Mulheres no Quran

 

Não possuo nenhum exemplar do Corão mas li num livro sobre religiões que no versiculo 38 da quarta surata se precisa: "Os homens são superiores às mulheres por causa das qualidades pelas quais  Deus os elevou acima delas, e porque os homens empregam os seus bens para dotar as mulheres. As mulheres virtuosas são obedientes e submissas: elas conservam cuidadosamente durante a ausência de seus maridos o que Deus ordenou que se conservasse intacto. Vós reprendeis aquelas que temais que sejam desobidientes. Relegá-las-eis para leitos à parte e lhes batereis; mas logo que elas vos obedeçam não busqueis mais quarelas" no mesmo livro vêm ainda referida uma tradição que relata que no seu leito de morte Maomet declarou : " Não deixo nenhuma discórdia mais terrivel para os homens, do que as mulheres..."

À primeira vista este versiculo do Corão bem como a tradição parecem ser contra as mulheres, será que estes podem ser interpretados de outra forma, ou será tudo propaganda maldosa contra o Islão? Gostaria que me esclarecesse esta questão.

R - Sem dúvida é uma propaganda maldosa, que visa deturpar os ensinamentos verdadeiros do Islam. Em primeiro lugar, a tradução dizendo que os homens são 'superiores' às mulheres é questionável. Aliás, a tradução inteira do versículo foi um tanto manipulada, cujo número correto é 34 e não 38.

Na tradução do Qur'an para o português reconhecida no Brasil e também nas duas melhores traduções para o inglês, o versículo aparece das seguintes formas:

 

"Os homens são os protetores das mulheres, porque Deus dotou uns com mais (força) do que outros, e pelo que gastam do seu pecúlio..."

 

"Os homens são os protetores e mantenedores das mulheres, porque Deus dotou uns com mais (força) do que outros, e porque eles as mantém com seus meios..."

 

"Os homens são encarregados das mulheres, porque Deus fez uns superiores aos outros..."

 

O versículo citado em questão refere-se primeiramente à liderança familiar, masculina, que não se estende à outras esferas da vida.

No trecho “...porque Deus fez uns superiores aos outros...” não significa, como aparenta na tradução, a superioridade absoluta dos homens em relação às mulheres. A construção gramatical em árabe indica uma superioridade recíproca entre homens e mulheres, que ocorreria em determinados aspectos.

A superioridade na força física, que não é mencionada no Qur'an e é a interpretação de alguns tradutores, qualificaria os homens ao exercício de trabalhos mais extenuantes, o que os colocaria na posição de proteger e sustentar as mulheres. A superioridade feminina na capacidade de se dar afetivamente, qualificaria as mulheres a dar o suporte psicológico aos homens, sendo portanto, seres complementares.

A interpretação deste versículo como uma superioridade absoluta dos homens, mesmo em alguns meios islâmicos, atende a princípio aos anseios dos próprios homens e resulta também da influência inconsciente na observação da posição de inferioridade das mulheres nas comunidades muçulmanas, sem que tal fato represente um ensinamento religioso. (Ver Nota)

Mais informação sobre o assunto pode ser encontrada no artigo 'As Mulheres Muçulmanas e a Vida Comunitária'. O autor fala da questão familiar e comenta a interpretação desse trecho do versículo. Outro artigo que pode ser útil, do mesmo autor, é  "O Casamento no Islam: Considerado de um Ponto-de-Vista Legal"

Com relação à questão do marido bater na esposa, o melhor seria ler o artigo "Mitos e Realidades do Casamento no Islam". No final do artigo tem link para outro com tema relacionado, e que complementa a informação.

Já com relação ao hadith, a citação não está correta. O hadith diz: "Não deixo teste maior para os homens do que as mulheres". Em outro hadith o profeta Muhammad diz: "Temo pelos homens de minha Nação (religiosa) no que se refere às mulheres e ao ouro". Obviamente ele se referia ao fato dos homens muçulmanos não se conterem e se deixarem levar para o caminho da promiscuidade sexual e da ambição desmedida, ambas proibidas no Islam.

Além disso, no Qur'an é dito que a esposa e os filhos são testes que Deus dá aos homens. Deveríamos pensar então que os filhos são algo ruim ou negativo? Claro que não. Deus nos testa inclusive com o que há de bom. O amor pela esposa e os filhos pode fazer um homem cometer erros aos olhos de Deus para agradá-los e satisfazê-los, e é nesse contexto geral que tudo deve ser entendido.

 

NOTA:  Toda a interpretação do versículo 34 da surata 4 foi retirada do livro "The Family Structure in Islam" do Dr. Hammudah Abd Al Ati, publicado pela American Trust Publications em 1977.

Este livro é considerado uma referência no estudo da questão familiar e da mulher no Islam, e foi recomendado pelo Dr. Jamal Badawi em seu livro "Equidade dos Gêneros no Islam", para quem quisesse se aprofundar no assunto.

 

Voltar para perguntas