Observo que Allah não divide espaço com mais nada

 

Observo que Allah não divide espaço com mais nada, com outras forças, etc. A idéia do mal  vem do que Allah determina? Não há mal, pois o que acontece vem de Allah, de Sua vontade?

 

R - Se o Criador assim desejasse, sem dúvida poderia nos impedir de fazer o mal. No Alcorão diz:

“Se Allah desejasse, Ele teria dado a todos a orientação; se seu Senhor tivesse desejado quem quer que estivesse na terra teria acreditado, todos juntos.” Surata Yunus 10:99

“Se Allah desejasse, não haveriam idólatras...” Surata An’am 6:107

Mas Ele também desejou que o homem fôsse livre, especialmente na questão da crença:

“A Verdade é de seu Senhor; portanto, deixe quem desejar, crer, e deixe quem desejar descrer, descrer” Surata Kahf 18:29

 Além disso, o homem não seria livre se Allah impedisse todas as suas intenções de fazer o mal. Portanto, o argumento de que o mal vem de Allah é baseado na confusão entre o que é o desejo de Allah de nos garantir o Livre Arbítrio para escolher inclusive fazer o mal, e o conceito de que Ele faz o mal em si. Por analogia poderia ser dito que toda vez que bebemos água, comemos ou dormimos é Allah Quem executa estas ações. Ele as criou, mas não as executa. Outro argumento, baseado em confusão semelhante, é que se Allah permite o mal, então Ele o aprova ou gosta dele. Mas “desejar” algo no sentido de permitir aos humanos fazer o que bem entenderem, e aprovar e recomendar tais atos é outra bem diferente. Por analogia pode se entender a questão da crença e da descrença. Allah garantiu ao ser humano o direito de crer ou não n’Ele, mas Ele não aprova ou gosta da descrença.

Então, o “truque” é identificar onde começa o nosso Livre Arbítrio e onde ele termina. Não dá para colocar a responsabilidade de tudo que acontece nas nossas vidas sobre Deus. É muito fácil e cômodo, sem dúvida, mas tira de nós a responsabilidade por nossas ações. É claro que é justamente nisto que muita gente quer acreditar, mas não é nisto que os muçulmanos acreditam.

 

Voltar para perguntas