Por que a muçulmana tem que se cobrir usando o véu?

 

Por que a muçulmana tem que se cobrir usando o véu?

 

R - Suas perguntas é típica, mas ela revela uma questão básica: o desconhecimento da prática religiosa (como determinada em seus respectivos livros e fontes sagradas) das religiões anteriores ao Islam. No Judaísmo as mulheres continuam usando véus ou eles foram substituídos pelo uso da peruca, como na denominação hassídica. Em alguns casos só usam o véu dentro da sinagoga ou na cerimônia de acender as velas para o “sabath”, mas as que usam perucas o fazem sempre que saem de suas casas ou na presença de homens estranhos, da mesma forma que as muçulmanas devem se cobrir quando saem de casa ou quando recebem a visita de homens que não são seus parentes bem próximos. No Novo Testamento, em Coríntios, também existe a ordem para que as cristãs cubram suas cabeças.

Falando no caso específico do Islam, a razão para isto é não atrair a atenção para a beleza da mulher.  Isto evita que as pessoas ainda solteiras (e mesmo casadas) se sintam atraídas umas pelas outras e saiam dos limites da religião, que não permite namoro e muito menos sexo fora do casamento. Também evita que a mulher seja vista como “mercadoria” e julgada por sua beleza física e não pelos seus valores morais, intelectuais, etc., além de ser uma ordem clara no Alcorão, nosso livro sagrado.

O que mudaram foram os costumes e algumas religiões ou denominações dentro destas religiões, resolveram abrir mão de suas fontes religiosas em favor de uma adaptação aos costumes da época. Os muçulmanos acreditam que o Alcorão é a palavra de Deus, assim como os judeus e os cristãos pensam o mesmo de seus livros sagrados. A diferença básica é que os muçulmanos consideram completamente ilógico que alguém que considere seu livro sagrado a palavra do próprio Deus, aceite mudá-lo para atender às necessidades humanas, que são imediatistas. Não nos parece lógico que alguém acredite que Deus e Suas Ordens fiquem “caducas” e que nós, humanos “muito espertos”, tenhamos que assumir a incumbência de atualizá-las.  

Para maiores detalhes sobre este assunto, visite o artigo  "O "Hijab" ou Véu Islâmico".

 

Voltar para perguntas