Identificação do Messias Prometido

 

Identificação do Messias Prometido

 

O profeta Muhammad (saws) profetizou vários eventos que ocorrerão pouco antes do advento do Dia do Juízo. Entre esses o profeta (saws) predisse o retorno de Isa (sas) (Jesus), que se materializará quando um pretendente à divindade (Dajjal ou Anti-Cristo) tentará desencaminhar a humanidade para ser adorado. O Messias descerá dos céus em Damasco, orará atrás do Imam Mahdi, perseguirá e matará o Dajjal, destruirá os exércitos selvagens e descrentes de Gog e Magog, e trará paz e irmandade ao mundo.

Todos do Povo do Livro reconhecerão a verdade e o aceitarão apenas como um Mensageiro de Allah (swt); a religião de Allah, o Islã, governará o mundo de forma justa.

“Ninguém do Povo do Livro (judeus e cristãos) deixará de crer nele (i.e. em Jesus como um apóstolo de Allah e um ser humano) antes de sua morte. E no Dia do Juízo ele será testemunha contra eles.”  

(Qur’an 4:159)

Não existirá opressão e nem necessidade de lutar contra opressores (a guerra será abolida) e nem necessidade de coletar Jizyah (uma vez que não haverão mais não-muçulmanos entre o Povo do Livro de quem coletar a taxa). Todo ser humano terá conforto e não aceitará caridade. O Messias performará o Hajj e/ou Umra, se casará, permanecerá casado por 19 anos, terá filhos, e morrerá depois de viver na terra por 40 anos. Sua morte será um sinal do começo dos últimos dias:

“E Jesus será um Sinal (da vinda) da Hora (do Juízo): portanto não tenham dúvida sobre a Hora, mas Me sigam: essa é a Senda Reta.”  

(Qur’an 43:61)

Infelizmente, contando com a ignorância geral dos muçulmanos com relação a essa profecia inteira, uns poucos indivíduos tem pleiteado ser o Messias e conseguido desencaminhar algumas pessoas. Para alguns desses indivíduos (como Mirza Ghulam da Índia) a alegação de ser o Messias foi apenas pretexto para clamar ser um profeta e criar um culto que se afastou da religião de Allah (swt). Portanto, é ao menos prudente estudar os fatos dessa profecia e evitar ser presa de falsos pretendentes que aparecerão de tempos em tempos.

 

Como muçulmanos devemos relembrar que a profecia sobre o Messias se concretizará. Esta profecia, entretanto, não absolve a Ummah islâmica de seu dever de se empenhar na causa de Allah (swt), de se opor à injustiça e buscar a paz e o aperfeiçoamento da condição humana. Séculos se passaram desde o tempo do profeta Muhammad (saws) e existe uma boa possibilidade de que muitos mais se passarão antes do advento do Messias. Os muçulmanos que são negligentes em seus deveres esperando por um salvador estão cometendo um grave erro e não estão seguindo os decretos divinos ordenados no Qur’an ou ensinados pelo profeta (saws).

 


 

Abaixo estão representados um pouco dos mais de 110 hadith relacionados ao advento do Messias Prometido e ao fato de que ele não será outro senão Jesus (sas), filho de Maria:

Narrou Abu Huraira (RA) que Profeta de Allah (SAW) disse:

“Por Aquele em Cujas Mãos está a minha alma, o Filho de Maria (Jesus) descerá entre vocês (muçulmanos) como um governante justo. Ele quebrará as cruzes, matará os porcos e abolirá a Jizyah (a taxa cobrada dos não-muçulmanos, que estão sob proteção, do governo islâmico). Então haverá abundância de dinheiro e ninguém aceitará caridade.”

(Sahih Bukhari, Vol. 3, Livro 34, No. 425)

 

Narrou Abu Huraira (RA) que o profeta Muhammad (SAW) disse:

 

“A Hora não chegará até que o Filho de Maria (Jesus) desça entre vocês como um governante justo. Ele quebrará as cruzes, matará os porcos e abolirá a Jizyah. O dinheiro existirá em abundância de modo que ninguém o aceitará (como caridade).”

