Espírito Santo

 

Há tempos venho estudando o real significado do termo Espírito Santo. Estudei muito tempo em um colégio católico e a explicação deles não me satisfaz. Gostaria de saber qual é a posição do Islam a respeito do Espírito Santo. Qual o seu significado segundo a opnião de vocês?

 

R - O conceito católico, ou cristão de um modo geral, do Espírito Santo, não tem nenhuma relação com a crença islâmica. Na crença cristã o Espírito Santo é a terceira manifestação de Deus na Trindade. Muçulmanos não crêem em um Deus trino, independente das justificativas dadas para tal trindade. Muçulmanos crêem que Deus é Único e sem parceiros e que Sua Natureza é incomparável a dos seres humanos e mesmo incompreensível para nós.

Na crença islâmica o que se aproxima do que é chamado de Espírito Santo no Cristianismo seria o Anjo Gabriel. Ele tem o título de Ruh-al-amin, que alguns traduzem como Espírito da Fé e da Verdade, outros como Espírito Fiel. Outro título do Anjo Gabriel é Ruh al-Quds que significa Espírito Puro ou Purificado.

É ele quem, na crença islâmica e também no Evangelho de Lucas 1: 26-27,  traz a notícia do nascimento de Jesus para Maria. As duas passagens, uma no Alcorão e a outra na Bíblia, e os títulos em árabe que se assemelham em significado ao título de Espírito Santo, é que permitem estabelecer a conexão entre o Anjo Gabriel como sendo o que se chama de Espírito Santo no Cristianismo.

A diferença básica e crucial é que no Cristianismo o Espírito Santo foi incluído como parte ou manifestação de Deus, e no Islam ele é uma entidade separada e apenas um mensageiro de Deus. Na realidade Gabriel é considerado, na crença islâmica pelo menos, o Anjo encarregado de trazer as mensagens divinas. É ele quem recita o Alcorão para o profeta Muhammad.

 

Voltar para perguntas