No
Cristianismo o sentimento religioso, o que "move" e "comove"
é a Queda e a Salvação. Quero saber se no Islam
acontece o mesmo. Para que o Profeta veio a este mundo? Por que Deus o enviou? Existe
Queda? Existe Salvação?
R - Estou citando os versículos do Alcorão onde aparecem comentários referentes à queda de Adão, Salvação, etc., e os comentários feitos por um dos mais conhecidos tradutores e comentadores do Alcorão, Yusuf Ali. Não significa que ele seja infalível ou que sua interpretação seja a única válida, mas é uma boa referência. Em alguns casos acrescentei meus próprios comentários, que estou identificando com (*) para que sejam reconhecidos.
Queda
de Adão:
“Determinamos:
Ó Adão, habita o Paraíso com tua esposa e desfrutai dele com a prodigalidade
que vos aprouver; porém, não vos aproximei desta árvore, porque vos contareis
entre os iníquos.
Todavia,
Satã os seduziu, fazendo com que saíssem do estado (de felicidade) em que se
encontravam. Então dissemos: Descei! Sereis inimigos uns dos outros, e, na
terra, terei residência e gozo transitórios.
Adão
aprendeu de seu Senhor algumas palavras (como preces) e Ele o perdoou, porque é
o Remissório, o Misericordiosíssimo.
E
ordenamos: Descei todos daqui! Logo vos chegará o Meu Guia. Aqueles que
seguirem Minha orientação não serão presas do temor, nem se atribularão.”
(Alcorão
surata (capítulo) 2 versículos 35 a 38)
“Porém Satã sussurou-lhe, dizendo: “Ó Adão, queres que
te indique a árvore da prosperidade e do reino eterno?
E
ambos comeram da árvore e suas vergonhas foram-lhes manifestadas, e puseram-se
a cobrir seus corpos com folhas das plantas do Paraíso. Adão desobedeceu a seu
Senhor e se extraviou.
Mas
logo seu Senhor o elegeu, absolvendo-o e encaminhando-o.
Disse:
Descei ambos do Paraíso! Sereis inimigos uns dos outros. Porém, logo vos
chegará Minha orientação e quem seguir a Minha orientação, jamais se
desviará nem será desditoso.”
(Alcorão
surata 20 versículos 120 a 123)
Comentários:
Adão
e Eva estavam cobertos com as vestes da Inocência e não conheciam o mal.
Quando desobedeceram a Deus macularam suas almas e tiraram as vestes da Inocência.
Seus Eus maculados lhes apareceram em toda sua nudez e tiveram que recorrer à
vestimentas externas para cobrir a vergonha de suas próprias consciências. Foi
dado a Adão o direito de escolha e ele fez a escolha errada, mas seu
arrependimento foi aceito. Entretanto estabeleceu-se a eterna inimizade entre o
Homem e Satã, entre nossa natureza boa e o Mal.
(*)
É interessante notar que no Islam Eva não é a culpada pela queda da
Humanidade. Ambos, Adão e Eva, pecaram e ambos foram perdoados. Em algumas
passagens Deus se refere exclusivamente a Adão, como responsável pelo erro.
Satisfação
no Paraíso:
“E
tu, ó alma em paz.
Retorna
ao teu Senhor, satisfeita e comprazida!
Entra
no número de Meus servos!
E
entra em Meu jardim!”
(Alcorão
surata 89 versículos 27 a 30)
Comentário:
Os
corretos recebem sua herança e suas boas vindas. Descansam em paz em um estado
de completa satisfação. Na teologia islâmica, este estágio da alma é o estágio
final de felicidade e êxtase. O clímax do versículo é “Entra em meu
jardim!”. Os homens podem ter imaginado todos os tipos de paraíso antes, mas
nada pode expressar a realidade do Paraíso.
“Não
enviamos os apóstolos senão como alvissareiros e admoestadores; e aqueles que
crêem e se emendam não serão presas do temor nem se atribularão.”
Alcorão
surata 6 versículo 48
“Ó filhos de Adão, apresentar-se-ão apóstolos, dentre vós,
que vos ditarão Meus versículos. Aqueles que temerem a Deus e a Ele se
encomendarem não serão presas do temor nem se atribularão.”
(Alcorão
surata 7 versículo 35)
Comentário:
Os
apóstolos não são enviados para cancelar o livre arbítrio limitado do Homem.
São enviados para pregar e ensinar – pregar esperança e arrependimento e
para advertir os rebeldes.
Salvação:
A
doutrina da Vida Eterna no Islam não é estritamente uma doutrina de
Recompensas e Punições. A promessa de Recompensa implica em duas coisas:
1)
A
tomada de atitudes motivadas pela intenção de obter a recompensa;
2)
A
proporção da recompensa em relação aos méritos do recebedor.
Qualquer
bem que façamos beneficia nossas almas, mas o motivo de fazê-lo deve ser
apenas “contemplar a Face de Deus”. Entretanto, ser correto pela esperança
de recompensa ou medo de punição pode ser bom em um estágio elementar de
progresso espiritual, quando motivos mais elevados são desconhecidos. Mas a
medida que a alma se ilumina, é visto que a virtude é sua própria recompensa
e o mal sua própria punição.
(*) O conceito islâmico de Salvação não é baseado em boas obras, mas em fé. Em várias passagens do Alcorão a crença é sempre mencionada antes dos atos. Quando alguém se converte ao Islam não faz isto como uma boa obra mas através da realização de que não existe outro Deus, o Único, e que Muhamad é Seu último mensageiro (ou profeta).
(*)
No Islam não existe o Pecado Original porque ninguém é responsabilizado pelos
erros de outros. A Humanidade não está sendo castigada pelos erros de seus
antepassados e da mesma forma, ninguém pode expiar os pecados de outros. Por
esta razão os muçulmanos não aceitam o conceito de Salvação através do
sacrifício ou martírio de Jesus. Cada um é responsável por seus próprios
erros e igualmente por sua própria Salvação.
OBS:
Os parágrafos marcados com (*) são meus comentários, não de Yusuf Ali.