 (Sahih Bukhari, Vol. 3, Livro 43, No. 656)

O Mensageiro de Allah (SAW) declarou:

“Eu juro por Aquele em Cujas Mãos está a minha vida que em breve descerá entre vocês Isa Ibn Mariam como um governante justo; então ele quebrará as cruzes, matará os porcos e proibirá a guerra!”

(Sahih Bukhari, Vol. 1, No. 668, Livro dos Profetas, P. 490)

 

Narrou Abu Huraira (RA) que ele ouviu o Mensageiro de Allah (SAW) dizer:

 

“Por Aquele em Cujas Mãos está a minha alma, certamente Jesus, o Filho de Maria, em breve descerá entre vós e julgará a humanidade com justiça (como um governante justo); ele quebrará as cruzes e matará os porcos e não haverá Jizyah (a taxação recebida dos não-muçulmanos). O dinheiro será abundante de modo que ninguém o aceitará, e uma única prostração para Allah (em oração) será melhor que o mundo todo e tudo que ele contém.” Abu Huraira acrescentou “Se quiseres, podes recitar (esse versículo do Qur’an):  ." (Quran 4:159)

 (Sahih Bukhari, Vol. 4, Livro 55, No. 657; Fateh-ul Bari, Vol. 7, P. 302)

 

Uma narração semelhante por Ata (r.a) foi registrada por Muslim com a seguinte frase acrescentada no final:

“O ódio mútuo, o ciúme e o ressentimento desaparecerão.”

Narrou Abu Huraira (RA) que o profeta Muhammad (SAW) disse:

 

“Como será quando o Filho de Maria (Jesus) descer entre vós e ele julgar as pessoas pela lei do Qur’an e não pela lei do Evangelho.”

 (Sahih Bukhari, Vol. 4, Livro 55, No. 658; Fateh-ul Bari, Vol. 7, P. 304-305)

 

Narrou Abu Huraira (RA) que o Profeta (SAW) disse:

 

“Não existe profeta entre eu e ele, isso é, Jesus (sas). Ele descerá (para a terra). Quando o virem, o reconheçam: um homem de estatura mediana, cabelos avermelhados, usando duas vestimentas de cor amarelo suave, aparentando como se gotas estivessem caindo de sua cabeça embora não esteja molhada. Ele lutará pela causa do Islã. Ele quebrará as cruzes, matará os porcos, e abolirá a Jizyah. Allah fará perecer todas as religiões exceto o Islã. Ele (Jesus) destruirá o Anticristo e viverá na terra por quarenta anos e depois morrerá. Os muçulmanos orarão por ele.”

(Sunan Abu Dawud, Livro 37, No. 4310)

É relatado por Anas (RA) que o Profeta (SAW) disse:

 

"Quem quer entre vós que viva para ver Jesus, o filho de Maria, deve dar minhas saudações a ele.”

 (Hakim)

 

Jabir ibn Abdullah (RA) narrou, eu ouvi o  Mensageiro de Allah (SAW) dizer:

 

“Uma parte do meu poovo não parará de lutar pela Verdade e prevalecerá até o Dia da Ressurreição. Ele disse: Jesus Filho de Maria irá então descer e o comandante dos muçulmanos, o Mahdi, o convidará para liderá-los em oração, mas ele dirá: Não, alguns dentre vós são comandantes sobre outros (dentre vós). Essa é a honra de Allah para essa Ummah.” 

 (Sahih Muslim, Livro 1, No. 0293)

 

O Mensageiro de Allah (SAW) disse:

 

“Allah enviará o Messias filho de Maria. Ele então descerá perto do minarete oriental branco de Damasco, vestido com dois mantos amarelos, apoiado nos ombros de dois anjos.”

  (Sahih Muslim, Vol. 8, P. 192-193)

 

É relatado por Aws Ibn Aws al-Thaqafi (RA) que o profeta Muhammad (SAW) disse:

 

“Jesus, o Filho de Maria, descerá perto do minarete branco ao oriente de Damasco".

