modo que o próprio homem perceba que esses favores e bênçãos tem uma origem: O Todo-Poderoso. Uma pessoa que desenvolve uma compreensão verdadeira de Seu Criador não pode levar uma vida de pecado, embora algumas vezes tropece no pecado.

Em outras palavras, comer a carne dos animais é um reconhecimento dos favores de um Criador Gracioso, e esse reconhecimento por sua vez é um instrumento na purificação interior de uma pessoa – o objetivo principal do Islam.

 

Recebida pela mala direta do site Studying Islam

Voltar para Perguntas