Como as Mulheres Pagam o Zakat?

 

Como as mulheres pagam o Zakat? Eu por exemplo: não trabalho, como vou cumprir com minha obrigação? E as mulheres casadas? São seus maridos que pagam?  

 

R - O pagamento do Zakat para as mulheres é praticamente igual ao dos homens. Só paga quem tem ganhos ou bens tributáveis, já que o Zakat é um imposto. É indiferente se a mulher é solteira, casada, viúva ou divorciada porque no Islam a mulher é vista como um indivíduo independente no aspecto econômico. Exatamente por isto é que a mulher ao casar não adota o sobrenome do marido e o sistema é de separação total de bens, ou seja: o que está em nome da mulher é exclusivamente dela assim como o que está no nome do homem é exclusivamente dele. Portanto, se a mulher não possuir bens ou ganhos que ultrapassem limites fixados, está isenta de pagar o Zakat.

A única diferença é com relação às jóias. Se a mulher tiver jóias para uso pessoal, estas jóias não são tributáveis, mas se as tiver como uma forma de poupança elas passam a ser tributáveis, desde que seu valor ultrapasse o valor mínimo estipulado para tributo. Também se paga Zakat sobre a colheita, gado, etc.

Isto não impede que a muçulmana que não tem obrigação de pagar o Zakat dê “Sádaca”, que seria uma caridade opcional e não um imposto, como o Zakat.

Existe entretanto o Zakat da Fitr, que é uma tradição obrigatória que deve ser paga na Eid, no final do Ramadã, e é pago em alimentos. Neste caso, o responsável pelo sustento da família paga uma cota por cada um dos membros que sustenta, inclusive a esposa.  

Para maiores informações sobre o Zakat, visite o artigo "O Zakat e Sua Aplicação".

 

Voltar para perguntas