 (Tabarani)

 

Narrou Ibn Abbas (RA) que o Profeta (SAW) disse:

 

"Na noite de minha ascensão aos céus, eu vi Moisés que era um homem alto de cabelos castanhos como se pertencesse a tribo de Shanawa, e eu vi Jesus, um homem de estatura mediana e complexão moderada inclinada para as cores vermelha e branca e de cabelo liso. Eu também vi Malik, o guardião do Inferno e o Dajjal (Anticristo) entre os sinais que Allah me mostrou. (O profeta então recitou o versículo corânico: (Quran, 32:23)".

 (Sahih Bukhari, Vol. 4, Livro 54, No. 462)

 

O Mensageiro de Allah (SAW) disse:

 

‘Eu me vi (em um sonho) próximo à Caaba na noite passada, e eu vi um homem de complexão avermelhada, o melhor que pode ser visto entre homens daquela complexão, tendo cabelos longos alcançando as suas orelhas, o que era o melhor entre esse tipo de cabelo, e ele tinha penteado seu cabelo e a água pingava dele e ele estava performando tawaf (circumbulação) em volta da Caaba enquanto estava apoiado sobre dois homens ou nos ombros de dois homens. Eu perguntei, ‘Quem é esse homem?’ Alguém respondeu, ‘Ele é o Messias, Filho de Maria.’ Então eu vi outro homem com o cabelo muito encaracolado, cego no olho direito que se parecia com uma uva saliente. Eu perguntei, ‘Quem é este?’Alguém respondeu, ‘Ele é o Dajjal’.

(Sahih Bukhari, Vol. 9, Livro 87, No. 128)

 

Yahya me relatou de Malik de Nafi de Abdullah ibn Umar que o Mensageiro de Allah (SAW) disse:

 

“Eu sonhei à noite que eu estava na Caaba e eu vi um homem escuro como o mais belo dos homens escuros que eu jamais tinha visto. Ele tinha os cabelos entre suas orelhas e os ombros como o mais excelente entre esse tipo de cabelo. Ele tinha penteado seu cabelo e a água estava pingando dele. Ele estava apoiado sobre dois homens ou sobre os ombros de dois homens fazendo tawaf em volta da Caaba. Eu perguntei, ‘Quem é esse?’. Foi dito, o Messias, Filho de Maria’. Então estávamos com um homem com os cabelos crespos e cego em seu olho direito, como se fosse uma uva flutuante. Eu perguntei ‘Quem é esse?’ E foi dito a mim, ‘Esse é o Dajjal.’

 (Malik's Muwatta, Livro 49, No. 49.2.2)

 

Narrou Abu Huraira (RA) que o Mensageiro de Allah (SAW) disse:

 

Na noite de minha ascensão aos Céus eu vi o profeta Moisés que era uma pessoa magra com cabelos lisos, se parecendo com os homens da tribo de Shanua, e eu vi Jesus que era de estatura média com a face vermelha...’

 (Sahih Bukhari, Vol. 4, Livro 55, No. 607)

 

Narrou Abdullah ibn Amr (RA) que:

 

Alguém veio a ele e disse: O que é esse dito que você narrou de que a Última Hora virá em um determinado momento? Então ele disse: Santificado seja Allah, não existe deus exceto Allah (ou palavras do mesmo efeito). Eu decidi que não devo narrar nada a ninguém agora. Eu apenas disse que vocês verão depois de algum tempo um evento importante: que a Casa (sagrada) (Caaba) será queimada.

 

Ele então relatou que o Mensageiro de Allah (saws) disse: O Dajjal (Anticristo) aparecerá em minha Ummah e ele permanecerá (no mundo) por quarenta – eu não sei se ele quis dizer quarenta dias, meses ou anos. Allah então enviará Jesus, Filho de Maria, que parecerá com Urwah ibn Mas'ud. Ele (Jesus) o perseguirá e matará. Então as pessoas viverão por sete anos, período durante o qual não haverá rancor entre duas pessoas. Depois disso Allah enviará um vento frio vindo da direção da Síria. Ninguém que tenha um mínimo de bondade ou fé sobreviverá na face da Terra: ele morrerá. Mesmo que alguns de vocês entrem nas profundezas da montanha, esse vento alcançará o local e causará a sua morte.

Eu ouvi o Mensageiro de Allah (saws) dizer: Apenas as pessoas perversas sobreviverão e elas serão descuidadas como os pássaros com as características de bestas. Eles nunca apreciarão o bem e nem condenarão o mal...

