Deus ou Allah? O Conceito de Deus no Islam
 

 

Deus ou Allah? O Conceito de Deus no Islã 

 


 

glp8.gif (64222 bytes)

"Allah" em árabe.


Os muçulmanos são estritamente monoteístas. A palavra árabe Allah (Deus), não admite gênero masculino ou feminino e tampouco pluralização, revelando já nas raízes do nome divino a visão que os muçulmanos tem de Deus. A Sua unicidade é ponto fundamental assim como a rejeição de toda e qualquer comparação dos atributos divinos à características essencialmente humanas.
A ocorrência no texto corânico de passagens em que eventualmente são atribuídas tais características como: “a mão de Deus”, “o trono de Deus”, etc., são encaradas como metafóricas e necessárias para o melhor entendimento de uma determinada situação.

Vários historiadores não-muçulmanos alegam que Allah era o deus maior do panteão de deuses pagãos dos árabes pré-islâmicos e que o profeta Muhamad (SAWS), ao afirmar sua unicidade teria apenas extinguido os demais deuses em favor do deus maior pagão. Esta afirmação demonstra um total desconhecimento teológico não só da religião islâmica, como das religiões monoteístas pré-existentes.  

No Antigo Testamento se encontram os nomes El (comum em todas as línguas semitas) e Elohim, sendo esta última uma forma plural de Eloah ou Elah, na língua hebraica. O árabe e o hebraico são línguas semitas, sendo fácil verificar a semelhança entre as formas Eloah / Elah com a forma árabe Allah e consequentemente, constatar que não se trata de “um deus pagão” ou “do Deus dos muçulmanos” e sim de uma variação linguística do mesmo nome de Deus. 


É importante notar que os cristãos árabes também usam a palavra "Allah" quando se referem a Deus e que compartilham com os muçulmanos de várias expressões religiosas compostas com esta palavra. Alguns exemplos são as expressões Insh'Allah (Se Deus quiser) e Alhamdulillah (Graças a Deus). 

 

Texto de Maria C.  Moreira & Márcia Vianna Gaspar. Leia também o artigo "A Palavra de Allah na Bíblia Árabe"    e visite a seção de  'Perguntas e Respostas', onde mais informações sobre o assunto poderão ser encontradas.     

Ver Créditos e Bibliografia

 

Home                         Artigos