História da Caaba

 

Por quatorze séculos, os muçulmanos têm se reunido em Meca seguindo o exemplo do Profeta Muhammad (saws) em executar a peregrinação. Mas a Caaba já era, muito tempo antes do último Profeta, um lugar de adoração.

 

A Caaba Construída por Adão  

 

A Caaba foi a primeira casa de adoração construída pelo primeiro homem na terra. Deus comandou a Adão (as) fazer uma viagem. Ele andou muitos meses até que chegou guiado por Deus à Meca. Aqui, ele foi instruído a construir-Lhe uma casa, aquela que transformar-se-ia na Casa de adoração ao Único. Este é o lugar onde nós primeiro aprendemos a lamentar a separação do nosso Amado. Este é o lugar onde lágrimas incontáveis verteram de Adão (as)  para lamentar a perda da glória paradisíaca. Esta casa transformar-se-á num lugar onde os muçulmanos procuram a proximidade de Deus, e tentam experimentar sua intimidade.

O Sacrifício de Ibrahim (as) a Allah  

 

“Meu Senhor! Conceda-me (prole) dos virtuosos”. Então Nós lhe demos as boas novas de um menino dócil. E quando ele (seu filho) estava crescido o suficiente para andar com ele, Ibrahim disse: “Ó meu filho! Eu vi num sonho que eu o abatia (oferecia você em sacrifício a Allah), então veja o que você pensa!” Ele disse: “Ó meu pai!  Faça o que lhe foi ordenado, Insh’Allah (se Allah desejar) você me encontrará entre os As-Sabirun (os pacientes).” Então, quando ambos tinham se submetido (à Vontade de Allah), e Abraão preparava (seu filho) para o sacrifício, Nós o chamamos: “Ó Ibrahim! Você cumpriu o sonho (visão)!” Verdadeiramente! E Nós recompensamos os benfeitores. Verdadeiramente, este foi de fato um teste manifesto. E Nós o resgatamos com um grande sacrifício; E Nós deixamos para ele (uma boa lembrança) entre as gerações posteriores. Salamun (paz) esteja sobre Ibrahim!”

(Qur’an As-saffat 37: 100 - 109)

 

Os muçulmanos comemoram a fé e submissão de Ibrahim e seu filho. Ibrahim (as), que era chamado o Amigo de Deus, amou o Único acima de todos. Deus deu-lhe um sonho onde ele via a si próprio sacrificando seu filho. A persistência do sonho convenceu-o de que não era apenas um sonho mas uma alusão do Infinito. Ele comunicou o sonho a seu filho que imediatamente concordou. Uma vez que se soube ser a vontade de Deus, o filho não ofereceu nenhuma resistência. Era um resultado previsto de que a Sua Vontade seria feita. A disposição de Ibrahim de sacrificar seu filho em resposta ao comando de Deus, eles decidiram estabelecer o lugar designado. Quando eles alcançaram o seu destino, Ismael (as) sugeriu que seu pai cobrisse seus olhos de modo que seu amor não o superasse, e o levasse a desobedecer Seu senhor. No exato momento que Ibrahim (as) soltou sua faca, o filho foi substituído por uma ovelha. Esse momento e esse dia foi feito sagrado.


Todo ano, milhões de muçulmanos retraçam os passos desses dois profetas no Vale de Mina. Eles param onde eles pararam, andam onde eles andaram e finalmente chegam onde o sacrifício foi oferecido. Aqui, todos oferecem um sacrifício pelo amor de Deus e o dão para os pobres da terra, enquanto se maravilham com o amor ardente e fé em Deus de Ibrahim a ponto de ele estar disposto a sacrificar seu amor mais precioso. Aqueles que não podem estar aqui, celebram esse maravilhoso sacrifício onde quer que estejam em qualquer parte do mundo. Porque de fato o amor de Deus deve ser celebrado.

 

Safa e Marwa

Ibrahim (as) foi instruído a trazer Agar e seu filho Ismael (as) próximo ao monte onde uma vez esteve a Caaba. Nesse lugar desolado com nenhuma pessoa à volta e nenhuma fonte de água, ele os deixou com uma bolsa de couro contendo algumas tâmaras e um pequeno depósito de água de couro contendo alguma água, e foi para casa. A mãe de Ismael o seguiu dizendo, “Ó Ibrahim (as)! Onde você está indo, deixando-nos nesse vale onde não existe nenhuma pessoa cuja companhia nós podemos desfrutar, nem existe nada (para desfrutar)?” Ele repetiu isso a ele muitas vezes, mas ele não olhou para ela. Então ela lhe perguntou, “Allah ordenou a você fazer isso?” Ele disse, “Sim.” Ela disse, “Então Ele não irá nos abandonar.”