 (Sahih Muslim, Livro 40, No. 7023)

 

Narrou Abdullah (RA) que o Profeta (SAW) mencionou o Dajjal dizendo:

 

“Allah não tem um olho só enquanto que o Dajjal (Anticristo) é cego em seu olho direito e seu olho se parece com uma uva protuberante. Enquanto dormindo próximo à Caaba na noite passada, eu vi em meu sonho um homem de cor parda, o melhor que se pode ver entre esse tipo de homem, e seu cabelo era longo e caía entre seus ombros. Seu cabelo era liso e a água parecia escorrer de sua cabeça, e ele colocava suas mãos sobre os ombros de dois homens enquanto circumbulava a Caaba. Eu perguntei, ‘Quem é esse?’ Eles responderam, ‘Esse é Jesus, Filho de Maria.’

Atrás dele eu vi um homem que tinha o cabelo encaracolado e era cego no olho direito, se parecendo com  Ibn Qatan (um árabe pagão). Ele colocava suas mãos nos ombros de uma pessoa enquanto fazia o tawaf em volta da Caaba. Eu perguntei, ‘Quem é esse?’ Eles responderam, ‘O Dajjal (Anticristo).’  

 (Sahih Bukhari, Vol. 4, Livro 55, No. 649)

 

Hanzalah al-Aslami relatou ter ouvido de Abu Huraira (RA) uma narrativa do Mensageiro de Allah (SAW):

"Por Aquele em Cujas Mãos está a minha vida, Ibn Mariam (Jesus) certamente pronunciará Talbiyah pelo Hajj ou pela Umrah ou por ambos (simultaneamente como um Qarin) no vale de Rawha."

 (Sahih Muslim, Livro 7, No. 2877)

 

O Mensageiro de Allah (SAW) disse:

 

O Messias (as) morrerá depois de completar o período que ele estava destinado a passar no mundo, e os muçulmanos oferecerão suas orações fúnebres e o enterrarão próximo ao túmulo do profeta Muhammad e de Abu Bakr e Umar (r.a).

 (Mishkat, P. 480)

O Mensageiro de Allah (SAW) disse:

"Depois de descer à Terra, Isa (Jesus) (as) se casará. Ele terá filhos e permanecerá sobre a terra 19 anos depois de seu casamento. Ele morrerá e os muçulmanos farão sua salaat Janazah (oração fúnebre) e o enterrarão próximo ao profeta (saws)." 

(Tirmidhi)

 

Narrou Abu Huraira (RA) que o profeta Muhammad (SAW) disse:

 

"...Satã lamentará: O Dajjal (Anticristo) tomou seu lugar entre suas famílias. Eles então sairão, mas não adiantará. Quando eles alcançarem a Síria, ele sairá enquanto eles estiverem se preparando para a batalha, organizando as fileiras.

Certamente, o momento da oração chegará e então Jesus (as), Filho de Maria, descerá e os liderará em oração. Quando o inimigo de Allah o vir, ele desaparecerá assim como o sal se dissolve em água e se ele (Jesus) não o confrontasse, ainda assim ele se dissolveria completamente. Allah o matará através das mãos de Jesus e ele os mostrará o sangue dele em sua lance (a lança de Jesus)."

 (Sahih Muslim, Livro 40, No. 6924)

 

Narrou An-Nawwas ibn Sam'an (RA) que o profeta Muhammad (SAW) disse:

 

"...Ele então chamará (aquele homem jovem) e ele virá sorrindo com sua face reluzindo (de felicidade). Nesse momento Allah enviará Jesus, filho de Maria. Ele descerá no minarete branco no lado oriental de Damasco, usando dois mantos ligeiramente tingidos com alçafrão e apoiando suas mãos sobre as assas de dois anjos. Quando ele abaixar a sua cabeça, cairão gotas de transpiração e quando ele a elevá-la, gotas como pérolas se espalharão. Todo descrente que sentir o odor de seu corpo morrerá e seu hálito alcançará tão longe quanto ele puder ver. Ele então procurará por Dajjal até que o alcance no portão de Ludd (Jerusalém) e o matará.

