* Quais são os requisitos da vestimenta islâmica para homens e mulheres?

 

1) Exigências da vestimenta da mulher muçulmana

Data da Fatwa 21/ Fevereiro/ 2001
Date of Reply 21/ Fevereiro/ 2001
Da de Tópico Fatwa: A vestimenta Islâmica

Questão da Fatwa: As-Salamu `alaykum. Caros Sheikhs, minha pergunta é sobre a roupa da mulher muçulmana. Existem muitas opiniões diferentes sobre a vestimenta islâmica (me refiro ao Hijab). Algumas pessoas dizem que o Alcorão menciona “roupa externa” e que isso se refere ao Jilbab (uma grande capa única), e declaram que é Fard (obrigatório) usar o Jilbab.

Eu sigo a escola Shafi’i...você poderia responder minha questão de acordo com a escola Shafi’I: é mencionado no Alcorão quais são as exigências quanto à vestimenta feminina, e é dito algo sobre usar o Jilbab; ou podemos usar qualquer vestimenta larga e não-transparente que cubra todo o corpo, ou seja, não necessariamente um Jilbab. Salamu`alykum.

Name of Mufti Islam Online Fatwa Committee

Wa`alykumu salamu wa rahmatul Allahi wa barakatu.

Em Nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

Todos os louvores e agradecimentos são devidos a Allah, e que a paz e bênçãos estejam com Seu Mensageiro.

O Hijab é uma obrigação no Islã. Isso é confirmado pela declaração de Allah: “E diga às mulheres que crêem para baixarem seu olhar e serem modestas, e disporem de seus atrativos apenas o que é aparente, e colocarem seus véus sobre o busto, e só revelarem seus adornos aos seus maridos...” (Na-Noor: 31)

Allah, o Todo-Poderoso, também diz: “Oh Profeta!, Diga à suas esposas e suas filhas, e às mulheres daqueles que crêem para colocarem seus mantos fechados (quando saírem). Isso será melhor, para que sejam reconhecidas e não sejam perturbadas. Allah é Aquele que Perdoa, O Misericordioso.” (Al-Ahzaab: 59)

A s exigências do Hijab para a muçulmana são as seguintes:

1. Deve cobrir todo o corpo.
2. Não pode ser justo ou transparente.
3. Não deve delinear as partes do corpo, especialmente aquelas que são sexualmente atrativas.
4. Não pode ser uma roupa que normalmente é usada pelos homens.

Juristas, incluindo o Imam Ash-Shafi`i, concordam unanimemente que o hijab é obrigatório para todas as mulheres muçulmanas; no entanto eles diferem quanto à obrigatoriedade de se cobrir o rosto.

Assim, o Hijab é compulsório Segundo o Glorioso Alcorão, e a muçulmana pode vestir o que ela quiser, contanto que preencha as condições acima. E Allah sabe mais.



2) Código de vestimenta Islâmica para o Homem

Data da Fatwa
21/ Agosto/ 2002
Data da resposta
21/ Agosto/ 2002
Tópic da Fatwa
Vestimenta e adorno no Islã
Questão da Fatwa

Caro irmão ou irmã muçulmano, eu tenho admirado como nossas irmãs têem obedecido ao Islã e escolhido usar o Hijab. E como um homem buscando aceitar o islã, eu gostaria de saber se existe um código de vestimenta masculino. Toda resposta será de grande ajuda e que Allah o abençoe.

Nome do Mufti
Sheikh Muhammad Iqbal Nadvi

Conteúdo da resposta:
Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso.
Todos os louvores são devidos a Allah, e que a paz e bênçãos estejam com Seu Profeta.
Caro irmão no Islã, nós gostaríamos de agradece-lo pelo seu cuidado em conhecer os ensinamentos do Islã, e apreciamos sua grande confiança em nós. Esperamos que nossos esforços preencham suas expectativas.
Em relação à sua questão, o Sheikh Muhammas Iqbal Nadvi, Iman da mesquita de Calgary, Canadá, e ex-professor da Universidade King Saud, na Arábia Saudita, responde:
“Eu aprecio sua preocupação quanto ao código de vestimenta islâmico. Islamicamente, a roupa serve a dois propósitos:
1. Cobrir a ‘Awrah (partes privadas) do corpo.
2. Adorno e embelezamento.
Revendo o Alcorão, encontramos que Allah, o Todo-Poderoso, descreve a vestimenta do crente como “a roupa da devoção” ou Libasut-Taqwa, e isso reforça exatamente as duas condições mencionadas acima, e que a roupa não deve jamais ser usada para nos mostrarmos. Allah, o Todo-Poderoso, diz: “Mas a vestimenta dos justos – essa é a melhor.” (Al-`Araaf: 26)
O Islã provê algumas diretrizes para alcançarmos essa característica:
1. A primeira condição é que a vestimenta seja Halal (lícita) na sua origem, ou seja, comprada ou ganha através de meios Halal.
2. A segunda é que não deve implicar na imitação de vestuário de outros povos. Isso significa que não devemos imitar os adornos ou estilo de outras religiões, como diz o Hadith: “Aquele que imita um povo será considerado como pertencente a ele.” (Irwaa’ul Ghaleel, Al-Albaani, Hadith nº 2384)
3. A terceira condição é que a vestimenta masculina não deve se parecer com a feminina.Isso significa que a roupa masculina não deve ter qualquer adorno ou estilo feminina: seda pura, ouro e dourado, cores muitos brilhantes, são todas características consideradas permissíveis para as mulheres, mas não para os homens.
Abaixo disso, existem algumas escolhas culturais, mas vem em Segundo plano, Mas o que é importante é que o Islã promove uma identidade única para os muçulmanos em cada ação, e isso se aplica ao código de vestuário. Assim, o Islã encoraja a roupa que representa a mensagem do Islã e que distingue os Muçulmanos dos demais. Eu espero que você desenvolva seu gosto para alcançar o objetivo da virtude, que é o mais elevado, como nos mostra o Alcorão.
Mantenha-se em contato. Se tiver alguma outra questão, não hesite em nos escrever.
E Allah, O Todo-Poderoso, sabe mais.

Nota: Essa fatwa foi retirada do site islâmico Islam Online e traduzida pela irmã Mariam Polga, que pediu e obteve a autorização para sua utilização no Islamic Chat.

 

Voltar para perguntas