Ela realmente acreditava em Deus e confiava nele! Eles sabiam que Deus, O Provedor, os proveria. Agar amamentou Ismael (as) e bebeu da água (que tinha). Quando toda a água acabou, ela ficou com sede e sua criança também. Ela começou a olhar para Ismael (as) se agitando em agonia; ela o deixou, porque ela não podia agüentar olhar para ele, e descobriu que a montanha de Safa era a montanha mais próxima dela naquela terra. Ela subiu a montanha e começou a olhar para o vale com atenção para ver se podia ver alguém, mas ela não viu ninguém. Então ela desceu de Safa e quando alcançou o vale ela correu como uma pessoa em angústia e dificuldades, até que ela cruzou o vale e alcançou a montanha de Marwa, onde ela ficou de pé e começou a procurar, esperando ver alguém, mas não viu ninguém. Ela repetiu a corrida entre Safa e Marwa sete vezes. Por essa razão todo peregrino deve correr sete vezes entre os dois montes de Safa e Marwa. Quando ela alcançou Marwa (pela última vez) ela ouviu uma voz e disse a si mesma para ficar quieta e ouvir atentamente. Ela ouviu a voz de novo e disse, ‘Ó, (quem quer que você seja)! Você me fez ouvir a sua voz; você tem como me ajudar?”

Ela viu um anjo no lugar de Zam-Zam, cavando a terra com seu calcanhar até que água fluiu daquele lugar. Ela começou a fazer algo como uma barreira em volta da água usando sua mão, e começou a encher seu depósito de água com suas mãos, e a água continuou fluindo depois dela ter pego um pouco. Essa fonte continua fluindo até hoje.
Milhares de milhões de muçulmanos vem todos os anos durante o Hajj na área entre Safa e Marwa e performam o ritual de Agar (as). Eles levam galões e galões da Água Sagrada chamada Zamzam com eles, e esse pequeno poço nunca se seca.

Restauração da Caaba por Ibrahim (as)  

 

No tempo de Ibrahim (as), a Casa da Caaba tinha sido destruído. Deus deu a Ibrahim (as) a tarefa de reconstruí-la. O Profeta Ibrahim (as), que era também conhecido como Khalilu Allah (amigo de Deus) recrutou seu filho Ismael (as) para essa tarefa. Durante meses os dois profetas trabalharam sob o sol escaldante do deserto, sustentados apenas pelo seu amor ardente a Deus. Todo ano, quando os peregrinos vem à Caaba, eles devem vir no dia 10 do mês de Zilhijj. Nesse dia auspicioso Deus pediu a Ibrahim (as) que sacrificasse seu filho Ismael.

"E recorda-te de quando indicamos a Abraão o lugar da Casa (Sagrada), (dizendo): “Não associe nada (em adoração) a Mim; e santifique a Minha Casa para aqueles que a circundam ou ficam de pé ou se curvam, ou se prostram (em oração). E proclame a Peregrinação (Hajj) entre os homens: virão a pé e (montados) em todo tipo de camelo,  de modo que possam testemunhar os benefícios (fornecidos) para eles, e comemorar o nome de Allah, através dos Dias apontados, sobre o gado que Ele forneceu para eles (para o sacrifício): então comam e alimentem os sofridos pela necessidade. Então deixe que completem os rituais prescritos para eles, performem seus votos e (de novo) circundem a Antiga Casa.”

(Qur'an Al-Hajj 22: 26-29)

 

Na Época de Muhammad (saws)  

 

Quando Muhammad (saws) apareceu, a Caaba já estava lá e era considerada um centro religioso, político e comercial. Antes do Islã em torno de 360 ídolos a circundavam e Allah era o seu deus principal. Interessantemente, durante o período inicial da vida adulta de Muhammad (antes de sua missão profética), a Caaba teve que ser renovada e foi ele que reinstalou a pedra negra como a pedra referencial para a nova construção.

Quando Muhammad (saws) recebeu a sua missão profética de Allah, ele conclamou seus seguidores a executar o Hajj, mesmo durante o período de sua fuga e exílio em Medina. Quando ele derrotou os mecanos e tomou sua cidade e templo, ele decretou o Hajj e o fez um pilar do Islã. Ele também instituiu os rituais relativos à peregrinação e as épocas de realizá-los. Esses rituais são os mesmos que os muçulmanos performam até hoje. Entretanto, existem dois tipos de Hajj. Existe um regular, “pequeno” chamado “Umra”, e o “grande” Hajj, que é oficialmente chamado “Hajj”. A Umra pode ser realizada em qualquer época do ano e dura apenas um dia, mas o Hajj deve ser realizado apenas uma vez ao ano e leva vários dias sucessivos.

O próprio Muhammad (saws) instruiu os crentes nos rituais do Hajj de duas formas: pela sua própria prática ou pela aprovação de práticas de seus companheiros. Isso acrescentou alguma complexidade aos rituais, mas também forneceu uma maior flexibilidade em executá-los, em benefício dos peregrinos. É lícito, por exemplo, ter alguma variação na ordem na qual os vários ritos são executados, porque é registrado que o próprio Profeta (saws) aprovou tais ações.

 

Texto original: "History of Kaaba" retirado do site Salaam Knowledge  

Veja também os artigos "As Origens do Hajj" , "Os Rituais do Hajj" e "O Estado de Ihram - Por um Observador Cético"

 

 

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