 Então um povo a quem Allah tinha protegido virá até Jesus, filho de Maria, e ele secará suas faces e os informará de suas posições no Paraíso. Será sob tais condições que Allah revelará a Jesus essas palavras: Eu trouxe dentre os Meus servos tais pessoas contra as quais ninguém será capaz de lutar; leve essas pessoas em segurança até Tur, e então Allah enviará Gog e Magog e eles afluirão de todas as encostas. O primeiro deles passará o lago de Tiberíades e beberá dele. E quando o último deles passar, ele dirá: tinha água lá..."

 (Sahih Muslim, Book 40, No. 7015)

 

Mujammi Ibn Jariyah al-Ansari (RA) declarou que ouviu o Mensageiro de Allah dizer:

"O filho de Maria matará o Anti-Cristo (Dajjal) na porta de Ludd."
(Tirmidhi and Ahmad)

 

Abdullah Bin Umar (RA) relatou que Rasulollah (SAW) disse:

"Como a Ummah pode perecer daquilo que eu estou o começo e Jesus, o filho de Maria, está no fim?"

 (Hakim and Nasai)

 

Narrou Hudhayfah ibn Usayd Ghifari (RA):

O Apóstolo de Allah (saws) veio até nos de repente quando estávamos ocupados (em uma discussão). Ele disse:

“Do que vocês estão falando?” (os Companheiros) disseram: “Estamos discutindo sobre a Última Hora.”

Então ele disse:

“Ela não virá até que vocês vejam dez sinais antes e ele mencionou a fumaça, Dajjal, a besta, o nascer do sol no ocidente, a descida de Jesus filho de Maria (as), Gog e Magog, deslizamentos em três lugares, um no oriente, um no ocidente e um na Arábia no fim do qual o fogo queimará do Iêmen e tirará as pessoas de seu lugar de encontro.

 (Sahih Muslim, Book 40, No. 6931)

 

De acordo com esses autênticos e universalmente aceitos hadith:

 

O Messias Prometido não é outro senão Isa bin Mariam (as) (Jesus);

Ele é um homem de altura mediana e complexão moderada inclinada para as cores vermelha e branca e de cabelo liso;

Ele descerá entre os muçulmanos, próximo ao Minarete Oriental Branco de Damasco, na Síria, vestido em dois mantos (tingidos com alçafrão), apoiando-se nos ombros de dois anjos;

Ele fará sua oração atrás do Imam Mahdi;

Ele lutará com, capturará e matará o Dajjal (o Anti-cristo) no portão de Ludd;

O Messias governará de forma justa de acordo com as Leis do Islã e não do Evangelho;

O Povo do Livro o aceitará como um Mensageiro de Allah (swt) e abraçará o Islã (Qur’an 4: 159); subsequentemente, a Cruz e o pagamento da Jizyah (dos não-muçulmanos) serão abolidos;

Ele será atacado por Gog e Magog e será vitorioso;

O Islã e a justiça governarão, a opressão será eliminada, e nenhum combate (guerra) será necessária (será abolida);

Todos terão fartura e o ódio, o ciúme e o ressentimento desaparecerão;

O Messias fará o Hajj e/ou Umrah;

Ele se casará, permanecerá casado por 19 anos antes de sua morte e terá filhos;

Ele morrerá depois de viver na terra por 40 anos e será enterrado em um túmulo próximo ao Profeta (saws). Seu advento é um sinal da proximidade do Dia do Juízo (Qur’an 43: 61);

Posteriormente, todos os crentes morrerão antes do advento do Dia do Juízo, e outras profecias se confirmarão.

 

Texto: "Identification of the Promised Messiah", traduzido por Maria Moreira, webmistress do Islamic Chat. Foi retirado do site Answering Bahaullah, que permite a utilização de seus artigos.

Nota: Como a maioria das profecias que se referem a eventos futuros, algumas das profecias relacionadas ao Messias são extremamente metafóricas, e por isso mesmo não devem ser entendidas literalmente.

Leia também nesse site os artigos "Sinais da Hora (Dia do Juízo)" ,  "Quem é Dajjal (Anticristo)?"  e "Identificação do Imam Mahdi Profetizado"

 

                                                                                              Home                               Artigos